Há um maior inimigo para o ambiente do que o dióxido de carbono

O óxido nitroso da agricultura e de outras fontes está acumular-se na atmosfera tão rapidamente que coloca a Terra no caminho de um perigoso aquecimento de 3ºC neste século, descobriu um novo estudo.

A cada ano, mais de 100 milhões de toneladas de azoto são espalhadas nas plantações na forma de fertilizante sintético. A mesma quantidade é colocada em pastagens e colheitas como estrume de gado.

Esta quantidade colossal de azoto faz com que as plantações e pastagens cresçam com mais abundância. Mas também liberta óxido nitroso (N₂O), um gás com efeito estufa.



A agricultura é a principal causa do aumento das concentrações e provavelmente permanecerá assim neste século. As emissões de N₂O da agricultura e da indústria podem ser reduzidas e devemos tomar medidas urgentes se esperamos estabilizar o clima da Terra, conclui o novo estudo publicado esta semana na revista científica Nature.

De onde vem o óxido nitroso?

Os cientistas descobriram que as emissões de N₂O de fontes naturais, como solos e oceanos, não mudaram muito nas últimas décadas. Mas as emissões de fontes humanas aumentaram exponencialmente.

As concentrações atmosféricas de N₂O atingiram 331 partes por mil milhão em 2018, 22% acima dos níveis no ano 1750, antes do início da era industrial.

A agricultura causou quase 70% das emissões globais de N₂O na década até 2016. As emissões são criadas através de processos microbianos nos solos. O uso de azoto em fertilizantes sintéticos e estrume é um dos principais impulsionadores desse processo. Outras fontes humanas de N₂O incluem a indústria química, águas residuais e a queima de combustíveis fósseis.

O N₂O é destruído na alta atmosfera, principalmente pela radiação solar. Mas os humanos estão a emitir N₂O mais rápido do que este é destruído, acumulando-se assim na atmosfera. O N₂O desgasta a camada de ozono e contribui para o aquecimento global.

Como gás com efeito estufa, o N₂O tem 300 vezes o potencial de aquecimento do dióxido de carbono (CO₂) e permanece na atmosfera, em média, durante 116 anos. É o terceiro gás com efeito de estufa mais importante depois do CO₂ (que dura até milhares de anos na atmosfera) e do metano.

O N₂O esgota a camada de ozono quando interage com o ozono na estratosfera. Outras substâncias que destroem a camada de ozono, como produtos químicos contendo cloro e bromo, foram proibidas pelo Protocolo de Montreal das Nações Unidas. O N₂O não é proibido pelo protocolo, embora o Acordo de Paris procure reduzir as suas concentrações.

O Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas equacionou cenários para o futuro, delineando os diferentes caminhos que o mundo poderia seguir na redução de emissões até 2100. O novo estudo descobriu que as concentrações de N₂O começaram a exceder os níveis previstos em todos os cenários.

Os investigadores descobriram que as emissões globais de N₂O causadas pelo homem aumentaram 30% nas últimas três décadas. As emissões da agricultura vieram principalmente de fertilizantes de azoto sintético usados no Leste Asiático, Europa, Sul da Ásia e América do Norte. As emissões de África e da América do Sul são dominadas pelas emissões de estrume animal.

Qual a solução?

N₂O deve fazer parte dos esforços para reduzir as emissões de gases com efeito estufa, e já há trabalho a ser feito. Desde o final dos anos 1990, por exemplo, os esforços para reduzir as emissões da indústria química têm sido bem sucedidos.

Reduzir as emissões da agricultura é mais difícil – a produção de alimentos deve ser mantida e não há alternativa simples aos fertilizantes de azoto. Mas existem algumas opções.

Na Europa, nas últimas duas décadas, as emissões de N₂O caíram com o aumento da produtividade agrícola. Isso foi amplamente alcançado através de políticas governamentais para reduzir a poluição nos cursos de água e na água potável, o que incentivou o uso mais eficiente de fertilizantes.

Outras formas de reduzir as emissões de N₂O da agricultura incluem:

  • uma melhor gestão do estrume animal
  • aplicação de fertilizantes de uma forma que corresponda melhor às necessidades das plantas em crescimento
  • culturas alternadas para incluir aquelas que produzem o seu próprio azoto, como legumes, para reduzir a necessidade de fertilizantes
  • fertilizantes de eficiência aprimorada que reduzem a produção de N₂O
PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O burro do cigano depois de 28 dias de dieta e quando já estava acostumado a não comer… morreu!!! Talvez se aplique à humanidade com resultados!!!

RESPONDER

"Dois ingleses de fora? Então a seleção escocesa não vai ter jogadores"

O escocês Billy Gilmour testou positivo à COVID-19 e, por precaução, dois jogadores da seleção inglesa não vão defrontar a República Checa. Lineker não entende esta decisão. Billy Gilmour vai falhar o último jogo da Escócia …

Tribunais franceses "contratam" cães para ajudar a aliviar stress das vítimas

Há dois anos, Lol tornou-se no primeiro cão da Europa a dar apoio a vítimas de crimes quando estas são sujeitas à pressão dos tribunais, e muitas das vezes, têm de enfrentar os seus agressores. …

Finlândia 0-2 Bélgica | Diabos vermelhos picam o ponto

A Bélgica, que já estava apurada, completou o pleno de triunfos no seu grupo, com uma vitória por 2-0 frente à Finlândia, relegando os nórdicos para o terceiro lugar A Bélgica venceu hoje a Finlândia, por …

Rússia 1-4 Dinamarca | Muito coração, por Eriksen

A Dinamarca conquistou hoje um lugar nos oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater por 4-1 a Rússia, que eliminou, numa terceira jornada do Grupo B que originou a qualificação de mais cinco …

Netflix consegue acordo importante com produtora de filmes de Steven Spielberg

A Netflix anunciou, esta segunda-feira, que assinou um acordo para a realização de vários filmes com a produtora Amblin Partners, de Steven Spielberg. A plataforma streaming de filmes e séries Netflix conseguiu um acordo com a …

Abel Ferreira tem (mais) um problema no Palmeiras

Patrick de Paula, que Jorge Jesus gostaria de ter no Benfica, foi apanhado numa festa. O mesmo jogador protagonizou um episódio insólito contra o América Mineiro. Patrick de Paula envolveu-se em dois problemas no Palmeiras, no …

Bebé mais prematuro do mundo celebra primeiro aniversário. Tinha 0% de probabilidade de sobreviver

As probabilidades de sobrevivência eram nulas, mas Richard superou todas as expectativas e, passado um ano, celebrou o seu primeiro aniversário. Fica na história como o bebé mais prematuro de sempre a sobreviver, de acordo …

Lula da Silva absolvido em caso sobre alegados favorecimentos ao setor automóvel

A justiça brasileira absolveu esta segunda-feira o ex-presidente do Brasil Lula da Silva, o ex-ministro Gilberto Carvalho e outros cinco acusados numa das ações da operação Zelotes, que investigava alegados favorecimentos a empresas do setor …

Ucrânia 0 - 1 Áustria | Ambição de Foda garante segundo lugar

A Áustria qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, marcando encontro com a Itália, ao vencer a Ucrânia por 1-0 e conquistar o segundo lugar do Grupo C. Um golo de Christoph …

Macedónia N. 0-3 Países Baixos | Laranja garante pleno

A seleção da Macedónia do Norte ainda deu luta, na primeira parte, aos Países Baixos, na última jornada do grupo C do Euro2020 de futebol, mas perdeu naturalmente por 3-0, face à supremacia da seleção …