Há cada vez mais avós no Facebook

Aline Flor / ZAP

-

Quando Mark Zuckerberg criou o Facebook enquanto estudava em Harvard, provavelmente não imaginava a terceira idade como o principal nicho de mercado da sua plataforma. Mas, quase uma década depois, o futuro a rede social depende cada vez mais de sua adoção pelos idosos.

Em 2013, os maiores de 65 anos foram o grupo que mais cresceu na maioria das redes sociais nos Estados Unidos, incluindo Facebook e Twitter, um aumento que contrasta com uma leve diminuição no número de utilizadores mais jovens, segundo um levantamento recente do renomado Pew Research Center. Agora, portanto, os jovens não só compartilham o espaço virtual com os seus pais e tios, mas também com os seus avós.

A pesquisa revela que, embora o Facebook continue a reinar entre as redes, o seu alcance é tão grande que começa a chegar ao limite. Além disso, um número cada vez maior de utilizadores já divide o seu tempo entre várias redes sociais.

Segundo o Pew, 71% dos internautas americanos têm um perfil no Facebook, representando 4% a mais em relação ao fim de 2012. Mas esse aumento deve-se unicamente aos maiores de 30 anos e, sobretudo, à sua expansão entre os maiores de 65 anos.

A percentagem de utilizadores maiores de 65 anos na rede criada por Zuckerberg nos EUA cresceu 10% no último ano, e o site já alcança 45% dos que usam a internet com essa idade.

Menos jovens

O aumento contrasta com a redução de 2% (86% em 2012 para 84% em 2013) dos utilizadores entre 18 e 29 anos. Outro estudo divulgado esta semana, da consultora iStrategy, indicou uma queda entre utilizadores do Ensino Secundário e do Ensino Superior nos Estados Unidos. Entre 2011 e 2014, a rede social perdeu cerca de 11 milhões de utilizadores jovens.

Embora os jovens ainda sejam, de longe, os principais utilizadores das redes sociais, os números não mentem: o potencial de crescimento é muito maior na terceira idade.

“A demografia das audiências das redes sociais pode mudar ao longo do tempo e, como em qualquer negócio, as redes que mudam com elas prosperarão”, afirmou Tammy Gordon, vice-presidente da Associação Americana de Reformados.

Novos hábitos

Thomas Kamber, diretor e fundador do Older Adults Technology Services (OATS, ou Serviços de Tecnologia para Idosos), queixou-se que as empresas do setor só pensam nos jovens. “É uma pena, porque são os mais velhos que provam a qualidade dos seus produtos. Se funciona para os idosos, funciona para todos“, afirmou Kamber.

Tammy destacou que a terceira idade utiliza smartphones e tablets, joga videojogos e compra pela Internet tal como os jovens. Além disso, também recorre às redes sociais para manter contato com parentes e amigos.

O interesse crescente das pessoas mais velhas pela tecnologia deu-se “nos últimos dois ou três anos“, segundo Kamber, que há dez anos fundou uma organização que oferece aulas de informática para reformados em Nova York.

Para Kamber, esse fenómeno pode ser atribuído ao facto de que os idosos dispõem hoje de noções de informática suficientes e têm muita vontade de se manter ativos. “Eles querem envolver-se no mundo. A tecnologia é uma forma de conseguir isso. Estão a pedir mais participação na sociedade digital. Além disso, há três anos quase nenhum reformado sabia utilizar um computador. Agora, sim. E estar no Facebook é o passo seguinte”, afirmou o diretor da OATS.

ZAP / MA / AE / ESP

PARTILHAR

RESPONDER

Venezuelanos acordam com menos zeros nas suas contas e o país paralisado

Os venezuelanos acordaram hoje com menos zeros nas suas contas bancárias devido à reconversão monetária que se iniciou esta segunda-feira por ordem do Governo, que também decretou o dia como não laboral, razão pela qual …

Pelo menos 13 mortos em sismo nas ilhas indonésias de Lombok e Sumbawa

Pelo menos 13 pessoas morreram na sequência de vários sismos que abalaram as ilhas indonésias de Lombok e Sumbawa, indicou um novo balanço das autoridades locais. O sismo de magnitude 6,9 na escala Richter foi um …

"Vergonha e arrependimento". Papa escreve carta a condenar abusos sexuais

O Papa Francisco publicou, esta segunda-feira, uma carta dirigida a todos os católicos do mundo, condenando o crime de abuso sexual por parte de padres e o seu encobrimento e exigindo responsabilidades. A carta do Papa …

Autópsia confirma que Pedro Queiroz Pereira sofreu um enfarte

A autópsia realizada a Pedro Queiroz Pereira confirma que terá sido um ataque cardíaco que fez o empresário português cair de uma escada com oito degraus. A autópsia realizada esta segunda-feira  que Pedro Queiroz Pereira sofreu …

"Propaganda norte-coreana". Varoufakis, Galamba, PSD e Bloco criticam vídeo de Centeno

O ministro das Finanças e presidente do Eurogrupo está a ser fortemente criticado, da esquerda à direita, pelo vídeo, partilhado esta segunda-feira, no qual aborda a saída da troika da Grécia, depois de oito anos …

Polícias de elite da PSP convocados para trabalhar nas obras

Operacionais da Unidade Especial de Polícia (UEP) da PSP estão a ser chamados para colaborarem como voluntários nas obras de remodelação da messe localizada na Quinta das Águas Livres, em Belas, Sintra. Segundo o Correio da …

Portugueses são dos que menos gastam em viagens turísticas

Os portugueses são dos cidadãos europeus que menos gastam em deslocações de turismo, ao desembolsar em média 136 euros por viagem turística, menos de metade da média da União Europeia, de 336 euros, revelam dados …

Ex-diretor da CIA admite recorrer à Justiça contra Donald Trump

O ex-diretor da CIA John Brennan admitiu neste domingo recorrer à Justiça, depois de o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lhe ter cancelado o acesso a informação confidencial e à Casa Branca. “Se esse é …

Trabalhadores da CGD em greve contra a perda de privilégios

O novo Acordo de Empresa que a Administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD) pretende implementar está a gerar revolta entre os trabalhadores e já levou à convocação de uma greve para sexta-feira, 24 de …

Asia Argento terá pago a jovem ator que a acusou de assédio sexual

A atriz e realizadora italiana terá pago 380 mil dólares para silenciar um jovem ator e músico que a acusa de assédio sexual quando tinha apenas 17 anos. Asia Argento foi uma das primeiras mulheres da …