/

XPeng X2. Há mais um carro voador pronto a conquistar os céus

1

XPeng

Carro voador Voyager X2

Empresa fabricante destaca benefícios como a libertação das principais artérias da cidade do trânsito constante, mas também as questões ambientais.

Na semana passada, o XPeng X2 chinês completou com sucesso o primeiro voo de teste público do seu carro voador de dois lugares na exposição de tecnologia GITEX no Dubai – e até partilha o famoso design da porta de asa de gaivotas DeLorean.

O XPeng X2 levanta verticalmente do solo usando oito hélices, sem necessidade de uma pista de aterragem, sendo, por isso, adequado para áreas urbanas construídas. O veículo, concebido para transportar dois passageiros, é totalmente elétrico e os seus fabricantes dizem que pode subir pelo ar a cerca de dois metros por segundo e atingir velocidades de até 80 milhas por hora.

Embora o voo de ensaio tenha durado apenas 90 segundos, de acordo com Liu Xinyin, especialista chefe de aviação da XPeng Aeroht, a tecnologia está perto de estar pronta para uso público, mas os regulamentos em torno de carros voadores ainda estão longe.

XPeng planeia trabalhar com os governos para estabelecer uma infraestrutura reguladora física para carros voadores em áreas urbanas, e Liu acredita que as pessoas serão capazes de utilizar os carros voadores dentro de espaços regulamentados limitados em apenas cinco anos. Isto alinha-se muito bem com os planos ambiciosos do governo chinês de lançar táxis voadores até 2025.

Se voar não fosse suficientemente futurista, o XPeng X2 está igualmente equipado com automação AI, pelo que pode ser conduzido manualmente ou pode ser configurado para piloto automático. “Aprende como evitar o trânsito, evitar edifícios e pessoas”, descreveu Liu à CNN Internacional.

Os elementos de autocondução colocam mais dificuldades com a regulação, mas também põem em causa a aceitação pública. Muitas pessoas ainda estão preocupadas com questões de segurança em torno dos automóveis com autocondução no solo, quanto mais com os veículos que estão a fazer zoom acima das suas cabeças. No entanto, XPeng diz que é mais seguro para o seu carro voador ser auto-conduzido do que ser conduzido por um humano.

Existem dezenas de carros voadores atualmente em desenvolvimento em todo o mundo, e muitos deles já voam, como o “BlackFly” da empresa canadiana Opener, o “SD-03” da SkyDrive Inc e o protótipo “AirCar” da Klein Vision – que fez um voo de teste de 35 minutos entre duas cidades na Eslováquia no ano passado.

Os benefícios de voar carros como o XPeng X2 são mais abrangentes do que a concretização das previsões feitas nos filmes de ficção-científica. Os defensores dizem que os carros voadores poderiam revolucionar o transporte urbano, tornando as estradas menos movimentadas e, portanto, mais seguras para peões e ciclistas, e para veículos eléctricos como o XPeng X2, reduzindo também as emissões de carbono.

ZAP //

1 Comment

  1. Um dia destes temos que começar a andar de capacete pois corremos o risco de levar com um destes carros na cabeça…
    e já viram os árabes a colocarem bombas nestes carros? depois em termos de alvos o céu é o limite…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.