Há um livro com capa de pele humana na biblioteca de Harvard

1

Biblioteca Houghton, Harvard

"Os destinos da alma", do escritor francês Arsène Houssaye

“Os destinos da alma”, do escritor francês Arsène Houssaye

Cientistas de Harvard, nos Estados Unidos, confirmaram que o acervo de uma das suas bibliotecas contém um livro que é “sem dúvida” encadernado em pele humana.

O livro em causa intitula-se “Des destinées de l’ame” (“Os destinos da alma“, em tradução livre para português) e foi escrito pelo francês Arsène Houssaye, que viveu entre 1815 e 1896.

Para confirmar a origem da encadernação, foram recolhidas microscópicas amostras de diferentes partes do livro.

Através de uma análise específica das proteínas contidas nas amostras recolhidas, foi possível determinar com 99,9% de precisão tratar-se de uma capa de pele humana.

“Os dados analíticos, bem como a origem de “Os destinos da alma“, tornam muito improvável que o material da capa seja outro que não humano”, confirma Bill Lane, director do Laboratório de Espectometria de Massa e Fontes Proteómicas de Harvard.

O livro faz parte do acervo da biblioteca Houghton,da Universidade de Harvard, e foi o único, entre três títulos testados, a revelar o fenómeno denominado como bibliopegia antropodérmica (encadernação com pele humana).

Mas o aspecto mais notável sobre o livro é, muito provavelmente, a sua assustadora inscrição manuscrita por Ludovic Bouland, médico e amigo do escritor francês. “Ao olhar cuidadosamente, é possível distinguir-se, com facilidade, os poros da pele”, afirma, acrescentando que “um livro sobre a alma humana merecia que lhe fosse dada uma cobertura humana“.

Bouland revela ainda ter guardado “durante muito tempo esse pedaço de pele humana tirada das costas de uma mulher“.

Cátia Gonçalves / ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.