Há pequenas “fogueiras” no Sol (e podem ajudar a desvendar um enorme enigma solar)

A parte mais externa da atmosfera do Sol é quase mil vezes mais quente do que a superfície do Sol. Os cientistas podem estar cada vez mais perto de resolver esse mistério.

No ano passado, o Solar Orbiter da Agência Espacial Europeia (ESA) revelou a imagem mais próxima do Sol até então. Essas primeiras imagens trouxeram algumas descobertas emocionantes e inesperadas um ano antes do início da missão científica oficial.

O gerador de imagens ultravioleta extremo (EUI) da Solar Orbiter observou 1.500 pequenas erupções solares cintilantes, revelando-se um novo fenómeno, chamado “fogueiras”, próximo da superfície do Sol.

Agora, um novo estudo apresentado na Assembleia Geral da União Europeia de Geociências (EGU) sugere que, se o nosso entendimento dessas minúsculas chamas estiver correto, podem ser cruciais para aquecer a coroa solar.

A superfície do Sol tem temperaturas de 5.500°C, mas a sua corona – parte mais externa da atmosfera – atinge temperaturas de um milhão de graus centígrados.

Os cientistas ainda não sabem porque é que a coroa solar fica mais quente à medida que se distancia da superfície da estrela, mas o campo magnético do Sol é um candidato provável. Contudo, a forma como essa energia é gerada e transportada está em debate.

“O nosso modelo mostra que a energia libertada das iluminações através da ligação de componentes pode ser suficiente para manter a temperatura da coroa solar prevista a partir de observações”, disse Yajie Chen, investigador da Universidade de Pequim, em comunicado.

Chen publicou o seu estudo em abril na revista científica Astronomy and Astrophysics.

Um segundo estudo, também publicado no mesmo mês na revista científica Astronomy and Astrophysics, fornece mais informações sobre o que se sabe atualmente sobre as fogueiras.

Segundo a investigação, estas fogueiras tendem a durar entre 10 e 200 segundos e estender-se entre 400 e 4.000 quilómetros.

“Para nossa surpresa, as fogueiras estão localizadas bem abaixo da atmosfera solar, apenas alguns milhares de quilómetros acima da superfície solar, a fotosfera” disse o autor principal David Berghmans, principal investigador da EUI.

“É muito cedo e ainda estamos a aprender muito sobre as características da fogueira. Por exemplo, embora as fogueiras pareçam pequenos loops coronais, o seu comprimento é, em média, um pouco menor para a ua altura, sugerindo que vemos apenas parte desses pequenos loops. Mas a nossa análise preliminar também mostra que as fogueiras não mudam realmente a sua altura durante a sua vida”, continuou.

A missão científica completa da Solar Orbiter vai começar em novembro deste ano, Como mais observações, o modelo de Chen pode ser testado e refinado e, com sorte, manter-se-á.

Se confirmada, esta pode ser uma peça-chave para resolver o quebra-cabeças da disparidade de temperatura do Sol.

Compreender estas fogueiras, o que as move e a sua relação com outros fenómenos solares ajudará os cientistas a aprofundar o conhecimento sobre a coroa solar.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

 

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Real Madrid goleia em Granada e continua a sonhar com o título

Os madrilenos golearam em casa do Granada (4-1), esta quinta-feira, em jogo da 36.ª jornada, o que lhes permite continuar a sonhar com a conquista do campeonato. Os golos foram marcados por Modric (aos 17 minutos), …

PS e PAN avançam com direito ao esquecimento para quem sobreviveu ao cancro

O Parlamento vai aprovar esta sexta-feira, na generalidade, projetos-lei para acabar com a discriminação de pessoas que tiveram cancro no acesso a seguros de vida. O PS apresenta esta sexta-feira uma proposta no parlamento para quem …

Estudo mostra que é seguro misturar vacinas, mas DGS quer mais detalhes

O novo estudo dá indicações sobre a segurança da administração de vacinas de marcas diferentes – uma das opções possíveis em Portugal para o meio milhão de pessoas com menos de 60 anos que receberam …

Romualda Fernandes - PS

"Erro" ou "canalhice"? PS exige desculpas da Lusa pela forma como identificou deputada

A Lusa está no olho do furacão depois de um jornalista da casa ter identificado a deputada do PS Romualda Fernandes como "Preta" numa peça que acabou por ser replicada em vários jornais online. O …

Estudo mostra que o navio Mary Rose tinha uma tripulação multiétnica

A análise dos restos mortais de parte da tripulação do navio de guerra Mary Rose, o favorito do rei Henrique VIII de Inglaterra, mostra a diversidade que já existia no período Tudor. O navio de guerra …

Hulk marcou num jogo que foi interrompido... cinco vezes

Muitas pausas na partida entre América de Cali e Atlético Mineiro. Protestos na Colômbia também afetaram o jogo Atlético Nacional-Nacional. Grupo H da Taça Libertadores, quarta jornada. Em Barranquilla, América de Cali e Atlético Mineiro entraram …

Festa leonina, OE e política. Marcelo poupa Cabrita, mas não põe de lado uma remodelação

Em entrevista à RTP, a primeira deste mandato, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, poupou Cabrita, culpou os adeptos pelo que se passou nos festejos do Sporting, sublinhou que acredita que o Orçamento …

Governo prometeu a Bruxelas reforma de serviços do Estado. Sindicatos não sabiam

O Governo prometeu a Bruxelas arrancar com uma “reforma funcional e orgânica da administração pública (AP)” sob pena de não receber os cheques da bazuca europeia. “A reforma iniciar-se-á no segundo trimestre de 2021, com a …

Implante neural permite que pessoas paralisadas escrevam. Basta imaginar as letras

Pela primeira vez, uma equipa de investigadores descodificou os sinais neurais associados à escrita de letras e, em seguida, exibiu versões digitadas dessas letras em tempo real. Quando uma lesão ou doença priva uma pessoa da …

Presidente do PSD Oeiras demite-se depois de Rio rejeitar apoiar Isaltino Morais

O presidente da Comissão Política do PSD de Oeiras, estrutura que declarou apoio à candidatura do independente Isaltino Morais à liderança do município, demitiu-se, conforme anunciou esta quinta-feira o próprio, depois de a Comissão Política …