Governo liberta 45,7 milhões para renovar a frota da STCP

STCP

O Governo libertou uma verba de 45,7 milhões de euros para a renovação da frota da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), que opera nos municípios do Porto, Gaia, Matosinhos, Maia, Gondomar e Valongo, escreve o jornal Eco.

O diário de economia avança a notícia, dando conta que a assunção do pagamento de custos – já previstos e orçamentados – foi esta terça-feira publicado em Diário da República. O montante total será distribuído nos próximos dois anos.

A passagem do capital da STCP do Estado “determina que o Estado assume as obrigações inerentes ao pagamento dos custos relativos à renovação da frota e outros já aprovados nos anos de 2017, 2018 e 2019 que se encontram atualmente em curso e de acordo com o previsto nos planos de atividades e orçamento da STCP”, pode ler-se na publicação.

O montante é definido através de portaria dos membros do Governo responsáveis pelas pastas das Finanças, bem como do Ambiente e da Transição Energética.

“O investimento global, sem IVA, a executar nos anos de 2020 e 2021, ascende a 45.760.473,00 euros“, escreve ainda o jornal Eco.

“A regularização das responsabilidades assumidas pelo Estado emergentes dos contratos, celebrados ou a celebrar, em execução dos investimentos abrangidos pela presente portaria é assegurada pela Direção-Geral do Tesouro e Finanças por recurso a dotação orçamental inscrita no Capítulo 60 do Ministério das Finanças, devendo a STCP fornecer os respetivos contratos ou qualquer outra documentação relevante para o efeito”.

Aportaria entra em vigor a 1 de janeiro de 2020.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Pois, enquanto isso ao que dizem a carris tem deixado muito a desejar, quer em material circulante quer em horários quer em periodicidade, entre outros serviço medíocres. Estou a citar.

  2. Até que enfim!!
    Com médias de consumos de gasóleo entre 30 a 50 litros aos 100Km já estava mais do que na hora de trocar por autocarros eléctricos.
    Muito menos poluição nas cidades.
    Resta saber qual a fonte da energia eléctrica que vai abastecer estes autocarros.
    Renovável? Ou não?
    Mas isso é outra questão a analizar!
    Em Lx seria muito bem vinda uma frota renovada e eléctrica.
    Por todo o lado se respira “poeira Diesel”.
    Espero que as frotas de autocarros sejam de fabrico Europeu e não Chinês.

RESPONDER

O nosso cabelo sabe o que comemos, onde moramos e quanto custou o corte

Milímetro a milímetro, o cabelo constrói um registo da nossa dieta. Como os fios de cabelo são construídos a partir de aminoácidos, preservam os traços químicos da proteína da comida que ingerimos. Os fios de cabelo …

Não foram meteoros. Uma forte atividade vulcânica arrefeceu a Terra há 13 mil anos

Porque é que a Terra arrefeceu repentinamente há 13 mil anos? Sedimentos antigos encontrados numa caverna no Texas, nos Estados Unidos, parecem ter resolvido este grande mistério. Alguns cientistas acreditam que o fenómeno que arrefeceu repentinamente …

Novo método prevê erupções solares com algumas horas de antecedência

Um novo método capaz de prever explosões solares poderia ajudar a Humanidade a preparar-se contra possíveis desastres causados por este fenómeno explosivo da nossa estrela. As erupções solares são explosões que ocorrem na superfície do Sol …

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …