Grécia recua e diz que não pode aplicar as medidas que acordou com a Troika

Orestis Panagiotou / EPA

O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras

Uma semana depois de ter acordado um plano com mais medidas de austeridade com os credores europeus e com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a Grécia recua e diz que não tem condições para cumprir aquilo com que se comprometeu.

A agência Reuters noticia que o governo de Atenas já informou os credores internacionais de que não pode implementar algumas das medidas acordadas há apenas uma semana. Esta ideia terá sido transmitida pelo ministro das Finanças, Euclid Tsakalotos, através de uma carta enviada à Comissão Europeia, ao BCE e ao FMI.

Na Grécia, a imprensa vai anunciando que Alexis Tsipras, o primeiro-ministro grego, não tem condições para conseguir apoio parlamentar para aprovar, nomeadamente, a redução nos complementos de pensão e a privatização da companhia estatal de electricidade, medidas impostas pelos credores.

A forma como gerir o crédito mal-parado na banca, outros dos pontos abordados com a Troika, despoleta divergências inclusive no seio do próprio Syriza, o partido de Tsipras.

Este aparente recuo grego, após um acordo que demorou meses a negociar, pode atrasar ainda mais a disponibilização de 10.3 mil milhões de euros, em pagamentos faseados, ao governo grego, dinheiro que é fundamental para o país poder pagar ao FMI e ao BCE créditos que vencem neste mês de Junho.

ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Estes gregos radicais de esquerda são uns troca-tintas e deviam ser expulsos da EU, não estão cá a fazer nada, só a atrapalhar.

  2. Somos os maiores
    na hora de dizer que não
    um dia temos dinheiro,
    no outro não temos tostão

    E assim os gregos,
    de carteira vazia,
    olham para o poder
    e ficam com azia

    por lá e por cá
    há dívidas para pagar
    lá… não sei se pagam
    por cá… ainda as hão-de pagar

  3. O Troca-Tintas Stipras ainda não percebeu que está a mais no governo grego, por um lado rompeu com todas as promessas feitas aos gregos e agora transformado em cachorro-manso continua nas suas trocas e baldrocas como uma criancinha a divertir-se com um adulto, feitas as contas nem o povo grego pode confiar nele para nada nem a Europa, por outro lado anda agora a arranjar namoro com o Putin e só me admira a mim como ainda alguém tem pachorra para aturar um comediante destes, porque não seguiu logo o caminho que anunciava na campanha eleitoral, saída da Grécia do euro e UE?

RESPONDER

Foo Fighters são a primeira confirmação do Rock in Rio Lisboa

Os norte-americanos Foo Fighters vão atuar, a 21 de junho, no festival Rock in Rio Lisboa, no Parque da Bela Vista. A banda de Dave Grohl é a primeira confirmação do cartaz do Rock in Rio …

PS, Bloco e Livre recusam solidarizar-se com Bernardo Silva

PS, Bloco e Livre votaram, esta sexta-feira, contra a solidariedade do Parlamento para com o internacional português, condenado recentemente por um ato considerado racista pela Federação Inglesa de Futebol (FA). Socialistas, bloquistas e a deputada única …

Descoberta nova lesão pulmonar que poderá estar ligada a cigarros eletrónicos com líquido

Um grupo de investigadores do Canadá anunciou esta quinta-feira a descoberta do que considera ser um novo tipo de lesão pulmonar causado pela vaporização com cigarros eletrónicos com líquido e que é semelhante à bronquiolite …

Professor acusado de agredir aluno surdo em Penafiel

Um estudante surdo foi agredido, na terça-feira, por um professor dentro de uma das salas de aula da escola secundária Joaquim de Araújo, em Penafiel. Um estudante de 16 anos, da escola secundária Joaquim de Araújo, …

Presidente da Colômbia disse que o Governo ouviu protestos em massa

O Presidente da Colômbia, Iván Duque, garantiu que ouviu as exigências dos manifestantes que saíram há rua na quinta-feira para um protesto maciço contra a política económica e social do atual governo. "Hoje [quinta-feira], os colombianos …

Detido mais um suspeito do caso do camião do Reino Unido

Foi detida mais uma pessoa por suspeitas de ligação ao caso do camião encontrado em Essex, Inglaterra, com 39 cadáveres no seu interior. A polícia britânica prendeu, hoje de manhã, um homem de 23 anos, …

Antigo primeiro-ministro da Escócia enfrenta 14 acusações de abuso sexual

Alex Salmond, o antigo primeiro-ministro da Escócia que desencadeou uma tentativa de independência do Reino Unido, compareceu em tribunal para enfrentar 14 crimes de abuso sexual alegadamente cometidos enquanto liderava o país. Entre os crimes está …

César, Louçã, Domingos Abrantes, Rio e Balsemão eleitos para Conselho de Estado

O Conselho de Estado é um órgão de consulta do Presidente da República composto por 19 membros, cinco dos quais eleitos pela Assembleia da República. Carlos César (PS), Francisco Louçã (BE), Domingos Abrantes (PCP), Rui Rio …

China já está a trabalhar no desenvolvimento de redes 6G

As autoridades chinesas divulgaram esta sexta-feira que já iniciaram pesquisas para o desenvolvimento de redes sem fio de sexta geração, apenas algumas semanas depois de as três principais operadoras de telecomunicações do país terem lançado …

Miguel Morgado desiste de se candidatar à liderança do PSD

O ex-adjunto de Pedro Passos Coelho anunciou, esta sexta-feira, que desistiu de avançar com a sua candidatura para liderar o PSD. Miguel Morgado anunciou, esta sexta-feira, através do Facebook, que "não foi infelizmente possível no presente …