Governo liberta 45,7 milhões para renovar a frota da STCP

STCP

O Governo libertou uma verba de 45,7 milhões de euros para a renovação da frota da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), que opera nos municípios do Porto, Gaia, Matosinhos, Maia, Gondomar e Valongo, escreve o jornal Eco.

O diário de economia avança a notícia, dando conta que a assunção do pagamento de custos – já previstos e orçamentados – foi esta terça-feira publicado em Diário da República. O montante total será distribuído nos próximos dois anos.

A passagem do capital da STCP do Estado “determina que o Estado assume as obrigações inerentes ao pagamento dos custos relativos à renovação da frota e outros já aprovados nos anos de 2017, 2018 e 2019 que se encontram atualmente em curso e de acordo com o previsto nos planos de atividades e orçamento da STCP”, pode ler-se na publicação.

O montante é definido através de portaria dos membros do Governo responsáveis pelas pastas das Finanças, bem como do Ambiente e da Transição Energética.

“O investimento global, sem IVA, a executar nos anos de 2020 e 2021, ascende a 45.760.473,00 euros“, escreve ainda o jornal Eco.

“A regularização das responsabilidades assumidas pelo Estado emergentes dos contratos, celebrados ou a celebrar, em execução dos investimentos abrangidos pela presente portaria é assegurada pela Direção-Geral do Tesouro e Finanças por recurso a dotação orçamental inscrita no Capítulo 60 do Ministério das Finanças, devendo a STCP fornecer os respetivos contratos ou qualquer outra documentação relevante para o efeito”.

Aportaria entra em vigor a 1 de janeiro de 2020.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Pois, enquanto isso ao que dizem a carris tem deixado muito a desejar, quer em material circulante quer em horários quer em periodicidade, entre outros serviço medíocres. Estou a citar.

  2. Até que enfim!!
    Com médias de consumos de gasóleo entre 30 a 50 litros aos 100Km já estava mais do que na hora de trocar por autocarros eléctricos.
    Muito menos poluição nas cidades.
    Resta saber qual a fonte da energia eléctrica que vai abastecer estes autocarros.
    Renovável? Ou não?
    Mas isso é outra questão a analizar!
    Em Lx seria muito bem vinda uma frota renovada e eléctrica.
    Por todo o lado se respira “poeira Diesel”.
    Espero que as frotas de autocarros sejam de fabrico Europeu e não Chinês.

RESPONDER

Mais seis mortes, 325 novos casos e 237 recuperados

Portugal regista esta quinta-fira mais seis mortes por covid-19, 325 novos casos de infeção e mais 237 pessoas dadas como recuperadas em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

"Filme fantástico". Novo livro revela cartas entre Kim Jong-un e Donald Trump

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, qualificou o seu relacionamento com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um “filme fantástico”, segundo os editores de um livro a ser publicado, que revela a correspondência entre …

Grupo avisa Bruxelas que Portugal pode tornar-se ilha ferroviária na Europa

Um grupo de portugueses ligados ao setor ferroviário alertou a comissária europeia dos Transportes para a possibilidade de Portugal se tornar uma ilha ferroviária na Europa devido ao atraso em adotar "a bitola europeia" nas …

China encontra traços do coronavírus em asas de frango importadas do Brasil

Traços do novo coronavírus foram encontrados em asas de frango importadas do Brasil, na cidade de Shenzhen, no sul da China, noticiou, esta quinta-feira, um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). Os traços foram detetados …

Denúncia de Rui Pinto leva a congelamento de conta bancária da Doyen

Oito milhões de euros que estavam numa conta bancária do fundo de investimento Doyen foram congelados pelas autoridades portuguesas. Uma denúncia do whistleblower português Rui Pinto levou o fundo a ser investigado por suspeitas de fraude …

Preocupado com a Bielorrúsia, Macron ligou a Putin (e aproveitaram para falar da vacina russa)

O Presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou esta quarta-feira ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, "uma preocupação muito grande" quanto à situação na Bielorrússia após a reeleição do chefe de Estado autoritário bielorrusso, Alexander Lukashenko. Segundo indicou …

Obras do Hospital Militar de Belém custaram mais do triplo do valor estimado

As obras no Hospital Militar de Belém, em Lisboa, custaram mais do valor inicialmente estimado, avançou o Diário de Notícias esta quarta-feira. De acordo com o jornal, estava inicialmente previsto que a reabilitação de três …

Autópsia a Valentina revela descolamento do crânio

A autópsia a Valentina, a menina de 9 anos encontrada morta na serra D’el Rei, em Peniche, distrito de Leiria, em meados de maio, revela descolamento do crânio, avança esta quinta-feira o Correio da Manhã. …

Rio pede "coerência" na lotação do Avante e faz comparação com estádios

O líder do PSD pronunciou-se sobre a lotação da festa do Avante, lembrando que, se for reduzida para metade, isso é o mesmo que os estádios do FC Porto ou do Sporting estarem cheios. Na sua …

Juiz Carlos Alexandre desiste de queixa contra Rui Pinto

A proposta do Ministério Público (MP) para que o pirata informático não continuasse a ser investigado dependia da autorização do "super-juiz", avança o Correio da Manhã. De acordo com o Correio da Manhã, o juiz Carlos …