Governo dos EUA acusa polícia de Ferguson de racismo

BBC

Michael Brown, o jovem morto em Ferguson

Michael Brown, o jovem morto em Ferguson

O inquérito do Ministério da Justiça dos EUA, promovido depois da morte, seguida de motins, de um jovem negro, abatido por um agente em Ferguson, no Estado do Missouri, salienta o racismo da polícia local, segundo a imprensa.

O relatório, que deve ser divulgado oficialmente esta quarta-feira, indica que a polícia da cidade é culpada de violações regulares dos direitos constitucionais dos cidadãos, relatou a imprensa norte-americana, que revelou hoje as conclusões do inquérito, citando fontes próximas do inquérito.

Depois da morte em 9 de agosto último de Michael Brown, que suscitou manifestações e tumultos, o Ministério promoveu um inquérito distinto da investigação local, colocando-o no terreno dos direitos cívicos.

Seguindo o documento, a polícia de Ferguson, mas também a justiça da cidade, estavam envolvidas numa rotina de discriminação contra a população negra local, adiantaram a CNN e o Washington Post.

Desta forma, entre 2012 e 2014, apesar de os negros representarem 67% da população local, 85% das viaturas apreendidas pela polícia eram conduzidos por negros, 90% das pessoas convocadas para o tribunal eram negros e 93% dos detidos eram negros.

Em 88% dos casos em que foi usada a força estavam envolvidos negros.

O sistema judicial também não é poupado. De 2011 a 2013, os negros representam 95% das acusações por infrações de peões e 92% por perturbação da ordem pública, indicam os números revelados pelo Washington Post.

O documento divulga centenas de entrevistas e implicou a consulta de 35 mil páginas de relatórios policiais e outros documentos, adiantou este diário.

Em agosto do ano passado, o polícia branco Darren Wilson matou Michael Brown, um jovem negro de 18 anos, que estava desarmado. Um grande júri tinha decidido em 24 de novembro não acusar o polícia.

Estes dois acontecimentos provocaram manifestações e motins nesta cidade, nos arredores de St. Louis, onde a maioria dos autarcas, incluindo a polícia, é branca, quando a maioria da população é negra.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …