/

Há uma razão para gostarmos tanto de comer chocolate

-

A resposta que explica porque gostamos tanto de comer chocolate pode parecer simples. É porque o chocolate sabe bem. Mas não é só isso. Tem a ver com uma determinada relação entre gorduras e hidratos de carbono a que somos apresentados logo no início das nossas vidas.

Os amantes de chocolate dificilmente abrem uma tablete e se contentam em comer apenas um quadradinho, acabando por comer muito mais. E isso também acontece com outros alimentos. Mas afinal, o que faz com que achemos algumas comidas irresistíveis?

No caso do chocolate, este é feito a partir de grãos de cacau, cultivados e consumidos na América há milhares de anos. Os Maias e os Astecas criaram uma bebida de cacau chamada xocolatl, que significa água amarga. Isto porque, ao natural, os grãos de cacau são bastante amargos.

Ao serem torrados, estes grãos libertam uma variedade de compostos químicos, incluindo o ácido 3-metil-butanoico, que por si só tem um odor rançoso, e o dimetil trissulfeto, com um cheiro igualmente mau. A combinação destas e de várias outras moléculas de aroma cria uma assinatura química única que os nossos cérebros adoram.

Mas os cheiros e as memórias felizes da juventude que esses odores provocam são apenas parte da atração do chocolate.

O chocolate contém uma série de substâncias químicas psicoativas interessantes que incluem a anandamida, um neurotransmissor cujo nome vem do sânscrito “ananda” que significa alegria, felicidade e prazer. As anandamidas estimulam o cérebro da mesma forma que a canábis.

Além desta substância, contém também tiramina e feniletilamina, ambas com efeitos semelhantes às anfetaminas, e pequenos vestígios de teobromina e cafeína, conhecidos estimulantes.

E não nos podemos esquecer da sua viscosidade cremosa. Quando colocamos um pedaço na boca sem morder, ele derrete rapidamente na língua, deixando uma sensação prolongada de suavidade. Os recetores nas nossas línguas detetam essa mudança de textura que, assim, estimula os sentimentos de prazer.

Mas, o que realmente levou o cacau (uma bebida amarga) a transformar-se no doce que adoramos foi a adição de açúcar e gordura. O acréscimo da quantidade certa de cada um destes elementos é crucial para apreciar o chocolate.

Então, porque é que amamos o chocolate? Por uma série de razões. Mas também pode ser por tentar resgatar o gosto e a sensação de proximidade que temos em relação ao primeiro alimento que já experimentamos: o leite materno humano.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.