Greta Thunberg: “Não sou uma adolescente zangada”. E política não é para ela

5

Jovem sueca não se vai meter no mundo da política porque é muito “tóxico”. E também não quer ser responsável por um movimento global.

Greta Thunberg deixou de ser “mais uma” jovem na Suécia para se tornar uma referência para milhares ou milhões de jovens em todo o planeta.

Já depois de convencer os seus pais a mudar as suas rotinas, para proteger o planteta Terra, no Verão de 2018 a jovem de (na altura) 15 anos faltou às aulas e começou a protestar à porta do parlamento da Suécia, exigindo novas medidas de combate às alterações climáticas.

Não sabia, mas estava a iniciar um movimento mundial, já que a atitude foi repetida noutros países.

Já noutro patamar, protagonizou um discurso dirigido aos líderes mundiais, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática.

A famosa pergunta How dare you?

Olhada por muitos como uma líder – no presente e no futuro – Greta assegura que, no entanto, não se vai meter no mundo da política. Porque é muito “tóxico“, explicou na BBC.

E então liderar um movimento global? Também não: “Seria demasiada responsabilidade”.

Agora com 19 anos, a jovem acha que as mudanças necessárias só vão ser concretizadas “se houver suficiente pressão pública – e isso é algo que criamos”.

A próxima conferência da ONU sobre as alterações climáticas será no próximo mês, no Egipto. Sem a presença de Greta: “Não sou necessária lá. Estarão outras pessoas, de áreas mais afectadas. A voz delas é mais importante”.

Noutro contexto, a sueca continua a não ficar afectada pelas críticas ou ameaças nas redes sociais – incluindo de Vladimir Putin e Donald Trump. Muda de perfil no Twitter e está feito. “É genuinamente engraçado: os líderes mais poderosos do planeta sentem-se ameaçados por adolescentes”.

Em relação à sua própria personalidade, Greta Thunberg admitiu que muitas pessoas costumam olhar para ela como uma “adolescente zangada que condena todos os comportamentos individuais”.

“Isso é algo engraçado, na verdade. Mas eu não sou assim. Não sou uma adolescente zangada. As pessoas que me conhecem sabem que não sou assim. Provavelmente não levo a vida privada a sério o suficiente”, comentou.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

5 Comments

  1. Não foi esta menina que fez uma viagem de barco ecológico por se recusar a estragar o ambiente usando um avião e forçando uma anedótica travessia seguida por helicópteros e barcos a motor para certificar que chegava em segurança e acabando por poluir mais por uma pessoa que um avião por 170 passageiros ?!?!

    Como disse alguém mais sábio que eu, a estupidez é como o universo, não tem limites e não para de surpreender.

    Se a menina tivesse a estudar em vem de andar a passear com roupas de marcas criadas com elementos poluentes e em alguns casos por trabalho precário e infantil, talvez entendesse que no mundo tem de existir equilíbrio, porque aparentemente a menina de 15 agora quase com 18 é a favor dos resultados desse mesmo equilíbrio caso contrario andaria despida e coberta por uma parra 😉

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.