A Grande Pirâmide de Gizé poderia ter um outro propósito

Embora seja conhecido que as magníficas pirâmides construídas no deserto africano serviram de local de descanso eterno para governantes da época, um especialista sugere que uma dessas construções poderia ter sido erguida por outro motivo.

O investigador de civilizações antigas Matthew Sibson sugere que a Grande Pirâmide de Gizé foi construída como uma gigantesca bomba de água, e não como um túmulo, escreve o jornal britânico Daily Star.

O historiador chegou a esta conclusão através dos relatos do historiador grego Heródoto sobre as duas “pirâmides perdidas” do lago Moeris, que fica a 80 quilómetros a sudoeste do Cairo, das quais pouco se sabe.

Segundo Sibson, habitantes locais da época disseram a Heródoto, que visitara o Egito em 490 a.C., que havia duas estruturas gigantescas cobertas por água.

“Heródoto afirma que o lago em si tem 90 metros de profundidade. As pirâmides, documenta ele, estavam no centro do lago e tinham 200 metros de altura, com metade delas submersas na água”, sugeriu o especialista no canal Ancient Architects do YouTube.

Na opinião de Sibson, isto confirma as suas afirmações sobre a associação entre as pirâmides e a água.

“Se a descrição de Heródoto está correta, o facto de que duas das maiores pirâmides do Egito foram construídas dentro do maior lago egípcio deveria dizer-nos algo sobre o seu propósito”, opinou.

Além da grande pirâmide do Egito, o acesso aos túmulos noutras construções deste tipo era feito descendo dentro da estrutura, comenta o especialista, explicando que, se as pirâmides do lago Moeris “seguiram esta tendência geral, elas podem muito bem ter ficado inundadas durante seis meses em cada ano, o que é certamente peculiar”.

O historiador indica que o lago Moeris considera-se ter sido um reservatório para o Planalto de Gizé, recolhendo água pela Grande Pirâmide, sugerindo que ela era uma bomba de água gigante.

Desta forma, para evitar a submersão do perímetro da estrutura, uma parede foi equipada com um poço, permitindo que a área entre a pirâmide e a parede fosse preenchida com água.

“Esta água não poderia ter vindo do Nilo, pois o rio é mais baixo que o Planalto de Gizé, mas o lago Moeris é mais alto que Gizé, e muitos investigadores acreditam fortemente que o lago é a fonte de água de Gizé. Mas para chegar lá, a uma distância de 80 quilómetros, certamente seria necessária uma bomba [de água]”, teorizou.

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. “Embora seja conhecido que as magníficas pirâmides construídas no deserto africano serviram de local de descanso eterno para governantes da época” .. ora… .. é mesmo?

    Que se saiba nenhum corpo/múmia foi encontrado/a dentro das pirâmides! Isso é muito giro mas é nos filmes… na realidade não há algo que seja a indicar que a pirâmides alguma vez foram túmulos ou que foram construídas para esse efeito!

    Há muito que se diga acerca das pirâmides… desde quem as construiu (foram escravos?!? Será??) … quem ordenou a sua construção (foi mesmo Khufu/Quéops?? Foi mesmo?? 🙂 ) .. quando foram feitas… porquê estavam revestidas a mica… a sua minuciosidade.. a sua orientação.. os detalhes de construção (por exemplo .. elas tem 8 faces e não 4).. a acústica interna.. os túneis escavados no seu interior.. a sua colocação no terreno e conformidade.. o complexo de túneis que circunda as pirâmides e o mistério do serapeu com as suas caixas de pedra milimetricamente construídas.. … e isto para não referir que há pirâmides em todo o planeta.. algumas mesmo debaixo de agua!!

    Nem tudo o que é academicamente aceite.. corresponde de facto à verdade!! Há que investigar e saber a origem dessa informação!

    Quando Napoleão chegou à esfinge… esta estava coberta de areia, no entanto.. quando foi escavada.. tinha erosão visível de agua nas suas laterais (tinha… porque entretanto já foi reparada umas boas dezenas de vezes).. porquê?? Será que foram mesmo os egípcios dinásticos a construir as pirâmides??

    Note-se também que os hieroglíficos encontrados em muitas obras de maior detalhe e qualidade.. são escandalosamente menos detalhados que a obra em si, o que leva a querer que quem os fez.. não foi quem criou a obra.

