A Gronelândia está a derreter mais depressa do que nunca

De acordo com as estimativas, a Gronelândia nunca esteve a derreter de forma tão rápida como atualmente. Os cientistas esperam agora esclarecer a gravidade do problema e as suas consequências.

A velocidade com que a parte ocidental da Gronelândia está a derreter tem sido dramática há algumas décadas e, atualmente, a camada de gelo está a diminuir duas vezes mais rápido do que no século XIX.

O estudo da equipa norte-americana de investigadores, liderada por Erich Osterberg, do Departamento de Ciências da Terra do Instituto Dartmouth de Nova Hampshire, nos EUA, não anuncia nada de bom quer para a maior ilha do mundo, quer para o resto do planeta. A culpa é do aumento da temperatura média durante os meses de verão.

A mudança climática não ajuda e os cientistas advertem que o derretimento da Gronelândia dependerá do nível do mar nas próximas décadas. Assim, entender como a maior ilha do mundo, que pertence à Dinamarca, responde ao aquecimento global é necessário para elaborar um plano de ação.

O derretimento da superfície da camada de gelo da ilha é responsável por mais da metade das perdas de gelo. Embora os mapas de satélites ajudem muito nesse sentido, não são suficientes. Assim, a equipa de Osterberg viajou pela parte oeste da Gronelândia e penetraram, a pouco mais de 1,5 km da costa, sete enormes cilindros na camada de gelo.

“Enquanto uma grande parte do gelo derretido atinge o oceano, uma parte considerável não se derrete, convertendo-se em neve e voltando a fazer parte da camada de gelo”, explica Osterberg, um dos autores do estudo publicado na Geophysical Research Letters.

Os cientistas perfuraram a superfície da camada de gelo e extraíram o núcleo da geleira, composto por muitas camadas de água congelada, que serão analisadas em laboratório. O núcleo das geleiras proporciona aos cientistas todos os tipos de informações sobre a idade do gelo e o momento em que derreteram cada uma de suas camadas.

Os sete núcleos que foram analisados durante a investigação apontam para o facto de que a ilha já havia derretido em 1550, e que o nível do derretimento na região aumentou desde o início dos anos 90. Atualmente, estes indicadores estão mais altos do que nunca.

Os resultados concluem que o aquecimento causado pela ação humana seja o maior fator  nas taxas de derretimento da superfície da Gronelândia.

PARTILHAR

RESPONDER

Enfermeiros garantem voltar à luta com os 200 mil que sobraram do crowdfunding

Os enfermeiros, que no ano passado iniciaram o "Movimento Greve Cirúrgica", pretendem voltar às ações de protestos com os cerca de 200 mil euros que restaram da campanha de crowdfunding. A intenção é revelada por …

OCDE: Nova crise pode tirar metade do rendimento às famílias portuguesas

Uma nova crise económica e financeira a nível global pode ter efeitos dramáticos para as famílias portuguesas, levando à perda de metade dos seus rendimentos. Esta é a previsão da Organização para a Cooperação e …

O cofre da rica mãe, heranças às dúzias e a vida "sem luxos". O que Sócrates disse a Ivo Rosa

Foram cerca de 20 horas de interrogatório no âmbito da Operação Marquês, em que José Sócrates manteve, perante o juiz Ivo Rosa, a versão de que as avultadas quantias de dinheiro que gastou nos últimos …

Associados podem ser chamados a resolver "buraco" do Montepio

Os cerca de 630 mil associados e pensionistas da Associação Mutualista Montepio Geral correm o risco de virem a ser chamados para resolver as perdas da instituição financeira, escreve o jornal Público. De acordo com o …

Bolívia divulga vídeo que sugere que Morales incitou bloqueios à entrada de alimentos

Arturo Murillo, ministro do Governo da Bolívia, divulgou na manhã de quarta-feira um vídeo que sugere que o antigo presidente do país, Evo Morales, incitou os bloqueios à entrada de alimentos que fragiliza o país. Os …

Christine Lagarde foi conselheira de duas empresas sediadas em paraísos fiscais

Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE) desde outubro, foi conselheira de duas filiais da empresa de advocacia Baker & McKenzie (BM) entre 2003 e 2005, ambas sediadas em países considerados à data paraísos …

Provas contra Trump "são claras". "Ele usou o cargo para fins pessoais", diz Nancy Pelosi

A presidente da Câmara dos Representantes e líder da maioria democrata na câmara norte-americana, Nancy Pelosi, declarou na quinta-feira que considera já haver provas suficientes para afirmar que o Presidente deve ser destituído. Contudo, segundo avançou …

Benfica tem seis jogadores de malas feitas. Um deles chegou em julho

Há seis jogadores que poderão estar de saída do emblema da Luz, sendo que um deles, Caio Lucas, chegou em julho ao clube. O agente de Samaris já veio negar a saída do seu cliente. Bruno …

"Poderia juntar-se a Mourinho". Bale criticado por comportamento "infantil"

A atitude do internacional galês Gareth Bale continua a render críticas. Desta vez foi o antigo presidente do Real Madrdi Rámon Calderón, que considerou o comportamento do futebolista infantil. Em causa esta a atitude do …

Norte quer fundos de Bruxelas para ligação ao TGV espanhol

Pela primeira vez, a região norte do país antecipou a lista de prioridades para os fundos europeus, escreve o Jornal de Notícias, que dá conta uma das propostas passa por usar os fundos de Bruxelas …