Guerra dos EUA contra o terrorismo causou mais de 37 milhões de deslocados em 20 anos

1

Pelo menos 37 milhões de pessoas foram deslocadas devido à guerra dos Estados Unidos (EUA) contra o terrorismo, lançada pelo governo do ex-Presidente George W. Bush há quase 20 anos, de acordo com um novo relatório sobre os custos desses conflitos, desenvolvido pela Brown University.

O relatório, divulgado na terça-feira, afirma ser o primeiro do género a mostrar a realidade sobre o número de pessoas deslocadas devido aos conflitos travados pelos EUA na chamada “guerra ao terrorismo”, noticiou o Business Insider.

“As guerras dos EUA pós-11 de setembro deslocaram à força pelo menos 37 milhões de pessoas no Afeganistão, Iraque, Paquistão, Iémen, Somália, Filipinas, Líbia e Síria. Isso excede os deslocados relacionados com todas as outras guerras desde 1900, exceto na Segunda Guerra”, revelou o relatório.

Milhões de outras pessoas foram deslocadas em conflitos menores que envolveram as forças dos EUA, como aconteceu em Burkina Faso, nos Camarões, na República Centro-Africana, no Chade, na República Democrática do Congo, no Mali, no Níger, na Arábia Saudita e na Tunísia, de acordo com o relatório.

Ainda segundo o relatório, mais de 25 milhões dos deslocados voltaram para casa. O retorno, contudo, “não apaga o trauma do deslocamento nem significa que os deslocados voltaram para as suas casas originais ou para uma vida segura”.

A situação dos deslocados causou “danos incalculáveis ​​a indivíduos, famílias, vilas, cidades, regiões e países inteiros, a nível físico, social, emocional e económico”, frisou o relatório.

Esta análise foi publicada poucos dias antes do 19.º aniversário dos ataques terroristas de 11 de setembro, que promoveram mudanças no mundo e continuam a ter um impacto na abordagem dos EUA nas relações externas. No geral, a guerra contra o terrorismo é amplamente vista como um fracasso massivo que custou aos EUA uma enorme quantidade de dinheiro, recursos e vidas, sublinhou Business Insider.

De acordo com o projeto Cost of War, da Brown University, o governo federal norte-americano já gastou mais de 6,4 biliões de dólares no guerra contra o terrorismo, que já vitimou mais de 800 mil pessoas. Os EUA mantêm tropas no Afeganistão, que invadiram em 2001, e o governo Trump está envolvido em negociações de paz com o Talibã.

Ainda segundo o Business Insider, grande parte dos historiadores concorda que a invasão do Iraque pelos EUA em 2003 potenciou o surgimento do Estado Islâmico, levando a um conflito novo no Iraque e na Síria, assim como ataques terroristas em todo o mundo.

ZAP //

1 Comment

  1. Não é preciso ir tão longe. Fiquemos pelos 8 anos de mandato de Obama, vencedor do Nobel da paz, responsável por grande parte destes milhões com as guerras que assinou. Trump pelo contrário, tem retirado tropas de todo o lado, e ainda não desencadeou nenhuma guerra, só tratados de paz e sentar à mesa com a Coreia do norte. Um feito notável. Merecia muito mais o Nobel do que Obama

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.