/

Há surpresas no Ranking Melhores Treinadores da Década em Portugal

4

A revista inglesa FourFourTwo lançou o tema que muito deu que falar em Portugal: Quem são os 50 melhores treinadores da actualidade?

Deixando de parte a escolha de critérios largamente subjectivos, como estilo e agressividade, sobrou a boa notícia de Portugal ter 4 técnicos entre os 50 melhores e o melhor de todos, José Mourinho.

Mas não só, sobrou o incentivo para que fôssemos nós próprios à procura dos melhores!

Recorrendo ao nosso método de avaliação de treinadores (RTG), que tem em conta apenas o único critério realmente mensurável, os resultados, fomos atrás não dos melhores do mundo, mas dos melhores treinadores a passar pela Primeira Liga nos últimos dez anos.

Para saber mais sobre como é calculado o índice RTG, pode ler o artigo de lançamento do mesmo na GoalPoint, no final da época 2014/15.

Mas, para este efeito, adicionámos mais um critério: a obrigatoriedade de ter disputado um mínimo de 60 jogos oficiais ao serviço de clubes da Primeira Liga nos últimos dez anos, independentemente da competição. Isto de maneira a que não terminássemos com uma lista interminável de “homens do leme”.

Sobraram 34 treinadores, cuja lista completa pode consultar aqui.

E de entre estes, eis os 10 primeiros do Ranking Melhores Treinadores da Década GoalPoint:

 

10º: Domingos Paciência

As últimas imagens deixadas por Domingos Paciência estão longe de ser positivas. As passagens por Sporting e Vitória de Setúbal valeram-lhe um total de 1152 pontos negativos, mas isso não chega, ainda assim, para apagar tudo o que ficou para trás.

GoalPoint-RTG-Os-treinadores-decada-Domingos-10

O auge surgiu ao serviço do SC Braga, quando em 2009/10 lutou até à última jornada pelo título com o Benfica, registando um total de 2414 pontos.

Uma pontuação que nessa época lhe daria o prémio de treinador do ano, com uma curta vantagem sobre Jorge Jesus, que tinha sido campeão pelo Benfica.

 

9º: Paulo Bento

Mais um treinador com passagem pelo Sporting, aliás o seu único clube em Portugal até agora. A opinião dos adeptos leoninos sobre Paulo Bento nunca foi consensual, mas o facto é que a avaliação global do seu trabalho tem de ser positiva.

GoalPoint-RTG-Os-treinadores-decada-Paulo-Bento-9-1

Para além de ter lançado vários jovens, Paulo Bento apresentou no currículo quatro segundos lugares seguidos, uma posição que, depois da sua saída, os leões demorariam cinco anos a alcançar novamente.

A sua melhor época foi a segunda, 2006/07, quando, para além de ter ficado a apenas um ponto do FC Porto, conseguiu a vitória na final da Taça de Portugal contra o Belenenses de… Jorge Jesus.

Curioso ainda o facto de o pior resultado de Paulo Bento ter sido a famosa derrota caseira com o Paços de Ferreira, nessa época 06/07. Sim, a do golo de Ronny com a mão, que caso tivesse sido invalidado poderia ter mudado por completo a história desse campeonato.

 

8º: Leonardo Jardim

Entre todos os treinadores do top-10, Leonardo Jardim é o segundo com menos jogos disputados e aquele que regista a terceira melhor média de pontos RTG por jogo.

GoalPoint-RTG-Os-treinadores-decada-Leonardo-Jardim-8

Para além de não ter nenhuma época com pontuação negativa, Leonardo Jardim conseguiu ainda a melhor pontuação registada por um treinador do Sporting desde Paulo Bento em 2006/07, talvez beneficiando do facto de não ter disputado competições europeias.

O que é certo é que o madeirense foi garantia de resultados positivos em todos os sítios por onde passou, e o seu nome estará com certeza (e com justiça) nas cogitações dos grandes clubes portugueses quando voltar a abrir uma vaga.

 

7º: Marco Silva

O sucessor de Leonardo Jardim no Sporting é talvez o mais consistente entre todos os treinadores do top-10.

Nas três épocas que tem de Primeira Liga, conseguiu sempre registos um pouco acima dos 1000 pontos.

GoalPoint-RTG-Os-treinadores-decada-Marco-Silva-7

O melhor deles todos, aquando do inédito quarto lugar na Liga por parte do Estoril, foi também aquele que lhe valeu a contratação pelo Sporting.

Recorde-se que, já depois de sair do Sporting, Marco Silva venceu ainda o prémio de melhor treinador português no estrangeiro, ao serviço dos gregos do Olympiakos, de onde saiu já no início da corrente pré-temporada.

É seguramente um dos treinadores mais apetecíveis do mercado, e os resultados mostram motivos para isso.

 

6º: Pedro Martins

É provável que seja uma surpresa para muitos, mas Pedro Martins vai entrar na sua sétima época na Primeira Liga com um total de 3606 pontos acumulados.

GoalPoint-RTG-Os-treinadores-decada-Pedro-Martins-6

Na época passada conseguiu o terceiro lugar no nosso ranking, mas ainda assim não foi esse o seu melhor trabalho de sempre. Então como treinador do Marítimo em 2011/12, Pedro Martins ficou no quinto lugar no campeonato e conseguiu um belo total de 1810 pontos RTG.

Para além de resultados, Pedro Martins aposta ainda num estilo de futebol tipicamente positivo em todos os clubes por onde passa, e será agora a hora de testar as suas capacidades num clube de maior grau de exigência. O Vitória de Guimarães, clube onde já tinha sido feliz como jogador, será a próxima paragem, quem sabe a última antes de um grande.

