/

Guterres defendeu na ONU que o mundo precisa de “liderança e valores”

1

O ex-primeiro-ministro defendeu esta terça-feira, durante o primeiro debate entre candidatos a secretário-geral da ONU, que o mundo “precisa urgentemente” de “liderança e valores”.

António Guterres disse que “com a mudança climática e o aumento da população, o mundo está a ficar mais pequeno e os recursos mais escassos” e que é preciso enfrentar esses desafios.

Na sua declaração inicial no debate, o primeiro entre candidatos a próximo secretário-geral da ONU, Guterres afirmou que o sucessor de Ban Ki-moon tem de ser “sólido”, um “símbolo de unidade” e que “precisa saber combater, e derrotar, o populismo político, o racismo e a xenofobia”.

“E esses são valores que defendi toda a minha vida”, concluiu o ex-primeiro-ministro e ex-Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados.

Em resposta à primeira ronda de perguntas, que se centraram no tipo de liderança que os candidatos pretendem ter, Guterres teve os dois primeiros aplausos espontâneos da noite.

O primeiro foi quando elogiou o atual secretário-geral, ao dizer que não o pretendia criticar e que o sul-coreano tinha feito “um trabalho fantástico” ao longo dos seus mandatos.

“Precisamos traduzir as muitas iniciativas que temos e atividades que desenvolvemos para uma linguagem que as pessoas de todo o mundo percebam”, disse ainda, em resposta a uma pergunta sobre como vai comunicar o trabalho da organização.

“Mas uma liderança não é apenas uma questão de comunicação. É sobre substância”, acrescentou.

Os dez candidatos presentes no debate desta noite foram divididos em dois grupos.

Guterres fez parte do primeiro grupo, no qual participam ainda Vesna Pusic, da Cróacia, Susana Malcorra, da Argentina, Vuk Jeremic, da Sérvia, e Natalia Gherman, da Moldávia.

No segundo grupo, participam Helen Clark, da Nova Zelândia, Danilo Turk, da Eslovénia, Christiana Figueres, da Costa Rica, Igor Luksic, de Montenegro, e Irina Bokova, da Bulgária.

/Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.