Guerra dos EUA contra o terrorismo causou mais de 37 milhões de deslocados em 20 anos

Pelo menos 37 milhões de pessoas foram deslocadas devido à guerra dos Estados Unidos (EUA) contra o terrorismo, lançada pelo governo do ex-Presidente George W. Bush há quase 20 anos, de acordo com um novo relatório sobre os custos desses conflitos, desenvolvido pela Brown University.

O relatório, divulgado na terça-feira, afirma ser o primeiro do género a mostrar a realidade sobre o número de pessoas deslocadas devido aos conflitos travados pelos EUA na chamada “guerra ao terrorismo”, noticiou o Business Insider.

“As guerras dos EUA pós-11 de setembro deslocaram à força pelo menos 37 milhões de pessoas no Afeganistão, Iraque, Paquistão, Iémen, Somália, Filipinas, Líbia e Síria. Isso excede os deslocados relacionados com todas as outras guerras desde 1900, exceto na Segunda Guerra”, revelou o relatório.

Milhões de outras pessoas foram deslocadas em conflitos menores que envolveram as forças dos EUA, como aconteceu em Burkina Faso, nos Camarões, na República Centro-Africana, no Chade, na República Democrática do Congo, no Mali, no Níger, na Arábia Saudita e na Tunísia, de acordo com o relatório.

Ainda segundo o relatório, mais de 25 milhões dos deslocados voltaram para casa. O retorno, contudo, “não apaga o trauma do deslocamento nem significa que os deslocados voltaram para as suas casas originais ou para uma vida segura”.

A situação dos deslocados causou “danos incalculáveis ​​a indivíduos, famílias, vilas, cidades, regiões e países inteiros, a nível físico, social, emocional e económico”, frisou o relatório.

Esta análise foi publicada poucos dias antes do 19.º aniversário dos ataques terroristas de 11 de setembro, que promoveram mudanças no mundo e continuam a ter um impacto na abordagem dos EUA nas relações externas. No geral, a guerra contra o terrorismo é amplamente vista como um fracasso massivo que custou aos EUA uma enorme quantidade de dinheiro, recursos e vidas, sublinhou Business Insider.

De acordo com o projeto Cost of War, da Brown University, o governo federal norte-americano já gastou mais de 6,4 biliões de dólares no guerra contra o terrorismo, que já vitimou mais de 800 mil pessoas. Os EUA mantêm tropas no Afeganistão, que invadiram em 2001, e o governo Trump está envolvido em negociações de paz com o Talibã.

Ainda segundo o Business Insider, grande parte dos historiadores concorda que a invasão do Iraque pelos EUA em 2003 potenciou o surgimento do Estado Islâmico, levando a um conflito novo no Iraque e na Síria, assim como ataques terroristas em todo o mundo.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Não é preciso ir tão longe. Fiquemos pelos 8 anos de mandato de Obama, vencedor do Nobel da paz, responsável por grande parte destes milhões com as guerras que assinou. Trump pelo contrário, tem retirado tropas de todo o lado, e ainda não desencadeou nenhuma guerra, só tratados de paz e sentar à mesa com a Coreia do norte. Um feito notável. Merecia muito mais o Nobel do que Obama

RESPONDER

Só Portugal e Lituânia é que ainda não têm 5G na União Europeia

Portugal e a Lituânia eram os dois países da União Europeia (UE) sem serviços de quinta geração (5G) no final de junho, de acordo com último relatório do Observatório Europeu para o 5G. "No final de …

Número três do Benfica suspeito de fraude fiscal

Os investigadores da Operação Saco Azul suspeitam que o Benfica desviou 1,4 milhões de euros, dos 1,8 milhões que pagou à empresa informática Questão Flexível. O semanário Expresso avança, na sua edição desta sexta-feira, que o …

OE2022: PCP já reuniu com o Governo, mas chuta discussões para pós-autárquicas. BE resgata propostas

O Governo já começa a apalpar terreno à esquerda para as negociações do Orçamento do Estado para 2022. O executivo reuniu com o PCP, mas o partido diz que só negoceia após as autárquicas. BE …

Harry Kane a caminho do Manchester City por 187 milhões de euros

A confirmar-se este valor, esta será a segunda maior transferência da história, superada apenas pela saída de Neymar do Barcelona para o PSG em 2017. Segundo avança o The Sun, Harry Kane está mesmo a caminho …

Benfica fez sondagem por Kaio Jorge

O jovem ponta-de-lança estará a ser cobiçado pelos italianos do AC Milan, mas os encarnados também não quiseram ficar para trás. De acordo com o jornal Record, o Benfica fez uma sondagem por Kaio Jorge, o …

Governo propõe que avós ou tios possam usufruir de licença parental

O Executivo propôs aos parceiros sociais que, quando a mãe ou o pai de uma criança estão impedidos de gozar a licença parental, os familiares diretos, como avós, tios ou irmãos, possam fazê-lo e receber …

"Jogo de passa-culpas". Detenção de Vieira abre guerra entre Novo Banco e Fundo de Resolução

O Novo Banco acusa o Fundo de Resolução pelo facto de a venda da dívida da Imosteps, empresa de Luís Filipe Vieira, não ter sido vendida isoladamente a um fundo. A detenção de Luís Filipe Vieira …

Santa Clara goleia na Macedónia do Norte e está mais perto da Europa

O Santa Clara venceu hoje por 3-0 na visita ao Shkupi, em jogo da primeira mão da segunda pré-eliminatória da Liga Conferência Europa, disputado em Skopje, na Macedónia do Norte. No estádio Arena Nacional Todor Proeski, …

Testes e certificados covid falsos à venda na Internet

Existem cada vez mais casos de venda ilícita de testes negativos e certificados covid. Alguns documentos estão à venda na Internet por 21 euros. Com a obrigatoriedade de apresentar testes negativos à covid-19 ou certificados de …

Sporting quer faturar até 35 milhões de euros com Jovane e Matheus Nunes

O Sporting quer faturar em grande com as vendas de Jovane Cabral e Matheus Nunes. Os 'leões' esperam conseguir uma verba entre os 28 e os 35 milhões de euros pelos dois jogadores. Esta pode ter …