Governo austríaco declara que todo o país é uma “zona de risco” de gripe aviária. Primeiros casos foram detetados em setembro.
A Áustria é um país de risco em relação à gripe das aves. Todo o território foi declarado “zona de risco”.
A decisão foi anunciada nesta quinta-feira pelo Ministério da Saúde da Áustria, depois de surtos do vírus H5N1 detetados no distrito de Amstetten (Baixa Áustria).
O caso foi verificado na semana passada, houve surtos “altamente patogénicos” em grandes explorações avícolas, avisa o Governo austríaco. Foram abatidos cerca de 18.000 animais.
Também foi criada uma zona de proteção em torno das explorações afetadas, num raio de três quilómetros.
Para tentar controlar danos, veterinários especializados vão controlar 78 explorações dentro da zona para detetar eventuais novos casos
Na Baixa Áustria, há quatro distritos onde se aplica uma obrigação geral de manter os animais dentro de casa, conta na Euronews Susanne Rosenkranz, conselheira municipal na cidade de Krems.
Os primeiros casos foram detetados há dois meses, em setembro, em aves selvagens e domésticas.
As autoridades de saúde ainda não sabem como – embora tenha surgido durante uma inundação de grandes dimensões na Baixa Áustria.
A gripe das aves é muito contagiosa. Ocorre principalmente em aves e costuma ser mortal. Também chega a alguns humanos, onde costuma criar sintomas semelhantes aos da gripe comum; em casos mais extremos (e raros), pode originar complicações graves, como pneumonia ou dificuldades respiratórias.