Há caranguejos tão grandes que poderão ter comido Amelia Earhart

(dr) Trym Ivar Bergsmo / Finnmark Reiseliv

Exemplar do gigantesco caranguejo dos cocos

O mistério do desaparecimento de Amelia Earhart, em 1937, continua por resolver, e uma das teorias aponta que o seu avião se despenhou numa remota ilha do Pacífico, onde a aviadora terá sido atacada, desmembrada e enterrada por caranguejos de coco.

Tal como a maior parte das teorias acerca do desaparecimento da mítica aviadora do século passado, a teoria parece louca (no mínimo), mas um novo vídeo agora divulgado reforça esta possibilidade.

O vídeo em causa, filmado por Mark E. Laidre, biólogo da Universidade de Dartmouth, nos EUA, mostra o ataque de um caranguejo de coco (Birgus latro) a uma ave, no Arquipélago de Chagos, território britânico no Oceano Índico.

Segundo o The Washington Post, o vídeo prova em definitivo que estes invertebrados, que chegam a atingir o tamanho de um cão, conseguem trepar a árvores e caçar pássaros nos seus ninhos, tirando partido de pinças que são “quase tão fortes como as mandíbulas de um leão”.

A teoria de que estes gigantescos caranguejos, que também vivem na remota ilha de Nikumaroro onde se acredita que o avião de Earhart se despenhou, terão sido responsáveis pela morte da aviadora, sai assim (ainda louca mas) reforçada.

Pinças tão fortes como mandíbulas de um leão

Segundo explica num artigo publicado no jornal Frontiers in Ecology and the Environment, Mark E. Laidre teve oportunidade de confirmar o poder de caça destes invertebrados,

O biólogo passou dois meses no arquipélago britânico de Chagos em trabalho de campo, para estudar o comportamento do que é considerado “o maior invertebrado terrestre”.

Foi nesse âmbito que, em Março de 2016, Laidre conseguiu registar o vídeo, que mostra o ataque de um destes caranguejos a um atobá-de-pé-vermelho adulto (Sula sula na designação científica), “um dos maiores pássaros de Chagos”, como frisa Laidre.

“O atobá estava a dormir num ramo baixo, a menos de um metro acima da árvore. O caranguejo subiu lentamente e agarrou a asa do atobá com a sua pinça, partindo-lhe o osso e obrigando-o a cair ao chão, onde ficou incapaz de voar. O caranguejo aproximou-se então do pássaro, agarrando-o e partindo-lhe a outra asa”, relata o biólogo.

“O atobá lutou e bicou o caranguejo, mas este manteve o seu aperto com ambas as garras, pontapeando o pássaro com as suas pernas ambulatoriais”, conta Laidre.

Em cerca de 20 minutos, “mais cinco caranguejos de coco” se acercaram do local, possivelmente atraídos pelo cheiro do sangue detectado com o “sentido olfactivo neurologicamente agudo” que possuem.

Os caranguejos acabaram por lutar pela presa e “rasgaram o pássaro durante várias horas”, levando os pedaços para comerem, conclui Laidre.

AD / Wikimedia

A lendária aviadora Amelia Earhart junto ao seu Lockheed Electra, 6 de junho 1937

A capacidade letal dos caranguejos de coco é impressionante, mas não confirma a tese de que Amelia Earhart pode ter sido vítima destes invertebrados. O mais provável é que a aviadora tenha mesmo morrido no impacto, se o seu avião de facto se despenhou.

E essa é uma morte bem mais suave do que acabar comida por caranguejos gigantes.

SV, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …

Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS

A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos, sob o título "Voltar a Acreditar", foi a mais votada na madrugada domingo no 28.º congresso do CDS, em Aveiro, avançaram à agência Lusa fontes partidárias. A …

Cientistas descobrem proteína capaz de imitar os efeitos do exercício físico

A proteína, chamada de Sestrin, é capaz de proporcionar benefícios musculares muito semelhantes aos da prática de exercício físico. Um grupo de cientistas da Universidade de Medicina do Michigan, nos Estados Unidos, descobriu uma proteína …

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …