O majestoso Grande Lago Salgado nos EUA está a morrer

Urvish Prajapati / Pexels

O Grande Lago Salgado, no Utah, EUA.

O maior lago salgado do ocidente, o Grande Lago Salgado, no Utah, corre o risco de desaparecer nos próximos cinco anos. Cientistas chamam a atenção das autoridades para para impedir o colapso iminente.

Dando o nome à capital do estado de Utah, Salt Lake City, e contribuindo economicamente com cerca de 2 mil milhões de dólares para a região, o Grande Lago Salgado está em sérios apuros.

De acordo com um relatório publicado pela Brigham Young University (BYU), para reverter o cenário, é necessário que uma quantidade enorme de água regresse ao lago anualmente.

Para se ser mais exato, o nível de água numa área de 10.000 quilómetros quadrados precisa de subir 30 centímetros por ano: isso equivale a 3 mil milhões de litros anualmente. O volume que chega no lago hoje é de apenas 250 milhões, cerca de 8% do necessário.

Os cientistas da BYU afirmam que a população não está ciente da urgência da questão.

Os investigadores pedem que as autoridades locais criem um plano de emergência de recuperação da bacia hidrográfica. É necessário que o consumo de água na região caia idealmente para metade.

NASA / Marshall Space Flight Center

O Grande Lago Salgado é cortado por uma ferrovia construída em 1959. A porção norte já recebe menos água e é mais salina.

O colapso do Grande Lago Salgado

O principal destino da água retirada da bacia do Grande Lago Salgado é o uso agrícola. 75% dela é aplicada na irrigação das plantações na região, sendo que grande parte deste volume nem chega até ao lago, já que é retirado ainda nos rios de água doce que desaguam nele. Outros 9% da água retirada são usados na mineração.

O ecossistema do Grande Lago Salgado é importante para inúmeras espécies da fauna e da flora. Além disso, o lago controla a qualidade do ar na região, além de ajudar na regulação da temperatura e da precipitação, tanto de chuva quanto de neve.

Benjamin J. Burger / Wikimedia

Comparação de volume do Grande Lago Salgado entre 1984 e 2018.

O colapso do lago pode libertar uma série de substâncias tóxicas depositadas no seu leito, como arsénio, chumbo e cianotoxinas. Um evento como esse na Califórnia levou ao aumento da incidência de asma e doenças cardiovasculares na população. A poeira libertada também pode danificar plantações e acelerar o derretimento da neve nas montanhas à volta.

Para os especialistas, “reverter o colapso do sistema do Grande Lago Salgado é talvez o maior desafio enfrentado na história do estado”. Um sinal de otimismo é o facto de que os cidadãos de Utah já foram capazes de reverter uma situação semelhante na década de 30, quando o lago quase secou.

Na altura, foram feitas mudanças na infraestrutura e na política de uso de água na região. O Lago Utah, porém, é de água doce e muito menor que o Grande Lago Salgado.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.