Governo indiano suspende 4 engenheiros após acidente de comboio com 21 mortos

Rajat Gupta / EPA

O acidente ferroviário de Uttar Pradesh, na Índia, fez 21 mortos

O governo da Índia suspendeu quatro engenheiros e concedeu uma “licença” a outros três altos funcionários após o descarrilamento de um comboio, que provocou 21 mortos e deixou 203 feridos no norte do país no sábado.

O número de vítimas foi actualizado este domingo pelas autoridades locais, que baixaram o número de mortos e aumentaram o de feridos.

Entre os altos cargos que receberam “licença” encontra-se um funcionário do Conselho de Ferrovias da Índia, Aditya Kumar Mittal, e o diretor-geral de Ferrovias para o norte do país, R.K. Kulshrestha, segundo um comunicado oficial citado pela agência PTI.

Além dos quatro engenheiros suspensos, um quinto, responsável pelo sistema indiano de ferrovias, foi transferido de função.

A polícia do estado de Uttar Pradesh, onde aconteceu o acidente, confirmou pelo Twitter que os 21 mortos já foram identificados, enquanto 203 pessoas permanecem internadas em vários hospitais com feridas de diversa gravidade.

De acordo com as primeiras investigações, “não há nenhuma prova de que terrorismo de algum tipo tenha estado envolvido no acidente”, informou a polícia sobre uma teoria que até então não tinha sido descartada. As autoridades estão a privilegiar, nas investigações, a possibilidade de que tenha havido erro humano.

O acidente ocorreu por volta das 17h30 de sábado, em Muzaffarnagar, altura em que descarrilaram seis vagões de um comboio da Kalinga Utkal Express, que procedia da cidade oriental de Puri, indicou à EFE uma fonte dos serviços de resgate, que pediu anonimato.

Em janeiro, 29 pessoas morreram e 50 ficaram feridas após o descarrilamento de um comboio no estado de Andhra Pradesh. Em novembro, outro acidente ferroviário terminou com 146 mortos e cerca de 200 feridos no norte do país.

A rede ferroviária indiana, com 65 mil km de extensão, é a 4ª mais longa do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, Rússia e China, e conta com 1,3 milhões de funcionários e 12.500 composições, que transportam diariamente cerca de 23 milhões de passageiros.

Segundo um estudo divulgado pelo Ministério de Ferrovias, o investimento em segurança é fundamental no sistema ferroviário indiano, onde na última década aconteceram 1.522 acidentes, nos quais morreram 2.331 pessoas.

// EFE

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Pela primeira vez, uma astronauta corrige página da Wikipédia a partir do Espaço

Pela primeira vez na história da Humanidade, a astronauta norte-americana Christina H. Koch fez a edição de uma página da Wikipedia na Internet a partir da Estação Espacial Internacional (EEI), enquanto orbitava o planeta Terra. A …

Rover Mars 2020 vai procurar fósseis microscópicos

Cientistas do rover Mars 2020 da NASA descobriram o que poderá ser um dos melhores locais para procurar sinais de vida antiga na Cratera Jezero, onde o veículo vai pousar no dia 18 de fevereiro …

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …

Greta Thunberg no Parlamento entre final do mês e início de dezembro

A ativista sueca aceitou participar numa sessão na Assembleia da República, em Lisboa, promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que se realizará entre o final deste mês e início de …

Phineas Fisher. O "hacker fantoche" que está a pagar para piratearem bancos e petrolíferas

Phineas Fisher é um hackers mais infames do mundo e procura agora renovar esse estatuto ao oferecer 100 mil dólares a quem piratear instituições capitalistas, como bancos e empresas petrolíferas. O hacker ficou conhecido após ter …

Conselho Superior da Magistratura arquiva processo disciplinar a Carlos Alexandre

O Conselho Superior da Magistratura decidiu arquivar o processo disciplinar relativo ao juiz do Tribunal de Instrução Criminal por declarações sobre o sorteio da fase de instrução do processo Operação Marquês. "O plenário de hoje do …

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …

Japão diz que é seguro libertar água radioativa de Fukushima no Pacífico

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão afirmou esta segunda-feira que é seguro libertar água contaminada de Fukushima no Oceano Pacífico, de acordo com o jornal local Japan Today. A central nuclear, recorde-se, sofreu …

Dez autarcas e quatro clubes entre os 68 acusados na operação Ajuste Secreto

O Ministério Público da Feira deduziu acusação contra 68 arguidos, incluindo dez autarcas e ex-autarcas, quatro clubes desportivos e os seus respetivos presidentes, no âmbito da operação "Ajuste Secreto". Numa nota publicada no seu site oficial, …