/

Governo gastou 21 mil euros numa mesa e em 24 cadeiras

13

partyofeuropeansocialists / Flickr

O primeiro-ministro, António Costa

O primeiro-ministro, António Costa

A Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros comprou 24 cadeiras e uma mesa à marca portuguesa Olaia por cerca de 21 mil euros. Uma compra por ajuste directo que o gabinete de António Costa explica como “adequado em função do valor em causa”.

O contrato público foi assinado em Fevereiro deste ano, conforme divulga agora o Jornal de Notícias (JN).

Em causa está uma “mesa caravela São Bento” e 24 “cadeiras caravela”, em “madeira de carvalho natural”, da marca história portuguesa Olaio, como se pode ler no contrato a que o jornal teve acesso.

“O preço máximo a pagar pelo fornecimento e instalação é de 17 mil e 119 euros, acrescido do IVA”, o que dá cerca de 21 mil euros, acrescenta o JN.

A mobília foi adquirida no âmbito da mostra Design em São Bento, onde esteve exposta a par de outras peças de designeres portugueses e de outras marcas nacionais.

Mais de 80 autores e 30 marcas portuguesas estão representadas nesta mostra, que conta com a colaboração de municípios, museus, empresas, designers e colecções privadas”, explica o gabinete do primeiro-ministro em nota enviada ao JN.

A compra foi uma “aquisição pontual” e foi feita por ajuste directo “em função do valor em causa”, como nota ainda o gabinete de Costa.

“O mobiliário adquirido integra o inventário dos bens móveis da residência oficial e, assim, permanecerá por tempo indeterminado”, acrescenta a mesma nota.

A Olaio é uma marca história portuguesa fundada em 1886, em Lisboa. Em 2016, ganhou nova vida pelas mãos dos neto e bisneto do fundador da marca, José Olaio. Nos anos de 1970, a marca chegou a vender peças à Ikea.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por OLAIO (@olaiofurnituremakers)

ZAP //

13 Comments

  1. Gostava de saber se para as suas casas, com o seu dinheiro, estes filhos da pátria também compram mobiliário deste preço.

  2. Por os vistos o meu comentário respeitoso das regras de boa Educação , incomodou mais uma vez ! … não faz mal , neste caso trata-se de uma mesa e cadeiras , mas a Publicidade a Empresa OLAIO é notável !

  3. Imaginemos que os Portugueses não tinham dado a maioria absoluta ao PS,o que seria dos Portugueses a esta hora, da forma como a Oposição com o apoio da comunicação social política se tem comportado, há muito andávamos a brincar às eleições antecipadas, , já teríamos cá dentro a Troika, dificuldades nas finanças,e falta de crédito, os Ordenados e Reformas ainda mais reduzidos, O que prova a Maturidade Política dos Portugueses, que já não acreditam nas televisões que fazem e apoiam política partidária, nem nos analistas políticos dependentes dos Partidos políticos, revela uma maturidade muito elevada dos Portugueses que já nem assistem a Telejornais.

  4. Quem comprou deveria dar explicações aos portugueses porquê que gastam o dinheiro que não lhes pertence de forma abusiva e irresponsável quando temos um número crescente de pessoas a passar fome! é demasiada hipocrisia.
    Os governantes não podem alienar o seu povo! Apenas existem para governar o país e não a si mesmos!
    Tenham vergonha e Demitam-se!!

  5. Os meus falecidos pais, durante a sua vida compraram um guarda-fatos e uma escrivaninha da marca Olaio, para o meu falecido irmão poder estudar. Sempre vivemos num bairro camarário do Porto e com 6 filhos,. Se os meus pais tivessem que comprar uma mesa e cadeiras como à dos nossos desgovernantes compraram com os impostos que pagamos ao Estado, só haviam duas hipóteses: penhorarem-se num banco ou irem roubar tal como fez o pseudo engenheiro destrocaste, o Ricardo ensosso, o Costa do Castelo, etc., etc. etc.

  6. Ficou bem barato. Se soubessem quanto é que uma empresa atualmente privada, mas que anteriormente era pública, gastou há uns 20 anos só em cadeiras do conselho de administração…vinha tudo para a rua.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.