//

Há menos dinheiro para compras de Natal

foto: photoexpress

foto: photoexpress

Segundo um estudo efectuado pela Deloitte, os portugueses deverão gastar menos 2,3% nas compras de Natal e Ano Novo deste ano.

O estudo centra-se numa análise às intenções de consumo em presentes, alimentação e prazer em 17 países europeus e África do Sul, num total de 17355 pessoas inquiridas. Em Portugal, o estudo foi realizado em meados de Setembro tendo sido abordados 776 consumidores portugueses.

De acordo com as conclusões do estudo. há, desde 2008, pela primeira vez, países que olham com optimismo o desempenho da economia, onde Portugal se enquadra. Destes números destacam-se 77% dos consumidores a assumir o negativismo em relação à Economia, ao contrário dos 83% registados em 2012. Em Portugal, 59% dos consumidores considera que no próximo ano a situação será negativa, ao contrário dos 73% que em 2012 o consideravam.

Para o Natal, as intenções dos gastos apresentam uma diminuição de 2,3% relativamente ao ano anterior, que representa 393 por lar, sendo 195 para presentes, 144 para bens alimentares e 55 para lazer.

Um outro estudo apresentado esta semana pela Cetelem, indica que os portugueses irão gastar em média até 114 euros, menos 40% que em 2011, altura em que o valor chegou aos 192 euros. Nesta análise conclui-se que 50% dos inquiridos afirma gastar menos do que gastou no ano passado.

RC / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.