Há uma razão para gostarmos tanto de comer chocolate

-

A resposta que explica porque gostamos tanto de comer chocolate pode parecer simples. É porque o chocolate sabe bem. Mas não é só isso. Tem a ver com uma determinada relação entre gorduras e hidratos de carbono a que somos apresentados logo no início das nossas vidas.

Os amantes de chocolate dificilmente abrem uma tablete e se contentam em comer apenas um quadradinho, acabando por comer muito mais. E isso também acontece com outros alimentos. Mas afinal, o que faz com que achemos algumas comidas irresistíveis?

No caso do chocolate, este é feito a partir de grãos de cacau, cultivados e consumidos na América há milhares de anos. Os Maias e os Astecas criaram uma bebida de cacau chamada xocolatl, que significa água amarga. Isto porque, ao natural, os grãos de cacau são bastante amargos.

Ao serem torrados, estes grãos libertam uma variedade de compostos químicos, incluindo o ácido 3-metil-butanoico, que por si só tem um odor rançoso, e o dimetil trissulfeto, com um cheiro igualmente mau. A combinação destas e de várias outras moléculas de aroma cria uma assinatura química única que os nossos cérebros adoram.

Mas os cheiros e as memórias felizes da juventude que esses odores provocam são apenas parte da atração do chocolate.

O chocolate contém uma série de substâncias químicas psicoativas interessantes que incluem a anandamida, um neurotransmissor cujo nome vem do sânscrito “ananda” que significa alegria, felicidade e prazer. As anandamidas estimulam o cérebro da mesma forma que a canábis.

Além desta substância, contém também tiramina e feniletilamina, ambas com efeitos semelhantes às anfetaminas, e pequenos vestígios de teobromina e cafeína, conhecidos estimulantes.

E não nos podemos esquecer da sua viscosidade cremosa. Quando colocamos um pedaço na boca sem morder, ele derrete rapidamente na língua, deixando uma sensação prolongada de suavidade. Os recetores nas nossas línguas detetam essa mudança de textura que, assim, estimula os sentimentos de prazer.

Mas, o que realmente levou o cacau (uma bebida amarga) a transformar-se no doce que adoramos foi a adição de açúcar e gordura. O acréscimo da quantidade certa de cada um destes elementos é crucial para apreciar o chocolate.

Então, porque é que amamos o chocolate? Por uma série de razões. Mas também pode ser por tentar resgatar o gosto e a sensação de proximidade que temos em relação ao primeiro alimento que já experimentamos: o leite materno humano.

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting CP 1-0 Marítimo | Borja dispara rumo ao pódio

O Sporting sofreu, mas levou a “água ao seu moinho”. Na recepção ao um Marítimo consistente, mas pouco perigoso, o “leão” venceu por 1-0, numa partida com poucas ocasiões de golo, mas com domínio claro …

Reino Unido vai tornar públicos registos de avistamentos de OVNIs

A Força Aérea britânica vai disponibilizar todos os documentos sobre os avistamentos de OVNIs online. Até então, os registos eram mantido sob segredo. A Força Aérea Real do Reino Unido decidiu tornar públicos os registos de …

Sobreviventes a um cancro na infância têm maior probabilidade de vir a ter outro

Sobreviventes a um cancro têm uma maior probabilidade cinco vezes maior de vir a ter outro em comparação com a população em geral. O risco vai diminuindo ao longo do tempo desde o primeiro diagnóstico. Pessoas …

Lineker: "Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados"

"Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados", disse Gary Lineker, antigo internacional inglês, que agora é comentador da BBC. Em entrevista ao The Guardian, o antigo avançado da seleção …

Bater com um cutelo e espezinhar. A massagem que promete livrar de todas as dores

Santiago Terrases oferece uma massagem única, na qual calca as pessoas com os pés e bate-lhes com um cutelo. O norte-americano garante que consegue tirar todas as dores. No estado de Nevada, nos Estados Unidos, está …

"Choveram" propostas de empréstimo por Marega

O emblema portista recebeu vários proposta de empréstimo por Moussa Marega, mas acabou por as rejeitar. O FC Porto apenas abre mão do jogador caso seja paga a cláusula de rescisão. A imprensa francesa avança esta …

Crise de saúde mental nos jovens. Há um sexo mais em risco do que o outro

O uso regular de redes sociais pode afetar a saúde mental dos jovens. No entanto, os seus efeitos podem-se manifestar mais drasticamente em raparigas do que em rapazes. Desde 2010, as taxas de depressão, automutilação e …

PS quer limitar "vistos Gold" aos municípios do interior e às regiões autónomas

O PS entregou hoje uma proposta de alteração ao Orçamento em que limita a concessão dos "vistos Gold" a investimentos feitos por estrangeiros em municípios do interior ou nas regiões autónomas dos Açores e da …

Mais acidentes, afogamentos e suicídios num mundo mais quente

As temperaturas mais elevadas vão provocar mais acidentes rodoviários, afogamentos, agressões e suicídios, revelou uma nova investigação. Até ao momento, a grande parte das pesquisas em torno das alterações climáticas centrou-se nas mortes por doenças transmitidas …

Jóias de ouro e prata com plástico. Justiça não vê mal nenhum e iliba marca Tous

O processo de investigação aberto à marca TOUS por alegada fraude com jóias de ouro e plástico contendo plástico no seu interior, foi arquivado. A Justiça espanhola entende que, apesar de as jóias conterem plástico, …