    … enfim.. há muito que se diga acerca das pirâmides…

    • Subscrevo o seu comentário! Bravo!
      E mais, sabe que uma mentira dita muitas vezes torna-se verdade.
      Cada bloco pesa toneladas e tinha de ser colocado no seu sítio a cada 2 segundos. Isto é facilmente verificável mas ninguém nos explicou como foi possível…
      Há coisas no percurso da Humanidade que não convém sabermos. Quanto mais ignorantes as pessoas forem, melhor para quem governa. A História da Humanidade vai ter de ser reescrita, quer queiram quer não e a Humanidade irá saber a sua verdadeira História.

    • Como disse W.S. “…entre o Céu e a Terra há muito mais do que pode supor a vã ‘filosofia’. Estamos longe de atingir a compreensão acerca do real objetivo das pirâmides…

  2. Há livros com uns 50 ou mesmo 60 anos que descrevem que as pirâmide jamais foram túmulos mas que serviram outros propósitos mas se a ciência hoje nos contasse a verdade arriscava-se uma revolução mundial a todos os níveis, perante essa situação prefere-se informar a sociedade com larachas.
    Mas de vez em quando um outro cientista lá vem dizer a verdade, as pirâmides têm 10.000 anos ou 5000 anos e existem porque foram feitas desta e daquela forma e logo estes cientistas são afastados do cargo e do local de trabalho. Aconteceu em 2018 com vários cientistas que trabalhavam nos Balcãs…
    Por isso há muito deixei de ler os textos dos jornais e semelhantes, pois muito raramente nos contam a verdade.

  3. Como disse W.S. “…entre o Céu e a Terra há muito mais do que pode supor a vã ‘filosofia’. Estamos longe de atingir a compreensão acerca do real objetivo das pirâmides…

  4. Achei bem interessante o assunto sobre as pirâmides, me criou muita curiosidade de saber mais, só que infelizmente é difícil devido a tantas informações manipuladas, só sabemos o que eles permitem ..

RESPONDER

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …

"Vocês são uns ingratos". Vieira arrasa equipa após empate com o Tondela

Luís Filipe Vieira foi ao balneário falar com os jogadores após o empate com o Tondela. O presidente benfiquista mostrou-se irritado e acusou os futebolistas de ingratidão. Depois do empate do SL Benfica com o CD …

Costa tirou o tapete ao seu "super-ministro" (que é cada vez mais candidato a líder do PS)

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, já foi um peso-pesado do Governo de António Costa, mas o primeiro-ministro desautorizou-o na discussão sobre o futuro da TAP, num claro sinal de que a "lua-de-mel" entre os …

Há dois candidatos na calha para suceder a Centeno. Siza Vieira fora da corrida

Pedro Siza Vieira era apontado como o favorito a suceder a Mário Centeno na pasta das Finanças, mas recusou essa possibilidade. Nelson de Souza e João Leão são agora os dois principais candidatos. Com a saída …

Ventura chega-se à "família Bolsonaro" e vai trabalhar com a extrema-direita europeia

O Chega de André Ventura tem mantido contactos internacionais, nomeadamente nos EUA e no Brasil, no sentido de estabelecer ligações que consolidem a sua força política. Terá mantido reuniões com elementos "próximos da família Bolsonaro" …

Surtos em Lisboa levam a que cirurgias e consultas não urgentes voltem a ser suspensas

O governo suspendeu novamente a atividade não urgente nos hospitais de Lisboa, Amadora, Sintra, Loures e Odivelas, devido à concentração de casos de covid-19, disse hoje à agência Lusa fonte do Ministério da Saúde. “As orientações …

Benfica e Aves têm acordos secretos "à margem da lei" para transferência de jogadores

SL Benfica e Desportivo das Aves mantêm acordos "secretos" e "à margem da lei" para a transferência de jogadores, segundo a manchete do jornal Público deste sábado. A Vila das Aves é um destino frequente para …

Sócrates troca subvenção vitalícia de 2 mil euros por salário chorudo como consultor

O ex-primeiro-ministro José Sócrates voltou ao mercado de trabalho em Março deste ano, para trabalhar como consultar numa empresa privada. Perdeu, assim, o direito à subvenção vitalícia de 2372 euros brutos, uma vez que estará …

Suspeito de rapto de Maddie investigado por desaparecimento de criança no Algarve

O novo suspeito no caso do desaparecimento de Madeleine McCann está a ser investigado pelo desaparecimento de uma criança alemã no Algarve, em 1996. Christian B., está detido na Alemanha por abuso sexual de menores, entre …

Trabalhadores em lay-off podem perder dois a três salários em 2020

Feitas as contas com base nas linhas gerais do Programa de Estabilização Económica e Social, os trabalhadores em lay-off podem perder dois a três salários em 2020. O lay-off simplificado veio trazer uma solução rápida para …