Governador do Rio de Janeiro acusado de receber subornos

Carlos Miranda, um intermediário de uma rede de corrupção no Rio de Janeiro, revelou às autoridades que pagava mensalmente ao Governador uma quantia de 150 mil reais.

Luiz Fernando Pezão, Governador do Rio de Janeiro, foi acusado de receber supostos subornos mensais num esquema de corrupção, por um informador num caso de “delação premiada”.

Segundo a agência EFE, que cita o jornal O Globo, Carlos Miranda, um alegado intermediário de uma rede de corrupção descoberta pela polícia no Rio de Janeiro, declarou às autoridades que pagava mensalmente ao governador uma quantia que rondava os 150 mil reais, cerca de 35,87 mil euros.

Além disso, o delator afirmou ainda que entre 2007 e 2014, quando Pezão era vice-Governador, também recebia um montante extra, como que “um décimo terceiro mês”, e duas bonificações, cada uma de um milhão de reais (mais de 238 mil euros), além de outras benesses como obras em casa.

Miranda é considerado o principal operador do esquema e uma peça fundamental nas investigações.

O Governador Pezão, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), liderado pelo Presidente do Brasil, Michel Temer, sucedeu no cargo de Governador do Rio de Janeiro a Cabral, do mesmo partido e detido por corrupção, do qual era vice-Governador.

Os investigadores acusam Cabral de ser o líder de uma rede que operava em todas as áreas da administração pública do Rio de Janeiro e que beneficiou de desvios ilegais ocorridos no seio da Petrobas

O ex-Governador, condenado a cem anos de prisão na sequência de cinco condenações, acumula mais de 20 processos criminais relacionados com corrupção.

No exercício do cargo, Cabral alcançou grande popularidade, na sequência do Mundial de Futebol, dos Jogos Panamericanos e da adjudicação dos Jogos Olímpicos.

Após este ciclo, porém, e rodeado e escândalos de corrupção, o Estado do Rio de Janeiro entrou numa crise económica que provocou uma onda de violência que obrigou o Governo brasileiro a decretar, em fevereiro, a intervenção militar.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

João Félix: o "louco" e o "calvário"

Avançado do Atlético de Madrid só esteve em campo durante 18 minutos, contra o Atlético Bilbau. Simeone defendeu o português. João Félix foi o nome mais comentado após o empate entre Atlético de Madrid e Atlético …

PCP quer limite de quatro dias por semana em teletrabalho

O projeto do PCP propõe limitar o teletrabalho a quatro dias por semana e que as empresas paguem o acréscimo das contas da luz, água, internet e telefone. O PCP quer limitar o regime de teletrabalho …

"The Crown" domina Emmys e "The Handmaid's Tale" é a derrotada da noite

A série da Netflix “The Crown” foi a grande vencedora da 73.ª edição dos Prémios Emmy, levando pela primeira vez a estatueta de Melhor Série Dramática e dominando por completo a categoria na maior noite …

Vacina contra a covid-19 em spray nasal tem vários benefícios - e pode estar para breve

Atualmente, receber uma vacina contra a contra a covid-19 é sinónimo de levar uma injeção no braço. Contudo, esta realidade pode mudar, já que um novo estudo garante a eficácia de vacinas administradas de forma …

Messi substituído e surpreendido

Jogo contra o Lyon não estava a correr bem para o PSG e o treinador Mauricio Pochettino decidiu colocar Lionel Messi no banco de suplentes. O Paris Saint-Germain "sobreviveu" neste domingo - mas já sem Lionel …

“Este senhor é primeiro-ministro? Não, mas vai ser“. Em tempo de autárquicas, Pedro Nuno faz campanha dupla

Pedro Nuno Santos tem aproveitado a campanha autárquica para prosseguir a sua campanha interna. Um dia será sucessor de António Costa e a ocasião é perfeita para ganhar simpatizantes dentro do próprio partido. Entre sexta e …

Pelo menos oito mortos e seis feridos num tiroteio em universidade na Rússia

Pelo menos oito pessoas morreram e seis outras ficaram feridas após um atirador abrir fogo hoje numa universidade na cidade russa de Perm, segundo o Comité de Investigação da Rússia citado pela agência de notícias …

Vulcão nas Canárias em erupção e destrói casas. Cinzas podem chegar à Madeira

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou este domingo em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. A …

Cientistas queriam estudar a propagação das borboletas, mas criaram uma matriosca de parasitas

Objetivo dos cientistas era perceber, através da introdução da espécie de borboletas Glanville fritillary qual o seu poder de dispersão numa ilha finlandesa. No entanto, acabaram com um retrato alarmante para todos os investigadores que …

Marcelo encontra-se em Nova Iorque com Presidentes das Maldivas e Peru

O Presidente da República tem agendados encontros bilaterais com cinco chefes de Estado, em Nova Iorque, à margem da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), entre os quais os presidentes das Maldivas e …