 

5º: André Villas-Boas

Um total de 4161 pontos. Leu bem. Foi o que André Villas-Boas conseguiu em apenas uma época, quando levou o FC Porto à glória nacional e europeia.

GoalPoint-RTG-Os-treinadores-decada-Andre-Villas-Boas-5

É de muito longe a melhor campanha entre todas as analisadas neste período, à qual juntou um bom trabalho na Académica para num total de apenas 87 jogos conseguir um lugar entre os cinco primeiros.

AVB é por isso destacadamente o treinador com a melhor média de pontos por jogo entre todos os analisados e curiosamente também está… desempregado.

Visto que lá por fora as coisas não lhe têm corrido tão bem, estará na altura de um regresso a casa? Entre os portistas com certeza ninguém diria que não.

 

4º: Lito Vidigal

E esta, hein? Já tinha sido o melhor treinador do ano para nós na época passada, e, juntando outros bons trabalhos em Belém e na Amadora, Lito Vidigal é o quarto melhor treinador da década em Portugal.

GoalPoint-RTG-Os-treinadores-decada-Lito-Vidital-4

Tal como Jorge Jesus, Lito parece levar algum tempo a ultrapassar certos preconceitos de estilo ou mesmo de discurso, mas o que é certo é que, por onde passa, o luso-angolano apresenta o mais importante: resultados.

Para além de ter levado o Arouca à Europa na época passada, Lito conseguiu ainda um dos resultados mais surpreendentes dos último anos no futebol português, ao ir ao Dragão vencer o FC Porto de José Peseiro por 2-1.

Quem nisso apostasse, veria o valor da aposta multiplicado mais ou menos 20 vezes, o que diz tudo sobre o tamanho do feito.

 

3º: Jesualdo Ferreira

É provável que já poucos se lembrem dele a esta hora. Afinal de contas já tem 70 anos e presumivelmente a sua carreira já terá terminado.

No entanto é preciso não esquecer tudo o que fez de positivo na última década, sobretudo ao serviço do FC Porto.

GoalPoint-RTG-Os-treinadores-decada-Jesualdo-Ferreira-3

Na altura até parecia fácil, mas como se veio a provar depois, não era assim tanto. Jesualdo Ferreira fez quatro épocas seguidas no Dragão com pontuações acima dos 1000 pontos, e numa delas, em 2007/08, chegou perto dos 3000, quando foi campeão com 14 pontos de avanço e ainda chegou aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

Também na curta passagem pelo Sporting, Jesualdo fez um trabalho positivo. Foi ele o que menos contribuiu para o sétimo lugar da equipa, recordando-se que, quando chegou a Alvalade, os leões estavam em 12º.

Ao todo, Jesualdo conseguiria um total de 431 pontos positivos nessa época.

O pior viria na época seguinte, ao serviço do SC Braga. Um “despite” de 1809 pontos negativos que lhe custou o segundo lugar neste ranking.

 

2º: Rui Vitória

Rui Vitória sagrou-se campeão nacional pelo Benfica depois de ter feito a melhor época da sua carreira.

Os recordes que bateu na Liga, a boa campanha europeia e ainda a conquista da Taça da Liga valeram-lhe um total de 2725 pontos na última época, registo superior a qualquer um dos que Jorge Jesus tinha feito de encarnado.

Mas Rui Vitória já vinha habituando toda a gente a trabalhos positivos nas suas passagens por Paços de Ferreira e Guimarães.

Em seis época de Primeira Liga, apenas uma vez (2013/14) registou pontuação negativa, e em 2012/13 já havia conseguido um lugar no top-3 da época. Motivos mais do que suficientes para mostrar, tal como viria a acontecer, que era infundado o cepticismo que assombrou o início da sua era de encarnado.

 

1º: Jorge Jesus

Talvez a menor surpresa de todas esteja no vencedor. Jorge Jesus é o melhor treinador em Portugal da última década e somou mais do dobro dos pontos do segundo classificado.

É óbvio que ter o dobro dos jogos ajuda, mas não esquecer que no RTG também se pontua negativamente.

GoalPoint-RTG-Os-treinadores-decada-Jorge-Jesus-1

Jorge Jesus nunca teve uma época negativa nos últimos 10 anos e foi o único a ter três épocas acima dos 2000 pontos, todas ao serviço do Benfica – e numa delas nem sequer foi campeão nacional.

Mas Jorge Jesus já vinha provando no Belenenses e no SC Braga ser um investimento seguro, e confirmou-o depois de trocar a Luz por Alvalade.

No entanto, a sua primeira época de leão ao peito esteve longe de ser das suas melhores campanhas, tendo mesmo registado o seu resultado mais surpreendente deste período, quando perdeu por 3-0 frente aos albaneses do Skenderbeu.

Goste-se ou não do estilo, Jorge Jesus é o treinador que marca a última década do futebol português. Pela personalidade, pelas polémicas, mas sobretudo pelas conquistas, às quais se junta mais esta.

Hernâni Ribeiro / GoalPoint

4 Comments

  1. Jesualdo Ferreira não está reformado. É o treinador do Al-Sadd do Qatar. Um pouco de informação prévia evitaria esse “provavelmente”.

  2. Goste-se ou não do estilo, Rui Vitória é o treinador que vai marca a próxima década do futebol português e europeu. Pela personalidade e sobretudo pelas conquistas.

  3. Caros futebolísticos. Esqueceram-se da namirada do Pinto da Costa. Essa em campo, não havia jogadores nem treinadores que a conseguissem desafiar.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.