Há menos dinheiro para compras de Natal

foto: photoexpress

foto: photoexpress

Segundo um estudo efectuado pela Deloitte, os portugueses deverão gastar menos 2,3% nas compras de Natal e Ano Novo deste ano.

O estudo centra-se numa análise às intenções de consumo em presentes, alimentação e prazer em 17 países europeus e África do Sul, num total de 17355 pessoas inquiridas. Em Portugal, o estudo foi realizado em meados de Setembro tendo sido abordados 776 consumidores portugueses.

De acordo com as conclusões do estudo. há, desde 2008, pela primeira vez, países que olham com optimismo o desempenho da economia, onde Portugal se enquadra. Destes números destacam-se 77% dos consumidores a assumir o negativismo em relação à Economia, ao contrário dos 83% registados em 2012. Em Portugal, 59% dos consumidores considera que no próximo ano a situação será negativa, ao contrário dos 73% que em 2012 o consideravam.

Para o Natal, as intenções dos gastos apresentam uma diminuição de 2,3% relativamente ao ano anterior, que representa 393 por lar, sendo 195 para presentes, 144 para bens alimentares e 55 para lazer.

Um outro estudo apresentado esta semana pela Cetelem, indica que os portugueses irão gastar em média até 114 euros, menos 40% que em 2011, altura em que o valor chegou aos 192 euros. Nesta análise conclui-se que 50% dos inquiridos afirma gastar menos do que gastou no ano passado.

RC / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

6% da população já recebeu uma dose da vacina. 3% tem a vacinação completa

Portugal já vacinou 603.486 pessoas com a primeira dose da vacina contra a covid-19, com 168.798 a serem vacinadas na última semana, das quais 265.281 pessoas já têm a vacinação completa, informou o Ministério da …

Costa avisa: "A ideia de que as tragédias não se repetem é uma ideia falsa"

O primeiro-ministro fez, esta terça-feira, um veemente apelo à manutenção da disciplina individual para a contenção da covid-19, dizendo que Portugal não pode esquecer o que aconteceu no mês de janeiro. "Apelo ao sentido cívico de …

Marta Temido admite professores e funcionários prioritários na vacinação

A ministra da Saúde, Marta Temido, admitiu esta terça-feira que "está a ser analisada" a possibilidade de vacinar os professores e funcionários de escolas no arranque do desconfinamento.  Esta terça-feira à noite, numa entrevista à SIC, …

Explosão em centro de testes nos Países Baixos. Polícia suspeita que tenha sido "intencional"

O centro regional de testes do conselho de saúde em Bovenkarspel, nos Países Baixos, foi atingido por uma explosão na manhã desta quarta-feira. De acordo com os media locais, que citam a polícia holandesa, a explosão …

A maior parte da vida na Terra vai desaparecer por falta de oxigénio em mil milhões de anos

A previsão dos cientistas é catastrófica: dentro de mil milhões de anos, a atmosfera da Terra vai ter pouquíssimo oxigénio, tornando inabitável a vida aeróbica complexa. No início da história da Terra, os níveis de oxigénio …

Rio faz depender desconfinamento de indicadores (e não da data). Mas plano "já podia e já devia" existir

O presidente do PSD, Rui Rio, voltou esta terça-feira a fazer depender o desconfinamento do país de indicadores a definir pelos cientistas, "independentemente de ser Páscoa ou não, de ser em março ou em abril". No …

Comissão de inquérito ao Novo Banco. Carlos Costa está incontactável

As audições da comissão de inquérito ao Novo Banco arrancam em 10 de março, uma primeira ronda na qual os deputados querem ouvir o antigo governador do Banco de Portugal Carlos Costa, que o Parlamento …

Computador quântico resolve problema 3 milhões de vezes mais rápido do que um computador clássico

Uma equipa de cientistas da empresa de computação quântica D-Wave demonstrou que consegue simular alguns materiais até três milhões de vezes mais rápido do que com os métodos clássicos. Os cientistas, com a ajuda de investigadores …

Afinal, não foram buracos negros. Há uma alternativa exótica para o "tsunami" de ondas gravitacionais

No ano passado, cientistas detetaram ondas gravitacionais do que parecia ser a colisão de buracos negros mais massiva alguma vez registada. Agora, uma equipa internacional de astrofísicos propôs uma teoria alternativa. Uma equipa internacional de investigadores …

"Charlie" é o robô peixe-gato da CIA que permitiu pesquisas subaquáticas (e já realizou missões secretas)

De várias formas e tamanhos, os robôs têm sido sido muitas vezes usados por muitas entidades para trabalhos de pesquisa e investigação. A CIA não é exceção e por isso desenvolveu um peixe robótico chamado …