A Gronelândia está a derreter mais depressa do que nunca

De acordo com as estimativas, a Gronelândia nunca esteve a derreter de forma tão rápida como atualmente. Os cientistas esperam agora esclarecer a gravidade do problema e as suas consequências.

A velocidade com que a parte ocidental da Gronelândia está a derreter tem sido dramática há algumas décadas e, atualmente, a camada de gelo está a diminuir duas vezes mais rápido do que no século XIX.

O estudo da equipa norte-americana de investigadores, liderada por Erich Osterberg, do Departamento de Ciências da Terra do Instituto Dartmouth de Nova Hampshire, nos EUA, não anuncia nada de bom quer para a maior ilha do mundo, quer para o resto do planeta. A culpa é do aumento da temperatura média durante os meses de verão.

A mudança climática não ajuda e os cientistas advertem que o derretimento da Gronelândia dependerá do nível do mar nas próximas décadas. Assim, entender como a maior ilha do mundo, que pertence à Dinamarca, responde ao aquecimento global é necessário para elaborar um plano de ação.

O derretimento da superfície da camada de gelo da ilha é responsável por mais da metade das perdas de gelo. Embora os mapas de satélites ajudem muito nesse sentido, não são suficientes. Assim, a equipa de Osterberg viajou pela parte oeste da Gronelândia e penetraram, a pouco mais de 1,5 km da costa, sete enormes cilindros na camada de gelo.

“Enquanto uma grande parte do gelo derretido atinge o oceano, uma parte considerável não se derrete, convertendo-se em neve e voltando a fazer parte da camada de gelo”, explica Osterberg, um dos autores do estudo publicado na Geophysical Research Letters.

Os cientistas perfuraram a superfície da camada de gelo e extraíram o núcleo da geleira, composto por muitas camadas de água congelada, que serão analisadas em laboratório. O núcleo das geleiras proporciona aos cientistas todos os tipos de informações sobre a idade do gelo e o momento em que derreteram cada uma de suas camadas.

Os sete núcleos que foram analisados durante a investigação apontam para o facto de que a ilha já havia derretido em 1550, e que o nível do derretimento na região aumentou desde o início dos anos 90. Atualmente, estes indicadores estão mais altos do que nunca.

Os resultados concluem que o aquecimento causado pela ação humana seja o maior fator  nas taxas de derretimento da superfície da Gronelândia.

PARTILHAR

RESPONDER

Boris Johnson avisa Vladimir Putin para não repetir caso Skripal

O primeiro-ministro britânico alertou o Presidente russo de que a "posição do Reino Unido" sobre o caso Skripal não se alterou, avisando-o para "não repetir tal ataque" em solo britânico. O líder do Governo britânico referia-se …

Madonna cancelou concerto em Lisboa porque precisava de "descansar"

A artista cancelou o concerto deste domingo, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, o quinto de oito consecutivos na capital portuguesa, porque precisava de "descansar". "Lamentamos informar que Madonna não poderá atuar esta noite. O concerto …

Barcelona atento ao prodígio Joelson Fernandes

O jovem prodígio dos leões, que pelo segundo dia está a treinar com a equipa principal, está a ser seguido pelo Barcelona há algum tempo. De acordo com o jornal A Bola, Joelson Fernandes, "prodígio da …

Proprietários impedidos de construir em Tróia processam Estado

O jornal Público escreve esta segunda-feira que alguns proprietários de lotes no loteamento Soltróia, em Tróia, vão avançar com processos contra o Estado. O matutino conta que, poucos meses depois de os investidores comprarem …

China confirma que o coronavírus se transmite entre humanos

O vírus que se manifestou em grandes cidades chinesas é transmissível entre humanos, anunciou, esta segunda-feira, um especialista do Governo chinês em doenças infecciosas. O investigador Zhong Nanshan, especialista em doenças respiratórias da Comissão Nacional de …

Benfica prestes a garantir dois reforços do Boavista

O Benfica está prestes a garantir dois reforços do Boavista. Samu (extremo) e Helton Leite (guarda-redes) são os futebolistas na mira das águias, segundo avança o desportivo O Jogo. O jornal, que avança a notícia …

Ucrânia insiste na entrega das caixas negras do avião abatido pelo Irão

Kiev vai insistir para que Teerão lhe entregue as caixas negras do avião abatido pelo Irão em negociações, esta segunda-feira, com um ministro iraniano em visita à Ucrânia. O ministro dos Transportes iraniano, Mohammad Eslami, chegou …

Mota Soares. CDS tem de dialogar preferencialmente com o PSD

Pedro Mota Soares acredita que é do melhor interesse do CDS estabelecer diálogo com o PSD. Além disso, considera que o partido não deve permitir que seja eleito um Chefe de Estado mais à esquerda.  O …

Sporting chega a acordo para contratação de Sporar

O Sporting chegou a acordo com os eslovacos do Slovan Bratislava para a contratação do avançado esloveno Andraz Sporar, disse à Lusa fonte oficial dos leões. Andraz Sporar, de 25 anos, vai assinar um contrato até …

Aumentos da Função Pública acima dos 0,3% deverão ser nominais

Os aumentos que estão a ser estudados pelo Governo deverão ser nominais e contemplar as duas categorias remuneratórias mais baixas: os assistentes operacionais e os assistentes técnicos. Na semana passada, a ministra da Modernização do Estado e …