Governos desligaram a Internet centenas de vezes em 2019

Dezenas de Governos de todo o mundo desligaram os seus países da Internet de forma intencional mais de 200 vezes durante o ano passado, afetando milhões de utilizadores, revela um novo relatório do grupo de direitos digitais Acess Now.

“Este tipo de dano pode parecer menos prejudicial do ponto de vista do escopo (…) No entanto, estas vozes silenciadas podem ser absolutamente cruciais para alertar o público sobre violações e/ou abusos dos direitos humanos e para obter ajuda para os afetados”, pode ler-se no documento, citado pelo portal Futurism.

Índia e Venezuela são campeãs no que a interrupções propositadas do serviço de Internet diz respeito. O país de Ram Nath Kovind lidera, tendo registado 121 shut downs em 2019, as maiorias dos quais na disputada região de Caxemira.

Segue-se a Venezuela de Nicolás Maduro, com um número bastante mais baixo – os serviços de Internet foi interrompidos “apenas” 12 vezes em 2019.

O grupo Acess Now descobriu que o número de shut downs tem sido menor, mas mais direcionado a determinados grupos.

Em 2019, houve pelo menos 14 casos em que em que as empresas diminuiram significativamente a velocidade da Internet, em vez de a desligarem por completo. A ideia, explicou o Acess Now à emissora britânica BBC, passava por sufocar a partilha de ficheiros multimédia, especialmente nas redes sociais. Grande parte destes casos acabou por se tornar num “apagão” completo da Internet.

O mesmo documento frisa ainda que estes “apagões” parecem, muito frequentemente, estarem associados a protestos públicos, enquadrando-se numa espécie de estratégia para reprimir comunicações e a dissidência.

“Parece que há cada vezes mais países que estão a aprender uns com os outros e [estão] a implementar a opção nuclear de desligar a Internet para silenciar críticos ou perpetuar outras violações dos direitos humanos sem qualquer supervisão”, disse o grupo.

Recentemente, recorde-se, o Governo russo levou a cabo uma série de testes, conseguindo desligar-se da Internet mundial. Em causa está o controverso programa RuNet, que irá desmembrar o país da rede mundial de computadores.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Turquia retém avião com ventiladores para Espanha

A ministra das Relações Exteriores de Espanha, Arancha González Laya, disse esta sexta-feira que as autoridades da Turquia retêm em Ancara um avião oriundo da China com ventiladores, para combater a pandemia de covid-19. A ministra …

Arqueólogos revelam condições horríveis de campo de concentração nazi no Reino Unido

Uma equipa de arqueólogos revelou as condições horríveis de um campo de concentração nazi em Alderney, a ilha britânica mais setentrional do Canal da Mancha, onde estavam prisioneiros políticos e trabalhadores forçados durante a Segunda …

Governo quer reabrir ensino secundário a 4 de maio. Telescola deve arrancar depois da Páscoa

O Governo está a preparar a reabertura das escolas apenas para o ensino secundário para 4 de maio. Ainda falta ouvir a Direção-geral da Saúde, os especialistas, o Conselho Nacional de Educação e o Conselho …

“Não há razão para alarme”. Governo quer perdoar penas até dois anos e antecipar liberdade condicional

A proposta de lei do Governo que estabelece um regime excecional para as prisões, no âmbito da pandemia covid-19, já deu entrada na Assembleia da República, podendo ser consultada na página oficial do Parlamento. No diploma, …

O nosso cérebro evoluiu para acumular mantimentos (e julgar os outros por fazer o mesmo)

O nosso cérebro evoluiu de uma forma que, em situações de stress, acumulamos mantimentos e julgamos os outros por fazer exatamente o mesmo. Os media estão repletos de histórias – e a condenação – de pessoas que …

Autarca de Vieira do Minho denuncia: testes estão a ser desviados para Lisboa

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Gerês/Cabreira, Vieira do Minho, detetou 77 infetados pelo novo coronavírus, com os autarcas da área a reclamarem contra a demora na distribuição de testes, disse esta sexta-feira à …

Trump recomenda uso de máscaras (mas recusa-se a usá-las)

Esta sexta-feira, os Estados Unidos tiveram, pelo quarto dia consecutivo, o maior número de mortes em 24 horas, num total de 1.094, e contam com quase 30 mil novos casos. No seu briefing diário, de acordo …

A Antártida já foi uma floresta tropical

A Antártida pode ter sido o lar de ecossistemas quentes e pantanosos cercados por fetos e árvores coníferas há 90 milhões de anos, altura marcada pelo auge dos dinossauros. Uma análise do solo antigo extraído da …

Algumas estrelas têm "veneno" dentro de si (e é por isso que explodem)

Algumas estrelas têm um "veneno" dentro de si: o elemento néon no núcleo das estrelas pode desencadear uma reação química que leva a uma morte definitiva e explosiva. Estrelas menos massivas, como o nosso Sol, expandem-se …

Criada tecnologia que traduz pensamentos diretamente em texto

Uma equipa de investigadores diz ter criado um sistema capaz de traduzir sinais cerebrais diretamente em texto escrito. Este é um passo promissor para que no futuro seja possível escrever num computador apenas com o …