Há um livro com capa de pele humana na biblioteca de Harvard

Biblioteca Houghton, Harvard

"Os destinos da alma", do escritor francês Arsène Houssaye

“Os destinos da alma”, do escritor francês Arsène Houssaye

Cientistas de Harvard, nos Estados Unidos, confirmaram que o acervo de uma das suas bibliotecas contém um livro que é “sem dúvida” encadernado em pele humana.

O livro em causa intitula-se “Des destinées de l’ame” (“Os destinos da alma”, em tradução livre para português) e foi escrito pelo francês Arsène Houssaye, que viveu entre 1815 e 1896.

Para confirmar a origem da encadernação, foram recolhidas microscópicas amostras de diferentes partes do livro. Através de uma análise específica das proteínas contidas nas amostras recolhidas, foi possível determinar com 99,9% de precisão tratar-se de uma capa de pele humana.

“Os dados analíticos, bem como a origem de “Os destinos da alma“, tornam muito improvável que o material da capa seja outro que não humano”, confirma Bill Lane, director do Laboratório de Espectometria de Massa e Fontes Proteómicas de Harvard.

O livro faz parte do acervo da biblioteca Houghton,da Universidade de Harvard, e foi o único, entre três títulos testados, a revelar o fenómeno denominado como bibliopegia antropodérmica (encadernação com pele humana).

Mas o aspecto mais notável sobre o livro é, muito provavelmente, a sua assustadora inscrição manuscrita por Ludovic Bouland, médico e amigo do escritor francês. “Ao olhar cuidadosamente, é possível distinguir-se, com facilidade, os poros da pele”, afirma, acrescentando que “um livro sobre a alma humana merecia que lhe fosse dada uma cobertura humana“.

Bouland revela ainda ter guardado “durante muito tempo esse pedaço de pele humana tirada das costas de uma mulher“.

CG/ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Francisco Rodrigues dos Santos anuncia candidatura à liderança do CDS

Francisco Rodrigues dos Santos anunciou, no Facebook, novidades para terça-feira, às 21h, num hotel do Porto. Luís Marques Mendes disse, na SIC, que será nessa altura que apresentará a sua candidatura à liderança do CDS. …

Até os dinossauros tinham piolhos

Insetos ancestrais semelhantes ao piolhos modernos parasitavam os dinossauros, alimentando-se das com suas penas, como evidenciado por um novo par de fósseis em âmbar. Por vezes, os pássaros modernos são infestados por piolhos que mastigam e …

Simeone confessa que gostava que João Félix "tivesse mais gasolina"

O treinador do Atlético de Madrid, Diego Simeone, elogiou João Félix no final da partida deste sábado contra o Osasuna, mas confessou que gostava que o internacional português "tivesse mais gasolina na fase final dos …

Ex-diretor do FBI admite que houve "negligência" na investigação da ingerência russa

O ex-diretor do FBI James Comey admitiu este domingo que “verdadeiras negligências” foram cometidas pela polícia federal no início da investigação sobre a ingerência da Rússia nas eleições presidenciais de 2016 nos Estados Unidos. Donald Trump, …

"Alcochete sempre". Equipa do Sporting vaiada à chegada aos Açores

A comitiva do Sporting foi este domingo vaiada à chegada ao hotel em Ponta Delgada, nos Açores, na véspera do jogo contra o Santa Clara. "Alcochete sempre", gritou um grupo de cerca de 30 adeptos à …

Os seus genes não são o único fator que determina o risco de Alzheimer

O desenvolvimento da doença de Alzheimer não está exclusivamente ligado à genética, sugere um artigo científico publicado recentemente. No primeiro estudo publicado sobre a doença de Alzheimer em trigémeos idênticos, os cientistas descobriram que, apesar de …

"Poções do amor" podem tornar-se na solução para uma relação eterna

Numa verdadeira fusão entre ficção e realidade, as nossas relações amorosas podem vir a ser salvas por uma "poção do amor". A solução passa por se recorrer à manipulação química do amor para tentar que …

Há uma segunda população estelar no disco espesso da Via Láctea

As estrelas que compõem o disco espesso da Via Láctea pertencem a duas populações estelares distintas, com características diferentes. Um novo estudo sobre a composição cinemática e química de uma amostra de estrelas nas proximidades do …

Igrejas evangélicas cultivam violência doméstica ao defender a supremacia dos homens sobre as mulheres

O facto de a igreja evangélica defender que o homem deve controlar a mulher apenas agrava o problema de violência doméstica, justificando os atos dos homens. Jane (nome fictício) era membro da comunidade cristã evangélica da …

A Cidade do México está a pagar aos seus polícias para que percam peso

A Polícia da Cidade do México está a levar a cabo um programa para combater o excesso de peso e a obesidade no seu efetivo através de incentivos financeiros.  Ao todo, escreve a agência AFP que …