Avançado que agora é central. O que é feito do “Grande Tesouro” chinês do Benfica?

Beijing Guoan

Yu Dabao, ex-benfiquista agora ao serviço do Beijing Guoan.

Yu Dabao chegou ao Benfica como um dos mais promissores avançados chineses. Agora destaca-se a defesa central no Beijing Guoan.

Estávamos em 2007 quando o Benfica anunciou a contratação de Yu Dabao, avançado chinês de 18 anos, para a equipa de juniores. Os ‘encarnados’ desembolsaram 400 mil euros pela promessa asiática cujo nome significa “o grande tesouro” em português.

Yu Dabao estava a impressionar na China, apesar da sua tenra idade. O jovem tinha marcado sete golos na sua primeira época a sénior no Qingdao Hailifeng.

António Carraça, então responsável pelo departamento de formação do Benfica, disse que Yu Dabao era uma “joia” que iria dar muitas alegrias aos benfiquistas.

“O futebol é cada vez mais um negócio global e a marca Benfica tem de se posicionar num mercado emergente, como é o asiático”, explicou António Carraça, sugerindo que a contratação também seria uma espécie de manobra de marketing.

Poucos meses antes da sua contratação, o atleta já tinha estado à experiência nas ‘águias’, chegando com o rótulo de um dos mais promissores avançados do futebol chinês. Ao serviço dos sub-18 da seleção chinesa, marcou 17 golos em 23 partidas.

No seu primeiro jogo pela equipa de juniores do Benfica contra o Portimonense, escrevia o Diário de Notícias à data, contribuiu com três golos na vitória por 8-0, apesar de ter jogado apenas durante 62 minutos.

Dabao tinha imensa margem de progressão, mas acabou por nunca vingar ao serviço do Benfica. O jovem ainda fez três jogos pela equipa principal, sendo depois emprestado a equipas de escalões inferiores — CD Aves, Olivais e Moscavide e CD Mafra.

Sem nunca jogar muito, Yu Dabao fez a sua última época em Portugal no Mafra, onde marcou quatro golos em dez jogos. Voltaria para a China em 2010, rumando ao Tianjin Teda. Lá, marcou 12 golos em 47 jogos e ajudou a equipa a chegar ao segundo lugar no campeonato.

Dois anos depois, Dabao transferiu-se para o Dalian Yifang. No primeiro ano ainda marcou 11 golos, mas depois foi descendo cada vez mais no terreno. Yu Dabao passou de ponta-de-lança para extremo, chegando mesmo a jogar a médio centro em algumas ocasiões.

Com a transferência para o Beijing Guoan, a novela repetiu-se. Começou como avançado, passou para extremo, jogou a médio ofensivo e, eventualmente, chegou a defesa central. Esta é a posição que Yu Dabao passou a ocupar desde 2019.

Curiosamente, isto aconteceu desde a saída de Roger Schmidt, que foi o treinador do emblema chinês entre 2018 e 2019.

O antigo goleador chinês encontrou uma nova vocação no terreno, aproveitando-se do seu grande porte físico.

Este ano leva 24 jogos, marcando até três golos — dando sinal de que ainda não se esqueceu de como fazer as redes balançar. Ao serviço da seleção principal chinesa já somou 65 internacionalizações e 19 golos.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.