Guerra ao burkini em França fez aumentar as vendas

A estilista responsável pelo burkini afirma que a polémica à volta do fato-de-banho nas praias francesas só fez aumentar o interesse das pessoas assim como as vendas.

A enorme polémica criada à volta do burkini, o fato-de-banho islâmico banido de 15 municípios em França, está a trazer uma enorme publicidade e a fazer aumentar as vendas.

Quem o diz é a própria criadora da peça, Aheda Zanetti, que diz que os últimos dias têm sido “alucinantes”, cita a AFP.

“Posso dizer que no domingo recebemos 60 encomendas pela Internet – todas elas de não muçulmanas“, relatou a estilista, indicando que, regra geral, regista 10 a 12 encomendas aos domingos.

Além disso, a australiana-libanesa, de 48 anos, acrescenta que tem recebido muitas mensagens de apoio desde o início da onda de proibições.

O burkini começou a ser proibido por vários autarcas franceses nas últimas semanas, uma “medida de segurança” para fazer frente aos atentados ligados ao extremismo islâmico.

Zanetti desenhou o fato há mais de uma década com o objetivo de ajudar jovens e mulheres a praticar desporto sem terem de desrespeitar a sua fé muçulmana.

Leve, de secagem rápida, composto por duas peças que cobrem o corpo e o cabelo, o uso deste fato-de-banho já fez com que três mulheres fossem multadas em 38 euros nas praias de Cannes.

Em 2010, a França também já tinha proibido o uso em locais públicos do niqab (que cobre todo o corpo e deixa de fora apenas os olhos) e da burka (roupa que cobre a mulher da cabeça aos pés).

ZAP / Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Mandar a estilista mais as compradoras de mini-saia para o outro lado do Mediterrâneo com perca de nacionalidade francesa para quem a tiver seria a melhor maneira de começar por limpar o país, para grandes males grandes curas.

  2. Os muçulmanos que se sentem ofendidos com a lei, tem um a solução: Vao embora que nós Europeus agradecemos. Fazem ca tanta falta como a fome.

RESPONDER

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …