Governo reforça financiamento de projetos LGBTI com 50 mil euros

24

O Governo vai reforçar em 50 mil euros o financiamento de projetos de organizações que atuem na defesa dos direitos das pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersexo (LGBTI), anunciou o gabinete da secretária de Estado da Igualdade.

Em comunicado, citado esta sexta-feira pela agência Lusa, o gabinete da secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade adiantou que a verba de 50 mil euros surge através de uma linha de apoio técnico e financeiro lançada, por meio da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG).

“Esta linha de financiamento acresce às verbas já disponibilizadas para esta área, no âmbito do PT2020, de mais de 1 milhão e meio de euros para apoio financeiro e técnico a organizações da sociedade civil, formação de públicos estratégicos e para as estruturas de atendimento e vagas de emergência”, disse o gabinete de Rosa Monteiro.

O financiamento destina-se a “projetos, medidas ou ações de organizações da sociedade civil que atuam no âmbito da defesa e promoção dos direitos das pessoas, lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersexo (LGBTI)”, lê-se no comunicado.

De acordo com a informação divulgada, o financiamento pode ir tanto para projetos de apoio direto a pessoas LGBTI vítimas de discriminação e violência, por exemplo, como para a elaboração de materiais para profissionais, ações de formação, estudos ou outros. As candidaturas ao financiamento abrem na sexta-feira e vão decorrer até 26 de março.

O gabinete da secretária de Estado sublinhou que no anterior concurso, de 2018, foi possível financiar nove projetos que formaram mais de mil pessoas, além de terem sido produzidos manuais, kits pedagógicos e realizados inquéritos para a “promoção de melhor conhecimento sobre as experiências nos diferentes contextos da vida pública e/ou privada e prevenção da discriminação contra pessoas LGBTI”.

“A renovação desta linha de apoio revela o empenho do Governo no reconhecimento do impacto do trabalho da sociedade civil com ampla experiência no terreno e do seu papel ativo na concretização dos objetivos inscritos na Estratégia Nacional Portugal + Igual”, referiu ainda o documento.

Citada no comunicado, a secretária de Estado Rosa Monteiro destacou que esta linha de apoio é o “reconhecimento do papel fundamental destas organizações na prevenção e no combate a todas as formas de discriminação e violência contra as pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersexo e uma afirmação clara de que a igualdade plena só é possível com a participação ativa da sociedade civil”.

// Lusa

24 Comments

      • Todas as pessoas têem direito à sua opinião. Se a pessoa é contra, deves aceitar. Senão estarás a ser tão má pessoa como a pessoa que dizes que é “preconceituosa”.

      • Ok. Apenas referi que a pessoa em questão podia ter medo da diferença. É uma possibilidade!!

      • …outra possibilidade é ser contra utilizarem os seus impostos para pagar mais uma despesa do estado com que ele não concorda. Ou será que não tem direito? Não lhe adianta é de muito. Infelizmente.

  1. Tanta gente a passar fome e o governo anda a financiar e a promover fetiches sexuais.
    Os direitos humanos são iguais para todos os humanos. Uns não podem ter direito a ter mais direitos do que os outros.

  2. Olhem, e não devemos esquecer aquela grande questão portuguesa que alguns teimam a não querer resolver.
    Já é altura de libertar verbas para podermos implementar o projecto premente de alterar o nome do cartão de cidadão para cartão de cidadania.
    O país não aguenta mais não fazer esta mudança.

  3. E a malta heterossexual? Igualdade é isto? Ao menos deveria haver IGUAL investimento para os tipos e as tipas hetero… Estamos bem amanhados assim!

  4. Governo pensa bem muito bem mal….

    Quer industrializar o pais apostando nestas babuzeiras…. poupem me…ja nao a paciencia para estas brincadeiras de ma gosto de gente pobre de espirito…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.