/

Grupo islâmico ameaça Olimpíadas na Rússia

YT/GlobalLeaks

Momento da explosão da bomba no atentado suicida de Volgogrado

Momento da explosão da bomba no atentado suicida de Volgogrado no dia 29 de dezembro

O grupo militante islâmico Vilayat Dagestan do Cáucaso do Norte, na Rússia, assumiu este domingo a responsabilidade por dois atentados suicidas realizados na cidade de Volgogrado o mês passado. O grupo também postou um vídeo ameaçando atacar as Olimpíadas de Inverno de 2012 em Sochi.

Os ataques em Volgogrado deixaram 34 pessoas mortas e intensificaram os receios sobre a segurança antes da realização dos Jogos de Inverno, prevista para fevereiro.

No vídeo, dois homens, identificados como Suleiman e Abdurakhman, falando em russo, alertaram o presidente Vladimir Putin que “se realizar as Olimpíadas, vamos dar-lhe um presente pelo sangue muçulmano inocente que foi derramado em todo o mundo: no Afeganistão, na Somália, na Síria”. E acrescentaram que “para os turistas que vierem, haverá um presente também“.

Volgogrado, antiga Estalinegrado, foi cenário no passado dia 21 de outubro do atentado terrorista mais grave ocorrido na Rússia nos últimos anos, quando uma terrorista suicida oriunda do Cáucaso matou seis pessoas num autocarro.

Na mesma cidade, no dia 29 de dezembro, 18 pessoas morreram e mais de 40 ficaram feridas durante o ataque de uma bombista suicida numa estação de comboios.

Segundo analistas políticos citados pela CTV News, os receios de que as autoridades russas não consigam impedir um ataque terrorista durante as Olimpíadas de Inverno são fundados.

De acordo com os analistas, o desvio de cerca de 30% do orçamento destinado à segurança, alegadamente absorvidos por acções de corrupção, poderão tornar estes Jogos os mais inseguros das últimas décadas.

ZAP / MA/AE/AP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.