Grécia tem até 30 de junho para concluir acordo

Valda Kalnina / EPA

O ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis

O ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis

A data limite para alcançar um acordo entre Atenas e os credores internacionais é “30 de junho, no momento em que termina o prolongamento do plano de ajuda”, indicou esta sexta-feira o ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis.

“Nos termos do acordo de 20 de fevereiro entre Atenas e os credores, o plano de ajuda ao país prolongou-se até 30 de junho, por isso é até esta data que é necessário alcançar um acordo”, declarou o ministro à rádio grega VimaFM.

Yanis Varoufakis também assegurou que “estamos perto de concluir as negociações, haverá um acordo rapidamente“, sublinhando que todas as partes chegaram a consenso “sobre a maioria das questões”.

Mesmo assim, Varoufakis acusou de novo os credores de insistirem na política de austeridade que considerou ser “desastrosa para a economia grega” e para a Europa.

Segundo o ministro, este acordo vai incluir reformas “sobre o emprego, a Segurança Social e a dívida pública”, que pesa sempre nas finanças públicas gregas.

O Governo grego mostrou-se confiante nos últimos dias num acordo com os credores até domingo, mas a Comissão Europeia (CE) mostrou-se menos otimista na quinta-feira.

“Nós ainda não alcançamos um acordo, há questões em aberto para resolver”, afirmou Annika Breidthardt, a porta-voz da CE encarregada dos Assuntos Económicos, adiantando que “novos progressos devem ser feitos”.

Por outro lado, o Governo grego assegurou também na quinta-feira que o acordo há tanto tempo esperado entre a Grécia e os credores sobre o futuro financeiro do país deverá estar acabado até domingo.

“Estamos a trabalhar para concluir um acordo muito rapidamente, até domingo”, afirmou na quinta-feira o porta-voz do Governo de Atenas, Gabriel Sakellaridis.

O dossier da Grécia também foi analisado na reunião dos ministros das Finanças e governadores dos bancos centrais do G7 em Dresden, na Alemanha, cujos trabalhos terminam hoje.

Na quinta-feira, a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, afirmou que a saída da Grécia da zona euro era “uma possibilidade”.

Posteriormente, o FMI tentou suavizar as declarações de Lagarde, já que todas as partes envolvidas comprometeram-se até agora a não alimentar especulações de um Grexit (saída da Grécia da zona euro).

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Benfica contrata Samuel Pedro ao Boavista

O extremo, que se estreou esta temporada pelos seniores do Boavista, assinou contrato com o Benfica, anunciou o clube encarnado, esta segunda-feira, no seu site oficial. Samuel Pedro, de 18 anos, fez a sua estreia na I …

Prendas aos deputados acima de 150 euros serão divulgadas na Internet

PS, PSD e Bloco aprovaram, esta terça-feira, em votação final na Comissão Parlamentar de Transparência, o conjunto de critérios orientadores em matéria de ofertas e hospitalidade de deputados, diploma que teve a oposição do PAN. Estes …

Metro do Porto compra 18 novos veículos e assegura mais 60 mil lugares por dia

A Metro do Porto assinou esta terça-feira o contrato para a aquisição, por 49,6 milhões de euros, de 18 composições à empresa chinesa CRC Tangsthan que permitirão disponibilizar mais 60 mil lugares diários, estima a …

Catarina Martins diz que Carlos Costa "não tem condições" para ser governador

Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda, disparou contra aqueles que considera serem "cúmplices" do "assalto ao povo angolano". Tanto a Justiça como o Governo português têm de agir, considera o Bloco de Esquerda, na sequência …

Pedro Sánchez vai reunir-se com líder do governo regional catalão

O primeiro-ministro espanhol e líder do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), Pedro Sánchez, anunciou na segunda-feira que se reunirá com o líder do governo regional da Catalunha, Quim Torra, no início de fevereiro. Em entrevista à televisão …

Governo confirma que nunca avaliou impacto dos vistos gold. Só 5% foram recusados

O Ministério da Administração Interna (MAI) confirmou que não foram realizadas avaliações ao impacto dos vistos gold e que não cabe ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) controlar as origens do capital investido em …

Conselho de Finanças Públicas alerta para "risco de desvio significativo" no ritmo de ajustamento estrutural

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) alerta para um "risco de desvio significativo" do ritmo de ajustamento estrutural da economia portuguesa em 2020, avisando que a evolução programada da despesa no OE2020 "não cumpre o …

Carolina Salgado condenada a pena de quatro meses de prisão, substituída por multa de 600 euros

Carolina Salgado não cumpriu sentença do processo de difamação a Pinto da Costa. Além das 300 horas de trabalho comunitário devia ter publicado o texto da sentença no jornal e não o fez. Carolina Salgado foi …

Taiwan deteta primeiro paciente com pneumonia originária da China

A Agência Central de Notícias de Taiwan disse que uma mulher, que esteve recentemente na cidade chinesa de Wuhan, está a ser tratada e foi colocada sob quarentena, depois de se ter dirigido voluntariamente aos …

PSP investiga alegada agressão de um agente a uma mulher na Amadora

A Polícia de Segurança Pública (PSP) abriu um processo de averiguações sobre a atuação policial contra uma mulher que foi detida, no domingo, na Amadora, ocorrência que envolveu "agressões" e que resultou numa denúncia contra …