Guerra ao burkini em França fez aumentar as vendas

A estilista responsável pelo burkini afirma que a polémica à volta do fato-de-banho nas praias francesas só fez aumentar o interesse das pessoas assim como as vendas.

A enorme polémica criada à volta do burkini, o fato-de-banho islâmico banido de 15 municípios em França, está a trazer uma enorme publicidade e a fazer aumentar as vendas.

Quem o diz é a própria criadora da peça, Aheda Zanetti, que diz que os últimos dias têm sido “alucinantes”, cita a AFP.

“Posso dizer que no domingo recebemos 60 encomendas pela Internet – todas elas de não muçulmanas“, relatou a estilista, indicando que, regra geral, regista 10 a 12 encomendas aos domingos.

Além disso, a australiana-libanesa, de 48 anos, acrescenta que tem recebido muitas mensagens de apoio desde o início da onda de proibições.

O burkini começou a ser proibido por vários autarcas franceses nas últimas semanas, uma “medida de segurança” para fazer frente aos atentados ligados ao extremismo islâmico.

Zanetti desenhou o fato há mais de uma década com o objetivo de ajudar jovens e mulheres a praticar desporto sem terem de desrespeitar a sua fé muçulmana.

Leve, de secagem rápida, composto por duas peças que cobrem o corpo e o cabelo, o uso deste fato-de-banho já fez com que três mulheres fossem multadas em 38 euros nas praias de Cannes.

Em 2010, a França também já tinha proibido o uso em locais públicos do niqab (que cobre todo o corpo e deixa de fora apenas os olhos) e da burka (roupa que cobre a mulher da cabeça aos pés).

ZAP / Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Mandar a estilista mais as compradoras de mini-saia para o outro lado do Mediterrâneo com perca de nacionalidade francesa para quem a tiver seria a melhor maneira de começar por limpar o país, para grandes males grandes curas.

  2. Os muçulmanos que se sentem ofendidos com a lei, tem um a solução: Vao embora que nós Europeus agradecemos. Fazem ca tanta falta como a fome.

RESPONDER

Supremo Tribunal recusa recurso de George Pell. Cardeal continua a cumprir pena de prisão por abuso de menores

O Supremo Tribunal do estado australiano de Victoria decidiu recusar o recurso que foi interposto pelos advogados do cardeal australiano George Pell contra a sua condenação a seis anos de prisão por pedofilia. De acordo com …

Já sabemos como era o rosto de Hilda, uma das druidas mais antigas da Escócia

Uma estudante da Universidade de Dundee, na Escócia, revelou o rosto de um dos druidas mais antigos do país através de uma reconstrução 3D super detalhada. Hilda foi uma mulher druida que viveu durante a Idade …

Refugiados vindos da Turquia já chegaram a Portugal

Um grupo de 16 refugiados chegou na tarde desta terça-feira a Portugal proveniente de Istambul, na Turquia, ao abrigo do Programa Voluntário de Reinstalação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), anunciou …

Militares na reserva e reforma fazem queixa-crime contra Gomes Cravinho

O ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, foi alvo de uma queixa-crime junto da Procuradoria-Geral da República (PGR) pela alegada prática do crime de ofensa a organismo serviço ou pessoa coletiva. A notícia é avançada pelo …

SEF recorre ao Ministério Público por suspeita de venda de vagas de atendimento

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) apresentou uma participação ao Ministério Público, por indícios de crime de auxílio à imigração ilegal, devido à alegada venda de vagas de atendimento em portais de anúncios classificados. A …

Cientistas desmascaram teoria comum sobre canhotos

Desde sempre houve muitas alegações sobre o que significa ser canhoto e se muda o tipo de pessoa que alguém é — mas a verdade é quase um enigma. Mitos sobre a lateralidade aparecem ano após …

Arranca a greve na Ryanair. Empresa não descarta atrasos ou mudanças de voos

Os tripulantes da Ryanair começam esta quarta-feira uma greve de cinco dias, até domingo, convocada pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) e que conta com serviços mínimos decretados pelo Governo. Nesta …

O navio Open Arms já atracou em Lampedusa

O navio Open Arms chegou ao porto da ilha de Lampedusa por volta da meia-noite, hora italiana, depois do procurador de Agrigento, Luigi Patronaggio, ter ordenado a apreensão do navio e o desembarque imediato dos …

Fernando Haddad condenado a quatro anos e meio de prisão

O ex-prefeito de São Paulo e antigo candidato às Presidenciais brasileiras foi condenado a quatro anos e seis meses de prisão, em regime semiaberto, por recursos financeiros não declarados durante a eleição municipal de 2012. Fernando …

Reunião com motoristas termina sem acordo. Há troca de acusações e uma nova greve à vista

Falhou esta terça-feira o acordo para iniciar um processo de mediação entre Antram, que representa as empresas, e o Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP). A Antram acusou, esta terça-feira, o Sindicato dos Motoristas …