//

Governo quer primeira liga de futebol em sinal aberto

1

O Governo recomenda a transmissão televisiva de partidas referentes à I Liga de futebol em sinal aberto. De acordo com um despacho publicado em Diário da República, na lista de eventos que o Governo considera de “interesse generalizado do público em 2020” consta um jogo por jornada da I Liga envolvendo um dos cinco primeiros classificados das cinco épocas anteriores.

“Os detentores dos direitos exclusivos dos eventos referidos [os jogos da I Liga] (…) deverão assegurar que é efetivamente facultado o acesso aos respetivos direitos, em termos não discriminatórios e nas condições do mercado, de um jogo em cada jornada equitativamente repartidos entre cada uma das cinco equipas e em número igual de jogos em casa e jogos fora”, continua o Governo.

Estes jogos do campeonato são alguns dos eventos que o Governo considera que devem ser transmitidos televisivamente em sinal aberto. A estes juntam-se as finais da Taça de Portugal, Taça da Liga e Supertaça, em masculinos e femininos.

O Governo recomenda ainda a transmissão de um encontro de uma equipa portuguesa por ronda/eliminatória das competições europeias, assim como as finais destas provas.

As participações das seleções portuguesas de futebol, masculina e feminina, em fases finais de Mundiais e Europeus devem também poder ser acompanhadas em sinal aberto.

Em relação ao Euro 2020, as cerimónias de abertura e de encerramento, os quartos-de-final, as meias-finais e a final devem ser transmitidos. Juntam-se a estas partidas a totalidade dos jogos da seleção portuguesa para esta mesma competição.

Constam ainda na lista do Executivo as cerimónias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tóquio 2020, bem como as “provas finais das diversas modalidades” e a participação de atletas portugueses. Também a Volta a Portugal em bicicleta faz parte da lista de eventos enumerados pelo Governo.

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.