Grécia já começou a retirar refugiados do campo de Idomeni

Fotomovimiento / Flickr

Polícia macedónia disparou gás lacrimogéneo contra refugiados em Idomeni, a 10 abril 2016

Polícia macedónia disparou gás lacrimogéneo contra refugiados em Idomeni, a 10 abril 2016

Mais de oito mil pessoas estão no acampamento localizado na fronteira entre a Grécia e a Macedónia e vão agora começar a ser transferidas para centros de acolhimento nas proximidades.

Pelo menos 200 polícias começaram na manhã desta terça-feira a evacuação do campo de Idomeni, na Grécia, na fronteira com a Macedónia, onde vivem 8.400 migrantes, informou a AFP.

As forças da ordem estavam a ser assistidas por cerca de 20 veículos e um helicóptero que sobrevoava o campo, incitando os migrantes a embarcarem em autocarros para serem transferidos para centros de acolhimento nas proximidades.

Uma fonte governamental disse na segunda-feira que a operação de transferência “será gradual”, como ocorreu no porto de Pireu, de onde, desde o final de abril, 4.000 migrantes foram transferidos para centros de acolhimento.

Em declarações à BBC, Giorgos Christides, jornalista da revista alemã Der Spiegel, contou que a polícia está determinada em evacuar uma parte do campo durante o dia de hoje.

A intenção das autoridades é completar esta operação em cerca de dez dias, acrescentou o alemão à emissora britânica.

Milhares de migrantes, muitos deles crianças, vivem em condições miseráveis no campo de Idomeni desde que, no início de março, a Macedónia encerrou a sua fronteira com a Grécia, cortando a rota dos Balcãs, utilizada desde 2015 por centenas de milhares de pessoas para chegar aos países da Europa do norte.

Desde então, outros países dos Balcãs optaram por encerrar também as suas fronteiras. Mais de um milhão de refugiados chegaram à UE em barcos a partir da Turquia e da Grécia desde o ano passado.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.