Há caranguejos tão grandes que poderão ter comido Amelia Earhart

(dr) Trym Ivar Bergsmo / Finnmark Reiseliv

Exemplar do gigantesco caranguejo dos cocos

O mistério do desaparecimento de Amelia Earhart, em 1937, continua por resolver, e uma das teorias aponta que o seu avião se despenhou numa remota ilha do Pacífico, onde a aviadora terá sido atacada, desmembrada e enterrada por caranguejos de coco.

Tal como a maior parte das teorias acerca do desaparecimento da mítica aviadora do século passado, a teoria parece louca (no mínimo), mas um novo vídeo agora divulgado reforça esta possibilidade.

O vídeo em causa, filmado por Mark E. Laidre, biólogo da Universidade de Dartmouth, nos EUA, mostra o ataque de um caranguejo de coco (Birgus latro) a uma ave, no Arquipélago de Chagos, território britânico no Oceano Índico.

Segundo o The Washington Post, o vídeo prova em definitivo que estes invertebrados, que chegam a atingir o tamanho de um cão, conseguem trepar a árvores e caçar pássaros nos seus ninhos, tirando partido de pinças que são “quase tão fortes como as mandíbulas de um leão”.

A teoria de que estes gigantescos caranguejos, que também vivem na remota ilha de Nikumaroro onde se acredita que o avião de Earhart se despenhou, terão sido responsáveis pela morte da aviadora, sai assim (ainda louca mas) reforçada.

Pinças tão fortes como mandíbulas de um leão

Segundo explica num artigo publicado no jornal Frontiers in Ecology and the Environment, Mark E. Laidre teve oportunidade de confirmar o poder de caça destes invertebrados,

O biólogo passou dois meses no arquipélago britânico de Chagos em trabalho de campo, para estudar o comportamento do que é considerado “o maior invertebrado terrestre”.

Foi nesse âmbito que, em Março de 2016, Laidre conseguiu registar o vídeo, que mostra o ataque de um destes caranguejos a um atobá-de-pé-vermelho adulto (Sula sula na designação científica), “um dos maiores pássaros de Chagos”, como frisa Laidre.

“O atobá estava a dormir num ramo baixo, a menos de um metro acima da árvore. O caranguejo subiu lentamente e agarrou a asa do atobá com a sua pinça, partindo-lhe o osso e obrigando-o a cair ao chão, onde ficou incapaz de voar. O caranguejo aproximou-se então do pássaro, agarrando-o e partindo-lhe a outra asa”, relata o biólogo.

“O atobá lutou e bicou o caranguejo, mas este manteve o seu aperto com ambas as garras, pontapeando o pássaro com as suas pernas ambulatoriais”, conta Laidre.

Em cerca de 20 minutos, “mais cinco caranguejos de coco” se acercaram do local, possivelmente atraídos pelo cheiro do sangue detectado com o “sentido olfactivo neurologicamente agudo” que possuem.

Os caranguejos acabaram por lutar pela presa e “rasgaram o pássaro durante várias horas”, levando os pedaços para comerem, conclui Laidre.

AD / Wikimedia

A lendária aviadora Amelia Earhart junto ao seu Lockheed Electra, 6 de junho 1937

A capacidade letal dos caranguejos de coco é impressionante, mas não confirma a tese de que Amelia Earhart pode ter sido vítima destes invertebrados. O mais provável é que a aviadora tenha mesmo morrido no impacto, se o seu avião de facto se despenhou.

E essa é uma morte bem mais suave do que acabar comida por caranguejos gigantes.

SV, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Pela primeira vez, uma astronauta corrige página da Wikipédia a partir do Espaço

Pela primeira vez na história da Humanidade, a astronauta norte-americana Christina H. Koch fez a edição de uma página da Wikipedia na Internet a partir da Estação Espacial Internacional (EEI), enquanto orbitava o planeta Terra. A …

Rover Mars 2020 vai procurar fósseis microscópicos

Cientistas do rover Mars 2020 da NASA descobriram o que poderá ser um dos melhores locais para procurar sinais de vida antiga na Cratera Jezero, onde o veículo vai pousar no dia 18 de fevereiro …

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …

Greta Thunberg no Parlamento entre final do mês e início de dezembro

A ativista sueca aceitou participar numa sessão na Assembleia da República, em Lisboa, promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que se realizará entre o final deste mês e início de …

Phineas Fisher. O "hacker fantoche" que está a pagar para piratearem bancos e petrolíferas

Phineas Fisher é um hackers mais infames do mundo e procura agora renovar esse estatuto ao oferecer 100 mil dólares a quem piratear instituições capitalistas, como bancos e empresas petrolíferas. O hacker ficou conhecido após ter …

Conselho Superior da Magistratura arquiva processo disciplinar a Carlos Alexandre

O Conselho Superior da Magistratura decidiu arquivar o processo disciplinar relativo ao juiz do Tribunal de Instrução Criminal por declarações sobre o sorteio da fase de instrução do processo Operação Marquês. "O plenário de hoje do …

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …

Japão diz que é seguro libertar água radioativa de Fukushima no Pacífico

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão afirmou esta segunda-feira que é seguro libertar água contaminada de Fukushima no Oceano Pacífico, de acordo com o jornal local Japan Today. A central nuclear, recorde-se, sofreu …

Dez autarcas e quatro clubes entre os 68 acusados na operação Ajuste Secreto

O Ministério Público da Feira deduziu acusação contra 68 arguidos, incluindo dez autarcas e ex-autarcas, quatro clubes desportivos e os seus respetivos presidentes, no âmbito da operação "Ajuste Secreto". Numa nota publicada no seu site oficial, …