/

Grécia entrega as rédeas à primeira mulher Presidente

Katerina Sakellaropoulou , uma juíza de 63 anos, tomou posse esta sexta-feira, em Atenas, depois de ser eleita Presidente da Grécia.

Katerina Sakellaropoulou é a primeira mulher a assumir o cargo de Presidente na história do país. A juíza, de 63 anos, tornou-se na sexta-feira a nova chefe de Estado, por um período de cinco anos, depois de ter sido elegida há cerca de dois meses.

A cerimónia de posse aconteceu num Parlamento quase vazio, como parte de um conjunto de medidas decretadas para impedir a propagação do novo coronavírus. Só estavam presentes alguns funcionários e um número limitado de jornalistas.

Sakellaropoulou foi eleita pelo Parlamento em janeiro, com os votos de 261 dos 300 parlamentares, uma das maiores maiorias entre partidos da história da Grécia. Desde logo, a juíza colocou as suas prioridades em cima da mesa: enfrentar a crise económica, as mudanças climáticas e a migração em massa.

Segundo o Raw Story, Sakellaropoulou era, até agora, chefe do principal tribunal administrativo da Grécia, o Conselho de Estado. Filha de um juiz do Supremo Tribunal, Sakellaropoulou concluiu a sua pós-graduação na Universidade de Sorbonne, em Paris.

Apesar de o cargo de Presidente coincidir com o chefe de Estado grego, a verdade é que o cargo é amplamente cerimonial. Na Grécia, os Presidentes dão aval a Governos e leis e, tecnicamente, têm o poder de declarar guerra – mas só em conjunto com o Governo.

A Grécia tem um número muito baixo de mulheres em altos cargos políticos, e o primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis foi criticado por escolher um gabinete maioritariamente masculino depois de vencer as eleições em julho do ano passado. No atual gabinete grego, todos os cargos, exceto um dos 18 seniores, são encabeçados por homens.

“Espero que a eleição de uma mulher pela primeira vez para a posição mais alta do país melhore a posição de todas as mulheres, tanto na família quanto na sociedade”, disse Sakellaropoulou. “Chegou a hora das mulheres deste país perceberem que podem realizar os seus sonhos sem enfrentar obstáculos simplesmente porque nasceram mulheres.”

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.