A Grande Pirâmide de Gizé é, na realidade, assimétrica

Hostelworld.com

Pirâmides do Egipto

É uma das estruturas mais fascinantes e bem construídas da nossa existência, mas os investigadores mostraram que as Pirâmides de Gizé são, na realidade, assimétricas, graças a um erro que os construtores fizeram há 4500 anos.

Este erro levou a que o lado oeste da pirâmide fosse ligeiramente maior do que o este, criando uma base que não é perfeitamente quadrada, apesar do facto de assim parecer ao longe.

A descoberta foi feita em 2016, quando os investigadores da fundação de pesquisa Glen Dash, com sede nos EUA, e do Ancient Egypt Research Associates, AERA, estudavam a magnífica estrutura de forma a compreender melhor as dimensões originais.

Há muito tempo, quando as pirâmides foram construídas há 4500 anos, sob as regras do Faraó Khufu, as pirâmides estavam revestidas em calcário branco. Com o passar dos anos, o calcário foi retirado, provavelmente para outros projetos de construção, deixando a estrutura que conhecemos atualmente.

“A maioria das pedras de revestimento foi removida há centenas de anos para material de construção e deixou a pirâmide que conhecemos hoje, sem o seu revestimento original”, explicou Glen Dash, da Fundação de Investigação Glen Dash.

Para compreender como era a Grande Pirâmide de Gizé antes de ficar sem o revestimento as equipas mediram – uma tarefa que é muito mais fácil dita do que feita.

O primeiro passo foi encontrar pontos na pirâmide onde as pedras exteriores – ou “revestimento” – estariam provavelmente posicionadas, procurando marcas e examinando a base em que a pirâmide foi construída. A equipa encontrou 84 pontos que marcam os limites originais da construção.

Estes pontos foram preenchidos numa grelha para que os investigadores pudessem usar uma técnica chamada regressão linear para calcular os comprimentos de cada lado. OS investigadores descobriram que a pirâmide já mediu 230.295 – 230.373 metros de comprimento, mas o lado oeste media entre 230.378 – 230.436 metros, significando isto uma diferença de 14.1 centímetros.

Apesar de não ser um erro gigante, e a pirâmide nem parecer “torta” devido ao erro, significa que alguém se enganou durante todos estes anos. Dito isso, a equipa continua perplexa com a forma como antigos construtores chegaram tão perto da perfeição.

“Os dados mostram que os egípcios possuíam habilidades notáveis para o seu tempo”, explicou Dash. “Apenas podemos especular sobre como os egípcios estabeleceram essas linhas com tanta precisão usando apenas as ferramentas que tinham disponíveis na altura”.

Para construir os monumentos, os construtores provavelmente apresentaram o design da pirâmide em algum tipo de grelha e aplicaram ao chão durante a construção, apesar de a equipa dizer que são necessárias mais pesquisas para descobrir como de facto isto se procedeu.

“Esperamos eventualmente descobrir como os eqípcios apresenataram a pirâmide com tanta precisão e, ao fazê-lo, esperamos aprender mais sobre as ferramentas e tecnologias de que dispunham”, disse Dash.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Para a malta que acha que as pirâmides foram construídas com recurso a tecnologia avançada extraterrestre: Então? Com tanta tecnologia e os homenzinhos verdes erraram as contas? Se calhar usaram um Pentium…

  2. No título do artigo usam o singular: “A grande pirâmide de Gizé…” No desenvolvimento usam o plural:”As pirâmides de Gizé…”. Em que ficamos, as pirâmides são todas assimétricas ou só a maior?

RESPONDER

A NASA pode já ter encontrado o misterioso Planeta X

O misterioso Planeta X, um planeta gigante desconhecido nos confins do Sistema Solar e que mexe com as órbitas de algumas das rochas do Cinturão de Kuiper, pode já ter sido visto pela NASA. Acredita-se que …

Episódio de “Os Simpsons” com Michael Jackson retirado do Disney+

No seguimento da controvérsia em torno de Michael Jackson depois do documentário Leaving Neverland, o episódio de Os Simpsons com a presença do cantor foi deixado de fora do catálogo do Disney+, a nova plataforma …

Lítio pode reverter malefícios de radiação no cérebro

Cientistas concluíram numa experiência com ratos que o lítio pode reverter os malefícios da radiação no cérebro, podendo o seu uso ser promissor para tratar crianças que foram sujeitas a radioterapia e desenvolveram posteriormente défices …

Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas nos clientes

https://vimeo.com/373176205 Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas para enganar, iludir ou persuadir os clientes. A tendência é que o recurso a estas práticas aumente nos próximos anos. Um estudo apresentado na semana …

Eurovisão procura voluntários para trabalhar 18 dias seguidos sem vencimento

A procura de voluntários para o Festival Eurovisão de 2020 está a gerar polémica. A organização quer disponibilidade total durante 18 dias, não oferecendo qualquer vencimento, nem pagando despesas de viagem ou estadia. O Festival Eurovisão …

Portugal 6 vs 0 Lituânia | Ronaldo e Cia destroem lituanos

Portugal goleou a Lituânia esta quinta-feira no Estádio Algarve, por 6-0, e está a uma vitória de garantir o apuramento para o Euro 2020, decisão que está marcada para o próximo domingo, quando a seleção …

Um “caixão” nuclear da Guerra Fria pode estar prestes a colapsar

Durante a Guerra Fria, os EUA lançaram 67 bombas atómicas nas Ilhas Marshall, no oceano Pacífico. No fim nos anos 70, os detritos expostos à radiação nas seis ilhas foram transportados para um poço gigante …

App usada para ler dados biométricos de europeus no Reino Unido pode ser pirateada

A aplicação digital criada pelo governo britânico para recolher dados biométricos dos europeus candidatos ao estatuto de residente no Reino Unido, obrigatório depois do Brexit e pedido por 210 mil portugueses, pode ser pirateada, alertou …

Bruxelas abre processo de infração contra Reino Unido por não nomear comissário europeu

A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira a abertura de um procedimento de infração contra o Reino Unido por este Estado-membro, que está em processo de saída da União Europeia (UE), não ter nomeado um comissário. “Enquanto …

Urgência pediátrica do Garcia de Orta encerra à noite a partir de segunda-feira

O serviço de urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai fechar à noite a partir de segunda-feira, disse a ministra da Saúde, que prolongou o horário de duas unidades de saúde para …