Governador de Washington é o terceiro democrata a abandonar corrida presidencial nos EUA

Giorgio Viera / EPA

O governador de Washington, Jay Inslee, que fez do combate às alterações climáticas tema central da sua campanha presidencial, anunciou na noite de quarta-feira a desistência da candidatura à nomeação democrata às eleições de 2020.

Inslee anunciou sua decisão na cadeia de televisão MSNBC, justificando a decisão pelo facto de ter ficado claro que não iria ganhar. O político manteve a opção de concorrer a um terceiro mandato de governador em aberto durante a sua campanha presidencial.

Preciso de voltar ao estado de Washington e falar sobre o que vou fazer na minha futura carreira política”, disse Inslee. Inslee disse que faria um anúncio esta quinta-feira sobre “o futuro da sua carreira política”, incluindo se tentaria ser reeleito como governador do estado de Washington.

A Inslee tinha apelidado a mudança climática de “o desafio mais urgente do nosso tempo” e, em grande parte, elevou a questão ao centro do discurso político.

Embora tenha aparecido nos dois primeiros debates democratas primários, Inslee ficou aquém das exigências para o terceiro debate em setembro.

“Eu tenho lutado contra a mudança climática há 25 anos e nunca estive tão confiante na capacidade da América de atingir massa crítica para mover a bola”, disse Inslee na quarta-feira, citado pelo jornal britânico The Guardian. “Acredito que vamos ter um candidato para lutar esta batalha”.

Inslee, de 68 anos, tornou-se no terceiro democrata a desistir da candidatura presidencial depois do californiano Eric Swalwell, ter abandonado a corrida às primárias do Partido Democrata em julho, e do ex-governador do Colorado, John Hickenlooper, na passada semana.

ZAP // Lusa

 

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.