A Grande Pirâmide de Gizé poderia ter um outro propósito

Embora seja conhecido que as magníficas pirâmides construídas no deserto africano serviram de local de descanso eterno para governantes da época, um especialista sugere que uma dessas construções poderia ter sido erguida por outro motivo.

O investigador de civilizações antigas Matthew Sibson sugere que a Grande Pirâmide de Gizé foi construída como uma gigantesca bomba de água, e não como um túmulo, escreve o jornal britânico Daily Star.

O historiador chegou a esta conclusão através dos relatos do historiador grego Heródoto sobre as duas “pirâmides perdidas” do lago Moeris, que fica a 80 quilómetros a sudoeste do Cairo, das quais pouco se sabe.

Segundo Sibson, habitantes locais da época disseram a Heródoto, que visitara o Egito em 490 a.C., que havia duas estruturas gigantescas cobertas por água.

“Heródoto afirma que o lago em si tem 90 metros de profundidade. As pirâmides, documenta ele, estavam no centro do lago e tinham 200 metros de altura, com metade delas submersas na água”, sugeriu o especialista no canal Ancient Architects do YouTube.

Na opinião de Sibson, isto confirma as suas afirmações sobre a associação entre as pirâmides e a água.

“Se a descrição de Heródoto está correta, o facto de que duas das maiores pirâmides do Egito foram construídas dentro do maior lago egípcio deveria dizer-nos algo sobre o seu propósito”, opinou.

Além da grande pirâmide do Egito, o acesso aos túmulos noutras construções deste tipo era feito descendo dentro da estrutura, comenta o especialista, explicando que, se as pirâmides do lago Moeris “seguiram esta tendência geral, elas podem muito bem ter ficado inundadas durante seis meses em cada ano, o que é certamente peculiar”.

O historiador indica que o lago Moeris considera-se ter sido um reservatório para o Planalto de Gizé, recolhendo água pela Grande Pirâmide, sugerindo que ela era uma bomba de água gigante.

Desta forma, para evitar a submersão do perímetro da estrutura, uma parede foi equipada com um poço, permitindo que a área entre a pirâmide e a parede fosse preenchida com água.

“Esta água não poderia ter vindo do Nilo, pois o rio é mais baixo que o Planalto de Gizé, mas o lago Moeris é mais alto que Gizé, e muitos investigadores acreditam fortemente que o lago é a fonte de água de Gizé. Mas para chegar lá, a uma distância de 80 quilómetros, certamente seria necessária uma bomba [de água]”, teorizou.

ZAP ZAP // Sputnik News

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. “Embora seja conhecido que as magníficas pirâmides construídas no deserto africano serviram de local de descanso eterno para governantes da época” .. ora… .. é mesmo?

    Que se saiba nenhum corpo/múmia foi encontrado/a dentro das pirâmides! Isso é muito giro mas é nos filmes… na realidade não há algo que seja a indicar que a pirâmides alguma vez foram túmulos ou que foram construídas para esse efeito!

    Há muito que se diga acerca das pirâmides… desde quem as construiu (foram escravos?!? Será??) … quem ordenou a sua construção (foi mesmo Khufu/Quéops?? Foi mesmo?? 🙂 ) .. quando foram feitas… porquê estavam revestidas a mica… a sua minuciosidade.. a sua orientação.. os detalhes de construção (por exemplo .. elas tem 8 faces e não 4).. a acústica interna.. os túneis escavados no seu interior.. a sua colocação no terreno e conformidade.. o complexo de túneis que circunda as pirâmides e o mistério do serapeu com as suas caixas de pedra milimetricamente construídas.. … e isto para não referir que há pirâmides em todo o planeta.. algumas mesmo debaixo de agua!!

    Nem tudo o que é academicamente aceite.. corresponde de facto à verdade!! Há que investigar e saber a origem dessa informação!

    Quando Napoleão chegou à esfinge… esta estava coberta de areia, no entanto.. quando foi escavada.. tinha erosão visível de agua nas suas laterais (tinha… porque entretanto já foi reparada umas boas dezenas de vezes).. porquê?? Será que foram mesmo os egípcios dinásticos a construir as pirâmides??

    Note-se também que os hieroglíficos encontrados em muitas obras de maior detalhe e qualidade.. são escandalosamente menos detalhados que a obra em si, o que leva a querer que quem os fez.. não foi quem criou a obra.

    … enfim.. há muito que se diga acerca das pirâmides…

    • Subscrevo o seu comentário! Bravo!
      E mais, sabe que uma mentira dita muitas vezes torna-se verdade.
      Cada bloco pesa toneladas e tinha de ser colocado no seu sítio a cada 2 segundos. Isto é facilmente verificável mas ninguém nos explicou como foi possível…
      Há coisas no percurso da Humanidade que não convém sabermos. Quanto mais ignorantes as pessoas forem, melhor para quem governa. A História da Humanidade vai ter de ser reescrita, quer queiram quer não e a Humanidade irá saber a sua verdadeira História.

