/

Governo promete pagar 855 milhões em dívidas do SNS nos próximos cinco anos

O Governo prevê liquidar os 855 milhões de euros de pagamentos em atraso no Sistema Nacional de Saúde (SNS) durante os próximos cinco anos, de acordo com um despacho conjunto dos Ministérios das Finanças e da Saúde. A maior parte deste montante, 445 milhões de euros, será paga ainda este ano. 

Até 2023, o Governo promete amortizar 855 milhões de euros de dívidas do SNS. De acordo com o Jornal de Negócios esta quarta-feira, esta informação consta de um despacho conjunto dos Ministérios das Finanças e da Saúde, a que o jornal teve acesso, que aprova um “plano de liquidação de pagamentos em atraso do SNS”.

“No final de 2018, o valor dos pagamentos em atraso era de 855 milhões de euros, dos quais 538 milhões eram relativos a fornecedores fora da administração central do Estado”, lê-se no diploma.

Segundo o documento, o plano aprovado pelo Governo “vai reduzir fortemente a dívida, prosseguindo a trajetória já iniciada”. O despacho indica que “a maior parte deste valor relativo a fornecedores externos será pago em 2019 – 445 milhões de euros” e que “parte desta dívida está a ser saldada desde o início do ano, na sequência de uma injeção de 282 milhões de euros, distribuída ao longo de sete meses”.

De acordo com o Jornal de Negócios, o plano de liquidação abrange 37 unidades hospitalares EPE e prevê o pagamento de 317,1 milhões de euros a fornecedores dentro da Administração Central.

O calendário agora aprovado garante a “liquidação total até 2020 a fornecedores externos. As dívidas dentro da administração central começam a ser saldadas a partir de 2020”, durante os próximos cinco anos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.