Governos desligaram a Internet centenas de vezes em 2019

Dezenas de Governos de todo o mundo desligaram os seus países da Internet de forma intencional mais de 200 vezes durante o ano passado, afetando milhões de utilizadores, revela um novo relatório do grupo de direitos digitais Acess Now.

“Este tipo de dano pode parecer menos prejudicial do ponto de vista do escopo (…) No entanto, estas vozes silenciadas podem ser absolutamente cruciais para alertar o público sobre violações e/ou abusos dos direitos humanos e para obter ajuda para os afetados”, pode ler-se no documento, citado pelo portal Futurism.

Índia e Venezuela são campeãs no que a interrupções propositadas do serviço de Internet diz respeito. O país de Ram Nath Kovind lidera, tendo registado 121 shut downs em 2019, as maiorias dos quais na disputada região de Caxemira.

Segue-se a Venezuela de Nicolás Maduro, com um número bastante mais baixo – os serviços de Internet foi interrompidos “apenas” 12 vezes em 2019.

O grupo Acess Now descobriu que o número de shut downs tem sido menor, mas mais direcionado a determinados grupos.

Em 2019, houve pelo menos 14 casos em que em que as empresas diminuiram significativamente a velocidade da Internet, em vez de a desligarem por completo. A ideia, explicou o Acess Now à emissora britânica BBC, passava por sufocar a partilha de ficheiros multimédia, especialmente nas redes sociais. Grande parte destes casos acabou por se tornar num “apagão” completo da Internet.

O mesmo documento frisa ainda que estes “apagões” parecem, muito frequentemente, estarem associados a protestos públicos, enquadrando-se numa espécie de estratégia para reprimir comunicações e a dissidência.

“Parece que há cada vezes mais países que estão a aprender uns com os outros e [estão] a implementar a opção nuclear de desligar a Internet para silenciar críticos ou perpetuar outras violações dos direitos humanos sem qualquer supervisão”, disse o grupo.

Recentemente, recorde-se, o Governo russo levou a cabo uma série de testes, conseguindo desligar-se da Internet mundial. Em causa está o controverso programa RuNet, que irá desmembrar o país da rede mundial de computadores.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Simone Biles: "Deveria ter desistido muito antes dos Jogos Olímpicos"

"Uma mulher preta tem que ser a melhor, as pessoas tentam menosprezar", lamentou a multi-campeã olímpica de ginástica. Simone Biles não conquistou qualquer medalha de ouro nos Jogos Olímpicos deste ano mas foi a atleta mais …

Mãe e filho de 2 anos morrem à porta do estádio. Jogo decorreu normalmente

Queda aconteceu pouco antes de começar um jogo da Major League Baseball, em San Diego. O desporto passou para segundo plano na tarde deste domingo, pouco antes de um jogo de beisebol, nos Estados Unidos da …

"Blá blá blá". Greta Thunberg acusa líderes mundiais de não cumprirem com as promessas climáticas

Ativista considera que os anúncios feitos pelos líderes mundiais não passam de bonitas intenções que, na prática, não se traduzem em ações com verdadeiro impacto na luta contra as alterações climáticas. Greta Thunberg acusou os líderes …

Mulher com síndrome de Down perde ação judicial contra a lei do aborto no Reino Unido

Na semana passada, uma mulher com síndrome de Down perdeu uma ação judicial contra o governo britânico por causa de uma lei que permite o aborto até ao fim da gestação de fetos que poderão …

Tribunal condena corticeira da Feira por despedir trabalhadora que denunciou assédio

A corticeira Fernando Couto foi condenada pelo Tribunal da Feira a pagar uma coima de cerca de 11 mil euros por ter despedido a operária Cristina Tavares, após esta ter denunciado ser vítima de assédio …

Dupla de cientistas apresenta uma nova abordagem para reciclar plástico

Um novo estudo oferece uma abordagem totalmente nova para reciclar plástico, tendo sido inspirada na forma como a natureza naturalmente "recicla" os componentes dos polímeros orgânicos presentes no ambiente. As proteínas são um dos principais compostos …

Edição de 2021 da Web Summit recebe 40 mil participantes. Moedas como presidente não será problema

Evento, que se realiza entre 1 e 4 de Novembro, volta a decorrer em formato presencial depois de em 2020 a pandemia ter transferido as atividades para o ambiente digital. O presidente executivo da Web Summit, …

Alunos carenciados com desempenho inferior aos dos mais favorecidos

Mesmo tendo acesso a meios digitais, o desempenho dos alunos carenciados foi sempre “inferior” aos dos seus colegas oriundos de meios mais favorecidos.  Segundo noticia o Público, esta é uma das principais conclusões a que chegou …

José Rendeiro condenado a três anos e seis meses de prisão efetiva

Embaixador jubilado Júlio Mascarenhas acusa o BPP de o ter convencido a investir num produto com juros e capital garantido num momento em que o banco já atravessava sérias dificuldades. O antigo presidente do Banco Privado …

Cantor R. Kelly declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual

O cantor norte-americano R. Kelly foi esta segunda-feira declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual, após um julgamento em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América (EUA), que decorreu durante seis semanas, no qual …