A Grande Pirâmide de Gizé é, na realidade, assimétrica

Hostelworld.com

Pirâmides do Egipto

É uma das estruturas mais fascinantes e bem construídas da nossa existência, mas os investigadores mostraram que as Pirâmides de Gizé são, na realidade, assimétricas, graças a um erro que os construtores fizeram há 4500 anos.

Este erro levou a que o lado oeste da pirâmide fosse ligeiramente maior do que o este, criando uma base que não é perfeitamente quadrada, apesar do facto de assim parecer ao longe.

A descoberta foi feita em 2016, quando os investigadores da fundação de pesquisa Glen Dash, com sede nos EUA, e do Ancient Egypt Research Associates, AERA, estudavam a magnífica estrutura de forma a compreender melhor as dimensões originais.

Há muito tempo, quando as pirâmides foram construídas há 4500 anos, sob as regras do Faraó Khufu, as pirâmides estavam revestidas em calcário branco. Com o passar dos anos, o calcário foi retirado, provavelmente para outros projetos de construção, deixando a estrutura que conhecemos atualmente.

“A maioria das pedras de revestimento foi removida há centenas de anos para material de construção e deixou a pirâmide que conhecemos hoje, sem o seu revestimento original”, explicou Glen Dash, da Fundação de Investigação Glen Dash.

Para compreender como era a Grande Pirâmide de Gizé antes de ficar sem o revestimento as equipas mediram – uma tarefa que é muito mais fácil dita do que feita.

O primeiro passo foi encontrar pontos na pirâmide onde as pedras exteriores – ou “revestimento” – estariam provavelmente posicionadas, procurando marcas e examinando a base em que a pirâmide foi construída. A equipa encontrou 84 pontos que marcam os limites originais da construção.

Estes pontos foram preenchidos numa grelha para que os investigadores pudessem usar uma técnica chamada regressão linear para calcular os comprimentos de cada lado. OS investigadores descobriram que a pirâmide já mediu 230.295 – 230.373 metros de comprimento, mas o lado oeste media entre 230.378 – 230.436 metros, significando isto uma diferença de 14.1 centímetros.

Apesar de não ser um erro gigante, e a pirâmide nem parecer “torta” devido ao erro, significa que alguém se enganou durante todos estes anos. Dito isso, a equipa continua perplexa com a forma como antigos construtores chegaram tão perto da perfeição.

“Os dados mostram que os egípcios possuíam habilidades notáveis para o seu tempo”, explicou Dash. “Apenas podemos especular sobre como os egípcios estabeleceram essas linhas com tanta precisão usando apenas as ferramentas que tinham disponíveis na altura”.

Para construir os monumentos, os construtores provavelmente apresentaram o design da pirâmide em algum tipo de grelha e aplicaram ao chão durante a construção, apesar de a equipa dizer que são necessárias mais pesquisas para descobrir como de facto isto se procedeu.

“Esperamos eventualmente descobrir como os eqípcios apresenataram a pirâmide com tanta precisão e, ao fazê-lo, esperamos aprender mais sobre as ferramentas e tecnologias de que dispunham”, disse Dash.

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Para a malta que acha que as pirâmides foram construídas com recurso a tecnologia avançada extraterrestre: Então? Com tanta tecnologia e os homenzinhos verdes erraram as contas? Se calhar usaram um Pentium…

    • Na verdade, isto também são aproximações e suposições.

      O revestimento já não existe, não podemos saber quanto fosse perfeito.

      E, como sabemos, não é extremamente necessário que “o que está por baixo” seja perfeito para que o “acabamento” o seja – sobretudo em ‘contrução civil’.

  2. No título do artigo usam o singular: “A grande pirâmide de Gizé…” No desenvolvimento usam o plural:”As pirâmides de Gizé…”. Em que ficamos, as pirâmides são todas assimétricas ou só a maior?

    • Na verdade não é isso que é importante. Provavelmente, nenhuma das pirâmides é “perfeita”.

      O que é surpreendente é como há 5000 anos conseguiram fazer um edifício de 200 metros de lado com um erro de apenas 14 centímetros!
      Hoje, com toda a “tecnologia”, os trolhas fazem bem pior em casas de apenas 10 metros!

RESPONDER

"O mundo está no momento mais perigoso da história humana", diz Noam Chomsky

O professor norte-americano Noam Chomsky, conhecido como o pai da linguística moderna, advertiu que o mundo está no momento mais perigoso da história da humanidade devido à crise climática, à ameaça de guerra nuclear e …

Portugal com 849 novas infecções por covid-19. Há 20.722 casos activos

Portugal registou 849 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se a tendência de subida verificada nos dias anteriores. Mas o número de pacientes recuperados também não era tão alto desde Julho. O boletim da …

A Grândola Vila Morena abafou "a maior marcha alguma vez vista" do Chega

Com a Praça do Giraldo, em Évora, dividida por barreiras anti-motim, os participantes da concentração "Pela Liberdade" receberam os apoiantes do Chega de André Ventura ao som de "Grândola Vila Morena" e empunhando cravos vermelhos …

Pandemia assola Irão. EUA com mais 888 mortos. 19 países europeus bateram recorde de casos

Naquele que é o número mais elevado de casos diários desde abril, a Alemanha registou 2.297 novos contágios, 19 países europeus já ultrapassaram o recorde de casos do pico da pandemia. O Irão ultrapassou as …

Rangel "é um turista do carago". SMS atestam que Vieira usou Benfica em "benefício pessoal"

Luís Filipe Vieira é um dos acusados da Operação Lex, com o Ministério Público (MP) a alegar que o presidente do Benfica utilizou o clube em "benefício pessoal" para obter uma cunha do juiz Rui Rangel. O …

Farmácias em risco de não ter vacinas da gripe para tantos pedidos

As farmácias privadas receiam não ter doses suficientes de vacina contra a gripe para dar resposta a todos os pedidos. As encomendas da vacina já sãocinco vezes mais do que as registadas em 2019. A preocupação …

É responsabilidade a mais. Médicos não querem integrar Brigadas Rápidas dos lares

Está a ser difícil contratar médicos para as Brigadas de Intervenção Rápida dos lares que foram anunciadas pelo Governo. Mesmo a receberem acima da tabela de pagamentos, os médicos receiam a falta de condições e …

Restrições a turistas suavizadas. Finlândia tenta salvar a Lapónia (e a época de inverno)

A Finlândia, que vê o turismo estrangeiro em perigo na Lapónia, permite a partir de hoje a entrada de turistas de cerca de vinte países sem terem de fazer quarentena. As medidas surgem numa altura em …

"Foi uma vergonha". PS em choque com saída de Jamila e com o poder de Temido

A saída de Jamila Madeira do cargo de secretária de Estado Adjunta e da Saúde, a pedido da ministra Marta Temido, deixou alguns socialistas "arrepiados" e há um desconforto interno com a situação. É mais …

Mãe de bebé deixado no Cacém entregou-se no hospital e foi constituída arguida

A mãe do bebé deixado na terça-feira junto ao Centro Social Baptista, no Cacém, Sintra, entregou-se hoje no Hospital Amadora-Sintra e, depois de ter sido transportada para a esquadra, foi constituída arguida, disse à Lusa …