Há uma fórmula que calcula qualquer dígito do Pi. Ninguém reparou durante séculos

A fórmula baseia-se em conhecimentos já com vários séculos, mas nunca nenhum matemático se tinha apercebido desta possibilidade — até o especialista no Pi Simon Plouffe entrar em cena.

Todos estudamos na escola o mítico e infinito número Pi — que representa o resultado da divisão entre o perímetro e o diâmetro de um círculo.

Dado ser infinito, não temos forma de conhecer o Pi na sua totalidade. Ou será que temos?

Em janeiro de 2022, foi publicado um estudo que contém uma fórmula que nos permite calcular qualquer dígito específico do Pi. Há um senão, no entanto, — esta fórmula baseia-se em estimativas para calcular os números de Euler e de Bernoulli, já que ambas estas sequências podem dar muito trabalho e demorar bastante tempo para se calcular, relata o IFLScience.

“A fórmula não é apenas verdadeira, mas também é elegante e simples“, relata Simon Plouffe, o matemático que criou a fórmula e que é um especialista no Pi. O resultado da sua fórmula pode ser estendido a qualquer base: “Pode ser feito com qualquer base que queremos, para isso posso ajustar a fórmula bastante facilmente”.

O cientista explica que a sua fórmula é baseada em resultados que “já eram conhecidos há séculos”, mas que nunca foram explorados pelos matemáticos. O estudo é ainda mais notável por ter apenas seis páginas; não foram precisos grandes cálculos, apenas uma capacidade de olhar para dados antigos de um novo prisma.

É pouco provável que esta descoberta tenha muita utilidade prática. Até a NASA precisa apenas dos primeiros 16 dígitos do Pi para os cálculos extremamente precisos que faz para as suas missões no cosmos.

É, assim, difícil imaginar um cenário em que seja preciso calcular o 150.º dígito do Pi, mas este pode sempre ser um exercício divertido para os adeptos da matemática.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.