Grupo de enfermeiros recorreu de queixa arquivada contra bastonária

Inácio Rosa / Lusa

Ana Rita Cavaco, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros

O grupo de enfermeiros que tinha feito uma participação disciplinar contra a bastonária por causa de comentários nas redes sociais que consideram violadores dos deveres deontológicos, recorreu do arquivamento da queixa para o Tribunal Administrativo e Fiscal de Almada.

Numa nota enviada hoje à Lusa, o grupo de enfermeiros diz que discorda da decisão do Conselho Jurisdicional da Ordem dos Enfermeiros (OF), considerando que “vem legitimar a ameaça e a difamação como prática aceitável dos órgãos da OE para com a sociedade civil, desconsiderando o que são os deveres deontológicos da profissão, legalmente consagrados”.

O Conselho Jurisdicional da OE tinha decidido no mês passado arquivar a participação feita por este grupo de enfermeiros por considerar que os comentários de Ana Rita Cavaco no Facebook não representavam uma violação de normas legais e deontológicas, tratando-se de “uma opinião pessoal, subjetiva, suportada pela invocação de factos que apontam para essa mesma opinião”.

“Não é um discurso objetivamente difamatório, pelo que nele não pode ser associada qualquer infração dos deveres deontológicos e consequente responsabilidade disciplinar”, refere o acórdão do CJ, a que a agência Lusa teve acesso.

No comunicado hoje enviado à Lusa, o grupo de enfermeiros diz que no recurso pretende “evidenciar a existência de dois pesos e duas medidas dentro da OE, por comparação a outros processos disciplinares em que o CJ invoca e sustenta a existência das mesmas infrações quando se trata de outros enfermeiros, que dizem respeito precisamente à dignificação e imagem da profissão”, acrescentam.

Dizem ainda que há uma “clara deturpação da jurisprudência” quanto à liberdade de expressão como um direito fundamental, “que nunca serviu para legitimar a pura ofensa”.

No texto do recurso, os enfermeiros explicam que, em 11 de dezembro de 2020, a bastonária imputou a uma enfermeira (Leila Soares) o recrutamento de voluntários para eventual participação na vacinação contra a covid-19, referindo-se a ela como “uma Leila qualquer” e afirmando: “[Na Ordem dos Enfermeiros] a cadeia de comando é clarinha como água e terei mão extremamente pesada para invenções ou más intenções. Num processo tão sério e importante não haverá espaços para parvoíces ou voluntarismos de pessoas com outras intenções. Sei bem o que digo. Não há margem para erro. Fica o aviso”.

Aludem ainda a uma outra publicação, de 2 de fevereiro, na qual Ana Rita Cavaco, reportando-se à presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, com reprodução de uma notícia digital e fotografia, escreveu o seguinte: “Presidente da Câmara de Portimão. A gorda fura filas. Malvada a hora que nasci magra”

Entre outras publicações na rede social facebook, apontam ainda um post em que a bastonária escreveu, em 29 de janeiro de 2021, reportando-se ao presidente da Assembleia Municipal de Arcos de Valdevez: “Este cavalheiro […] veio dizer [..] que sou demagógica porque o acusei de fazer vacina sem ser prioritário e ter dado uma desculpa de chico esperto. […] Fixem-no bem, tenho costela minhota, venha cá abaixo falar-me sem demagogia seu traste […].

Consideram no recurso apresentado que com estas publicações a bastonária desprestigiou “profunda e reiteradamente” a OF e a profissão de enfermeiro e violou alguns artigos do Estatuto, cometendo “várias infrações disciplinares”.

Com este recurso, o grupo de enfermeiros pretende anular a decisão do órgão jurisdicional da OF e ver instaurado um processo disciplinar a Ana Rita Cavaco, assim como um processo de averiguações.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. A Ana Rita Cavaco, não só desprestigia a profissão de enfermeiro, como está no cargo apenas para trampolim político. Esta senhora é um flop no cargo que ocupa, porque apenas lhe interessa o trampolim para outros voos. Como é que há pessoas que continuadamente se deixam enganar..
    Aos poucos para quem a Ética tem sentido, exijam que seja expulsa.

