Há uma razão para gostarmos tanto de comer chocolate

-

A resposta que explica porque gostamos tanto de comer chocolate pode parecer simples. É porque o chocolate sabe bem. Mas não é só isso. Tem a ver com uma determinada relação entre gorduras e hidratos de carbono a que somos apresentados logo no início das nossas vidas.

Os amantes de chocolate dificilmente abrem uma tablete e se contentam em comer apenas um quadradinho, acabando por comer muito mais. E isso também acontece com outros alimentos. Mas afinal, o que faz com que achemos algumas comidas irresistíveis?

No caso do chocolate, este é feito a partir de grãos de cacau, cultivados e consumidos na América há milhares de anos. Os Maias e os Astecas criaram uma bebida de cacau chamada xocolatl, que significa água amarga. Isto porque, ao natural, os grãos de cacau são bastante amargos.

Ao serem torrados, estes grãos libertam uma variedade de compostos químicos, incluindo o ácido 3-metil-butanoico, que por si só tem um odor rançoso, e o dimetil trissulfeto, com um cheiro igualmente mau. A combinação destas e de várias outras moléculas de aroma cria uma assinatura química única que os nossos cérebros adoram.

Mas os cheiros e as memórias felizes da juventude que esses odores provocam são apenas parte da atração do chocolate.

O chocolate contém uma série de substâncias químicas psicoativas interessantes que incluem a anandamida, um neurotransmissor cujo nome vem do sânscrito “ananda” que significa alegria, felicidade e prazer. As anandamidas estimulam o cérebro da mesma forma que a canábis.

Além desta substância, contém também tiramina e feniletilamina, ambas com efeitos semelhantes às anfetaminas, e pequenos vestígios de teobromina e cafeína, conhecidos estimulantes.

E não nos podemos esquecer da sua viscosidade cremosa. Quando colocamos um pedaço na boca sem morder, ele derrete rapidamente na língua, deixando uma sensação prolongada de suavidade. Os recetores nas nossas línguas detetam essa mudança de textura que, assim, estimula os sentimentos de prazer.

Mas, o que realmente levou o cacau (uma bebida amarga) a transformar-se no doce que adoramos foi a adição de açúcar e gordura. O acréscimo da quantidade certa de cada um destes elementos é crucial para apreciar o chocolate.

Então, porque é que amamos o chocolate? Por uma série de razões. Mas também pode ser por tentar resgatar o gosto e a sensação de proximidade que temos em relação ao primeiro alimento que já experimentamos: o leite materno humano.

PARTILHAR

RESPONDER

"Qual o lugar mais seguro?". Costa compara infetados no Reino Unido e Algarve

O primeiro-ministro apresentou hoje uma tabela que mostra o Reino Unido muito acima do Algarve em número de infetados com covid-19 por cem mil habitantes e pergunta qual o lugar mais seguro para umas férias …

Azul anuncia venda de 6% da TAP ao Estado por 10 milhões de euros

A companhia aérea brasileira Azul, de David Neeleman, anunciou hoje a venda de 6% da TAP, no âmbito do acordo anunciado esta quinta-feira entre o Estado e os acionistas privados, que “garante a continuação” da …

NASA cria dispositivo que o avisa para não tocar no rosto (e pode ser reproduzido em casa)

A pensar na pandemia, a NASA desenvolveu o PULSE, um colar vibratório que nos alerta se formos tocar no rosto com as nossas mãos. A pandemia de covid-19 alastrou pelo mundo e, enquanto não chega um …

Há mais 11 mortes e 374 novos casos de infecção (300 são na Grande Lisboa)

Portugal regista hoje mais 11 mortos devido à doença covid-19 do que na quinta-feira e mais 374 infectados, dos quais 300 na Região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim da Direcção-Geral da …

Gestão da pandemia: PGR francesa vai abrir investigação judicial a PM e ministros

Em causa estão 90 queixas contra o anterior chefe do Governo Edouard Philippe, e os ministros Olivier Véran e Agnès Buzyn, tendo 53 delas sido examinadas e nove consideradas admissíveis para seguirem eventualmente para tribunal. O …

Benfica perto de garantir Taremi e Helton Leite para a próxima época

O SL Benfica está perto de assegurar as contratações do avançado do Rio Ave, Mehdi Taremi, e do guarda-redes do Boavista, Helton Leite, para a próxima temporada. Mehdi Taremi e Helton Leite deverão ser reforços do …

Operação Marquês. Ivo Rosa não marca data de início do julgamento

O juiz de instrução Ivo Rosa optou por não marcar data de início do julgamento dada a complexidade do processo da Operação Marquês. O anúncio foi feito no final do debate instrutório, esta sexta-feira. "É manifesta …

Bolsonaro veta obrigatoriedade do uso de máscaras em lojas e igrejas

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, vetou hoje parte de uma lei que estipulava o uso obrigatório de máscaras em órgãos públicos, lojas, indústrias, templos religiosos e locais fechados em que haja concentrações de pessoas. O …

Benfica insiste em Jorge Jesus e está disposto a esperar pelo treinador

Jorge Jesus continua a ser a principal ambição de Luís Filipe Vieira para o cargo de treinador do SL Benfica. Tanto que o presidente das 'águias' mostra-se disponível para esperar. Não é segredo para ninguém que …

Wigan declara falência devido à covid-19. Há sete anos venceu a Taça de Inglaterra

O Wigan Athletic declarou falência, esta quarta-feira, apenas um mês depois de um consórcio de Hong Kong ter assumido o clube. Em causa está o impacto económico que a pandemia de covid-19 teve nas contas …