    • Como disse W.S. “…entre o Céu e a Terra há muito mais do que pode supor a vã ‘filosofia’. Estamos longe de atingir a compreensão acerca do real objetivo das pirâmides…

  2. Há livros com uns 50 ou mesmo 60 anos que descrevem que as pirâmide jamais foram túmulos mas que serviram outros propósitos mas se a ciência hoje nos contasse a verdade arriscava-se uma revolução mundial a todos os níveis, perante essa situação prefere-se informar a sociedade com larachas.
    Mas de vez em quando um outro cientista lá vem dizer a verdade, as pirâmides têm 10.000 anos ou 5000 anos e existem porque foram feitas desta e daquela forma e logo estes cientistas são afastados do cargo e do local de trabalho. Aconteceu em 2018 com vários cientistas que trabalhavam nos Balcãs…
    Por isso há muito deixei de ler os textos dos jornais e semelhantes, pois muito raramente nos contam a verdade.

  3. Como disse W.S. “…entre o Céu e a Terra há muito mais do que pode supor a vã ‘filosofia’. Estamos longe de atingir a compreensão acerca do real objetivo das pirâmides…

  4. Achei bem interessante o assunto sobre as pirâmides, me criou muita curiosidade de saber mais, só que infelizmente é difícil devido a tantas informações manipuladas, só sabemos o que eles permitem ..

RESPONDER

Comer muitas refeições takeaway pode aumentar a probabilidade de morte

Comer demasiadas vezes refeições takeaway pode afetar negativamente a saúde das pessoas. Isto porque, muitas vezes, a comida em causa é fast food. A pandemia de covid-19 veio intensificar a adoração das pessoas pelas refeições takeaway. …

Fezes de morcego ajudam a decifrar o passado da humanidade

Uma equipa de investigadores australianos usou fezes de morcego para ajudar a entender uma parte do passado dos nossos ancestrais. Para perceber melhor como é que artefactos antigos são alterados pelo sedimento em que estão enterrados …

"É como fogo". Dezenas de pessoas morreram na República Dominicana após ingestão de álcool ilegal

Depois de dezenas de pessoas morreram por intoxicação nas últimas semanas, as autoridades da República Dominicana acabaram por fechar várias lojas de bebidas alcoólicas. As lojas de bebidas clandestinas situavam-se sobretudo na capital, Santo Domingo, mas …

Eis AlphaDog, a resposta da China para o cão-robô norte-americano Spot

A empresa de tecnologia Weilan, sediada em Nanjing, na China, desenvolveu o AlphaDog, um cão-robô que usa sensores e inteligência artificial (IA) para realizar uma série de aplicações, incluindo entrega de encomendas e orientação para …

E se a vacina contra a covid-19 se chamasse Trumpcine? O "sir" sugeriu e Donald Trump gostou

No fim de semana passado, durante um encontro do Comité Nacional Republicano, o ex-Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que alguém sugeriu que as vacinas disponíveis contra a covid-19 deveriam receber o seu nome. …

O custo da paz mundial é bastante inferior ao custo da guerra

Um recente relatório do Instituto de Economia e Paz (IEP) conclui que o custo dos países com a violência é bem superior ao custo com a paz mundial. O Instituto de Economia e Paz estima que, …

Malta vai pagar aos turistas que visitarem a ilha durante o verão

Numa altura em que pandemia não tem dado tréguas ao setor do turismo, Malta anunciou um conjunto de medidas com o objetivo de encorajar os viajantes a visitarem o país e a ficarem hospedados nos …

Pentágono confirma que filmagens de OVNI em forma de pirâmide são autênticas

Uma nova série de imagens e vídeos de OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados) filmados pela Marinha dos Estados Unidos foi agora confirmada como autêntica pelo Pentágono. Enquanto muitas pessoas geralmente se referem a avistamentos misteriosos …

Irão vai aumentar produção de urânio enriquecido em resposta ao “terrorismo nuclear” de Israel

O Irão justificou esta quarta-feira a decisão de enriquecer urânio a 60% como resposta ao “terrorismo nuclear” e à “maldade” israelita, referindo-se ao alegado ataque contra a central de Natanz, no domingo. “A decisão de enriquecer …

Possibilidade de ser reinfetado baixa 84% para quem já teve covid-19

Um novo estudo indica que a infeção prévia por SARS-CoV-2 protege a maioria dos indivíduos contra a reinfecção durante uma média de sete meses As probabilidades de reinfeção não descem até zero, mas um novo estudo, …