  2. Parece-me muito grave que o CJ tenha dois pesos e duas medidas aplicando processos disciplinares a enfermeiros que ninguém conhece e que não representam ninguém e desculpando esta indisciplinada bastonária que não se coibe de publicar as suas estúpidas opiniões magoando deveras os visados, muitas vezes sem razão! Qual liberdade de expressão! Isto chama-se simplesmente falta de educação o que não é aceitável numa pessoa que lidera. É um péssimo exemplo para os seus subordinados!!

RESPONDER

Líder da JSD vai ser candidato em Oeiras. Rio promete tirar consequências do resultado nas autárquicas

O candidato do PSD à Câmara Municipal de Oeiras vai ser o líder da JSD, Alexandre Poço, anunciou esta quarta-feira Rui Rio, que justificou a decisão por entender que os sociais-democratas tinham de apresentar lista …

Jesus denuncia "clima de impunidade no futebol português"

O treinador do Benfica considerou, esta quarta-feira, que existe "um clima de impunidade no futebol português", mas mostrou-se satisfeito por Sérgio Conceição poder estar no banco do FC Porto no clássico. Na conferência de imprensa de …

Novo teste à covid-19 pode analisar mais de 1.000 amostras de uma vez

Um novo teste de anticorpos à covid-19 pode analisar mais de mil amostras de uma só vez. Além disso, requer pouco sangue, é prático e é barato. Desde o início da pandemia que se houve epidemiologistas …

“Atitude irresponsável e desestabilizadora”. G7 critica Rússia (e pede que China respeite direitos humanos)

As potências do G7 manifestaram-se esta quarta-feira “muito preocupadas” pela “atitude irresponsável e desestabilizadora” da Rússia, em particular na Ucrânia, e apelaram à China a respeitar os direitos humanos e liberdades fundamentais em Xinjiang e …

Guarda-redes do Benfica frustrado... por não marcar um livre (e cinco bolas nos ferros)

Minutos finais alucinantes na meia-final da Taça Revelação. Benfica conseguiu empatar aos 97 minutos mas o Sporting de Braga levou a melhor nas grandes penalidades. O Sporting de Braga vai estar na final da Taça Revelação, …

Rio usa escutas da Casa Pia para acusar Costa de interferir na Justiça

Numa entrevista à RTP3, o líder do PSD recordou escutas da Casa Pia e sugeriu que Costa não o pode acusar de tentar interferir na Justiça dado o "historial" que tem.  Ao ser questionado sobre as …

Comunistas desvalorizam as Grandes Opções porque condicionam OE2022

O diploma do Governo sobre as Grandes Opções 2021-2025 baixou sem votação à Comissão de Orçamento e Finanças (COF) a pedido do PS, porque estava condenado ao chumbo. O PCP avisou que iria votar contra e …

Novo estudo defende que os peixes podem sentir dor

As partes do cérebro humano que processam o desconforto da dor não têm um equivalente no cérebro dos peixes. Então, isto significa que esses animais não são capazes de a sentir? Não necessariamente, de acordo …

Costa diz que acordo na Cimeira Social será marco na UE. Merkel falha "ponto alto" da Presidência portuguesa

O primeiro-ministro espera que a Cimeira Social, no Porto, na sexta-feira, seja um marco na história da União Europeia (UE) com a obtenção de um acordo geral subscrito por instituições europeias e, pela primeira vez, …

Chelsea afasta Real Madrid e vai defrontar o City na final da Champions

O Chelsea qualificou-se, esta quarta-feira e pela terceira vez, para a final da Liga dos Campeões, marcando encontro com os compatriotas do Manchester City, ao vencer em casa o Real Madrid por 2-0, na segunda …