Grécia tem até 30 de junho para concluir acordo

Valda Kalnina / EPA

O ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis

O ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis

A data limite para alcançar um acordo entre Atenas e os credores internacionais é “30 de junho, no momento em que termina o prolongamento do plano de ajuda”, indicou esta sexta-feira o ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis.

“Nos termos do acordo de 20 de fevereiro entre Atenas e os credores, o plano de ajuda ao país prolongou-se até 30 de junho, por isso é até esta data que é necessário alcançar um acordo”, declarou o ministro à rádio grega VimaFM.

Yanis Varoufakis também assegurou que “estamos perto de concluir as negociações, haverá um acordo rapidamente“, sublinhando que todas as partes chegaram a consenso “sobre a maioria das questões”.

Mesmo assim, Varoufakis acusou de novo os credores de insistirem na política de austeridade que considerou ser “desastrosa para a economia grega” e para a Europa.

Segundo o ministro, este acordo vai incluir reformas “sobre o emprego, a Segurança Social e a dívida pública”, que pesa sempre nas finanças públicas gregas.

O Governo grego mostrou-se confiante nos últimos dias num acordo com os credores até domingo, mas a Comissão Europeia (CE) mostrou-se menos otimista na quinta-feira.

“Nós ainda não alcançamos um acordo, há questões em aberto para resolver”, afirmou Annika Breidthardt, a porta-voz da CE encarregada dos Assuntos Económicos, adiantando que “novos progressos devem ser feitos”.

Por outro lado, o Governo grego assegurou também na quinta-feira que o acordo há tanto tempo esperado entre a Grécia e os credores sobre o futuro financeiro do país deverá estar acabado até domingo.

“Estamos a trabalhar para concluir um acordo muito rapidamente, até domingo”, afirmou na quinta-feira o porta-voz do Governo de Atenas, Gabriel Sakellaridis.

O dossier da Grécia também foi analisado na reunião dos ministros das Finanças e governadores dos bancos centrais do G7 em Dresden, na Alemanha, cujos trabalhos terminam hoje.

Na quinta-feira, a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, afirmou que a saída da Grécia da zona euro era “uma possibilidade”.

Posteriormente, o FMI tentou suavizar as declarações de Lagarde, já que todas as partes envolvidas comprometeram-se até agora a não alimentar especulações de um Grexit (saída da Grécia da zona euro).

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Bolsonaro vai criar um partido "pobre, sem dinheiro, sem televisão". Quem for para lá, vai por amor

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, afirmou na quinta-feira que os parlamentares que o acompanharem na mudança para o Aliança pelo Brasil, o seu novo partido, apenas o farão por amor, já que terá poucos recursos …

"Solução razoável". Marcelo promulga já aumento do salário mínimo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai promulgar já esta sexta-feira o diploma que estabelece um aumento do salário mínimo nacional para 635 euros em 2020, que considera "uma solução razoável, a pensar …

Filósofo francês diz aos homens para violarem mulheres. "Eu violo a minha todas as noites"

O filósofo e escritor francês Alain Finkielkraut afimrou na quarta-feira, durante um programa da TF1 sobre casos de violação divulgados pelos media, que diz aos homens para violarem as suas mulheres. "Eu violo a minha …

Ex-administrador da TAP Luís Rodrigues é o novo presidente da SATA

O antigo administrador da TAP Luís Rodrigues é o novo presidente da transportadora aérea açoriana SATA, informou hoje o executivo regional. "O presidente do Governo [Regional], Vasco Cordeiro, comunicou à Assembleia Legislativa o nome de Luís …

Mãe que deixou recém-nascido no caixote do lixo não quis abortar

A jovem cabo-verdiana, em prisão preventiva por suspeitas de ter abandonado o seu filho recém-nascido no lixo, teve a oportunidade de abortar, mas não quis. O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou, esta quinta-feira, o pedido de …

Face Oculta. MP pede 12 anos e 10 meses para Manuel Godinho

O Ministério Público (MP) defendeu esta sexta-feira a aplicação de uma pena única de 12 anos e 10 meses de prisão para o sucateiro Manuel Godinho, principal arguido do processo Face Oculta, durante a audiência …

Maioria acredita que Governo vai durar quatro anos

Uma sondagem da Aximage revela que a maioria das pessoas entrevistadas acredita que António Costa vai concluir a sua legislatura, mesmo com um Governo que consideram de "estrutura exagerada". Uma sondagem da Aximage para o Jornal …

Tecnologia usada em Marte ajuda a detectar fugas de água em Gaia

Um sistema "pioneiro em Portugal" que recorre a tecnologia usada em Marte, para detectar água, está a ser utilizada pela empresa municipal Águas de Gaia, em Vila Nova de Gaia, para detectar fugas no sistema …

É segredo de Estado e custou mais de 100 milhões. "Máquina do Fisco" analisa 600 mil facturas por hora

O sistema informático que sustenta a "máquina do Fisco" já custou ao Estado mais de 100 milhões de euros e é tão secreto que nem a localização física dos servidores que o sustentam é conhecida. …

Empresário alemão investigado por suspeitas de orgias com menores em Cascais

O empresário alemão Matthias Schmelz, representante em Portugal dos aspiradores da marca Rainbow, está a ser investigado por suspeitas de lenocínio e pagar por orgias com menores na sua casa na zona de Cascais, avançou …