Governo indiano suspende 4 engenheiros após acidente de comboio com 21 mortos

Rajat Gupta / EPA

O acidente ferroviário de Uttar Pradesh, na Índia, fez 21 mortos

O governo da Índia suspendeu quatro engenheiros e concedeu uma “licença” a outros três altos funcionários após o descarrilamento de um comboio, que provocou 21 mortos e deixou 203 feridos no norte do país no sábado.

O número de vítimas foi actualizado este domingo pelas autoridades locais, que baixaram o número de mortos e aumentaram o de feridos.

Entre os altos cargos que receberam “licença” encontra-se um funcionário do Conselho de Ferrovias da Índia, Aditya Kumar Mittal, e o diretor-geral de Ferrovias para o norte do país, R.K. Kulshrestha, segundo um comunicado oficial citado pela agência PTI.

Além dos quatro engenheiros suspensos, um quinto, responsável pelo sistema indiano de ferrovias, foi transferido de função.

A polícia do estado de Uttar Pradesh, onde aconteceu o acidente, confirmou pelo Twitter que os 21 mortos já foram identificados, enquanto 203 pessoas permanecem internadas em vários hospitais com feridas de diversa gravidade.

De acordo com as primeiras investigações, “não há nenhuma prova de que terrorismo de algum tipo tenha estado envolvido no acidente”, informou a polícia sobre uma teoria que até então não tinha sido descartada. As autoridades estão a privilegiar, nas investigações, a possibilidade de que tenha havido erro humano.

O acidente ocorreu por volta das 17h30 de sábado, em Muzaffarnagar, altura em que descarrilaram seis vagões de um comboio da Kalinga Utkal Express, que procedia da cidade oriental de Puri, indicou à EFE uma fonte dos serviços de resgate, que pediu anonimato.

Em janeiro, 29 pessoas morreram e 50 ficaram feridas após o descarrilamento de um comboio no estado de Andhra Pradesh. Em novembro, outro acidente ferroviário terminou com 146 mortos e cerca de 200 feridos no norte do país.

A rede ferroviária indiana, com 65 mil km de extensão, é a 4ª mais longa do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, Rússia e China, e conta com 1,3 milhões de funcionários e 12.500 composições, que transportam diariamente cerca de 23 milhões de passageiros.

Segundo um estudo divulgado pelo Ministério de Ferrovias, o investimento em segurança é fundamental no sistema ferroviário indiano, onde na última década aconteceram 1.522 acidentes, nos quais morreram 2.331 pessoas.

// EFE

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Temperatura do planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões de anos

A temperatura no planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões a cinco milhões de anos, caso a humanidade consiga estancar as emissões de gases com efeito de estufa até 2030, diz a especialista …

Operação Lex. Juiz Vaz das Neves arguido por corrupção e abuso de poder

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa Vaz das Neves é arguido na Operação Lex por suspeitas de corrupção e abuso de poder relacionadas com a distribuição eletrónica de processos, disse à Lusa fonte …

Governo quer licenças de trabalho parcial pagas para pais no primeiro ano dos filhos

O Governo quer implementar licenças de trabalho parcial remuneradas para pais e mães de crianças no seu primeiro ano de vida, no âmbito do programa para a conciliação entre vida profissional e vida familiar e …

Covid-19. Portugal "tem de preparar-se para o pior" e ter plano de contingência

Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, defende que Portugal tem de se preparar para o pior e, por esta altura, já devia ser conhecido o plano de contingência em ação. "Convém …

Misteriosa mensagem esculpida numa rocha em França foi finalmente decifrada

A inscrição, gravada há 250 anos numa rocha na região francesa da Bretanha, foi finalmente decifrada graças a um concurso lançado pelo município. O mistério, que há muitos anos intrigava a comunidade científica e curiosos de …

Transferência de Bruno Fernandes rendeu 16 milhões ao BCP e ao Novo Banco

A transferência de Bruno Fernandes do Sporting para o Manchester United foi rentável não apenas para o clube de Alvalade, mas também para os Bancos que são os principais financiadores do emblema. Millennium BCP e …

Braga 0-1 Rangers | "Guerreiros" eliminados por pé Kent

O Sporting de Braga caiu nos 16 avos-de-final da Liga Europa. Após a derrota por 3-2 na visita ao Rangers na semana passada, após estar a vencer por 2-0, os “arsenalistas” foram donos e senhores …

Violada, drogada e raptada. Cantora Duffy explica o seu desaparecimento da cena musical

A cantora galesa Duffy que fez sucesso, em 2008, com a música "Mercy", esteve vários anos afastada dos holofotes do mundo da música e explica, agora, que isso se deveu ao facto de ter sido …

Neeleman continua na TAP, mesmo com a entrada da Lufthansa

David Neeleman vai manter-se como acionista da companhia aérea portuguesa, mesmo que a Lufthansa venha a entrar no capital da TAP. Sabe-se que a Lufthansa está a estudar, juntamente com a United Airlines, a aquisição dos …

Escócia aprova plano para dar tampões e pensos grátis a todas as mulheres

O Parlamento escocês aprovou, esta terça-feira, um projeto de lei para disponibilizar gratuitamente produtos de higiene feminina a todas as mulheres. A Escócia será o primeiro país a avançar com uma medida deste tipo. O plano …