/

Uma só árvore “mágica” produz mais de 40 variedades de fruta

4

Sam Van Aken cresceu numa fazenda da família antes de fazer carreira como artista. Agora, trabalha como professor de arte na Universidade de Syracuse, em Nova Iorque, mas a sua mais famosa conquista – a incrível Árvore de 40 Frutos – combina o seu conhecimento de agricultura e arte.

Em 2008, Van Aken soube que um pomar na Estação Experimental Agrícola do Estado de Nova Iorque estava prestes a fechar devido à falta de financiamento. Este pomar era único, uma “relíquia familiar”, onde cresciam um grande número de variedades antigas e nativas de frutas com caroço, algumas delas com 150 a 200 anos de idade.

Perder este pomar significaria extinguir muitas destas variedades raras e antigas. Então, para preservá-las, Van Aken comprou o pomar e passou os anos seguintes a tentar descobrir como enxertar partes de várias árvores numa única só árvore de fruto – que seria chamada de “Árvore de Trabalho”.

Aken trabalhou com mais de 250 variedade de frutas com caroço. O professor desenvolveu uma linha de tempo, na qual anotava quando cada uma das árvores florescia em relação a uma outra. No momento em que isto acontecia, começava a enxertar algumas delas junto às raízes estruturais da árvore de trabalho.

Uma vez que a árvore de trabalho tinha cerca de 2 anos, Van Aken usou uma técnica chamada enxertia de borbulha para adicionar mais variedades em ramos separados. Esta técnica envolve retirar uma lasca da árvore que inclui o broto, inserindo-a depois num ramo da árvore de trabalho.

Depois de colocada no local da incisão, o enxerto é deixado a repousar e a curar durante todo inverno. Se tudo correr bem, depois do inverno o ramo será podado para encorajar o crescimento como um ramo normal da árvore de trabalho.

Após 5 anos e vários ramos enxertados, a primeira Árvore de 40 Frutas de Aken estava completa. Durante todas as estações a árvore parece-se com uma árvore comum.

Mas, na primavera, apresenta uma bonita mistura de tons de rosa, branco, vermelho e roxo que depois se transformam numa variedade de ameixas, pêssegos, damascos, cerejas e amêndoas durante os meses de verão.

Krista76 / Flickr

Um Árvore de 40 Frutas num espaço público, nos EUA

A Árvore de 40 Frutas não só é um belo espécime, como também ajuda a preservar a diversidade das frutas de caroço no mundo. Estas frutas são selecionadas para comercialização, tendo em conta os seguintes fatores: primeiro, o tempo que se mantêm frescas; depois o tamanho que atingem e, por fim, o seu sabor.

Estes critérios demonstram que existem milhares de variedades de frutas de caroço no mundo mas, apenas uma pequena quantidade é considerada comercialmente viável – mesmo não sendo as mais saborosas ou nutritivas.

De acordo com o site de Van Aken, há pelo menos 20 árvores deste tipo plantadas pelo professor até agora. As árvores podem ser encontradas em diferentes locais, como museus, centros comunitários e coleções de arte particulares espelhadas por todos os EUA.

A questão que se levanta é: o que acontece com todas as frutas que são colhidas dessas árvores?

“As pessoas que têm estas árvores dizem-me que a árvore fornece a quantidade e variedade de fruta perfeita. Em vez de te uma variedade que produz mais frutas do que as que consumimos, esta árvore produz uma boa quantidade de frutas de 40 variedades”, explicou Aken, numa entrevista a Lauren Salked em 2014,

“Como estas frutas amadurecem em diferentes épocas do ano – que vão desde julho a outubro – as pessoas tamém não são ‘inundadas'”, concluiu.

4 Comments

  1. Lamento, mas a técnica que descrevem não se chama enxertia de garfo, mas sim enxertia de borbulha. A de garfo abre um pequeno corte longitudinal no centro de um galho e insere nele um galho de outra árvore, cortado em cunha.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.