Governo liberta 45,7 milhões para renovar a frota da STCP

STCP

O Governo libertou uma verba de 45,7 milhões de euros para a renovação da frota da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), que opera nos municípios do Porto, Gaia, Matosinhos, Maia, Gondomar e Valongo, escreve o jornal Eco.

O diário de economia avança a notícia, dando conta que a assunção do pagamento de custos – já previstos e orçamentados – foi esta terça-feira publicado em Diário da República. O montante total será distribuído nos próximos dois anos.

A passagem do capital da STCP do Estado “determina que o Estado assume as obrigações inerentes ao pagamento dos custos relativos à renovação da frota e outros já aprovados nos anos de 2017, 2018 e 2019 que se encontram atualmente em curso e de acordo com o previsto nos planos de atividades e orçamento da STCP”, pode ler-se na publicação.

O montante é definido através de portaria dos membros do Governo responsáveis pelas pastas das Finanças, bem como do Ambiente e da Transição Energética.

“O investimento global, sem IVA, a executar nos anos de 2020 e 2021, ascende a 45.760.473,00 euros“, escreve ainda o jornal Eco.

“A regularização das responsabilidades assumidas pelo Estado emergentes dos contratos, celebrados ou a celebrar, em execução dos investimentos abrangidos pela presente portaria é assegurada pela Direção-Geral do Tesouro e Finanças por recurso a dotação orçamental inscrita no Capítulo 60 do Ministério das Finanças, devendo a STCP fornecer os respetivos contratos ou qualquer outra documentação relevante para o efeito”.

Aportaria entra em vigor a 1 de janeiro de 2020.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Pois, enquanto isso ao que dizem a carris tem deixado muito a desejar, quer em material circulante quer em horários quer em periodicidade, entre outros serviço medíocres. Estou a citar.

  2. Até que enfim!!
    Com médias de consumos de gasóleo entre 30 a 50 litros aos 100Km já estava mais do que na hora de trocar por autocarros eléctricos.
    Muito menos poluição nas cidades.
    Resta saber qual a fonte da energia eléctrica que vai abastecer estes autocarros.
    Renovável? Ou não?
    Mas isso é outra questão a analizar!
    Em Lx seria muito bem vinda uma frota renovada e eléctrica.
    Por todo o lado se respira “poeira Diesel”.
    Espero que as frotas de autocarros sejam de fabrico Europeu e não Chinês.

RESPONDER

Estados Unidos vão transformar aeronaves obsoletas em "aviões arsenal"

Os Estados Unidos preparam-se para transformar algumas das suas maiores e mais obsoletas aeronaves em "aviões arsenal", que funcionarão como plataformas repletas de armas, revelaram fontes do Governo norte-americano. Foi em 2016 que esta ideia veio …

Imperador japonês paga 25 milhões de dólares por ritual secreto para dormir com deusa

Este ritual de sucessão do Imperador Naruhito aconteceu na quinta-feira e envolve dormir com uma deusa do Sol. O templo é construído para o efeito e é destruído depois. O ritual japonês altamente secreto conhecido como …

Para entrar nesta praia italiana, vai ser preciso pagar (e nem todos podem entrar)

Aos pés de uma antiga aldeia de pescadores, La Pelosa é uma atração turística muito célebre. Por isso, a autarquia decidiu tomar medidas para a proteger. A famosa praia tem sido uma vítima da erosão natural …

Laurent Simons será o mais novo licenciado do mundo. Tem 9 anos

O belga Laurent Simons tem apenas 9 anos e estás prestes a bater um recorde: em dezembro, deverá tornar-se o mais novo licenciado do mundo. O "menino prodígio", tal como é apontado pelos média internacionais, ingressou …

Preços dos passes Navegante ficam iguais em 2020

Os preços dos passes Navegante vão manter-se iguais em 2020, no âmbito da estratégia de “promoção da utilização dos transportes públicos coletivos”, anunciou esta sexta-feira a Área Metropolitana de Lisboa (AML). “A Área Metropolitana de Lisboa …

Os burros-táxi de Espanha vão ter horários de trabalho, estábulos novos e deixar de carregar turistas de 80 quilos

Os burros táxis são uma atração turística de Mijas, província de Málaga, no sul de Espanha. Agora foram definidas novas regras que têm em conta os direitos e o bem-estar dos animais. O serviço funciona como …

Vai ser preciso "ser-se rico" para visitar a famosa Ilha de Komodo

Em breve, os turistas que queiram visitar a Ilha de Komodo, o famoso lar de mais de 5.000 dragões de Komodo, terão de ser ricos. O aviso é do Governo local indonésio, que chegou mesmo …

Sócrates saúda saída da prisão de Lula. "Sei que estás em festa, pá"

O antigo primeiro-ministro José Sócrates, acusado de corrupção, considerou que a saída da prisão de Lula da Silva representou uma "reentrada no mundo" do ex-chefe de Estado brasileiro, acontecimento em relação ao qual o PS, …

Ministra da Justiça visitou mãe que abandonou bebé no lixo

A mãe que abandonou o bebé no caixote do lixo em Lisboa está bem de saúde e a receber apoio psicológico, constatou a ministra da Justiça, que esta sexta-feira visitou a jovem na cadeia de …

Ex-embaixadora dos EUA na Ucrânia acusa Trump de intimidação

Marie Yovanovitch, antiga embaixadora dos Estados Unidos na Ucrânia, denunciou esta sexta-feira a existência de uma campanha para a descredibilizar levada a cabo por Donald Trump com ajuda de ucranianos, no inquérito para a destituição …