Gotas de potássio são o líquido mais diluído do universo

Uma equipa de físicos do Instituto de Ciências Fotónicas (ICFO) em Barcelona, Espanha, criou gotículas 100 milhões de vezes mais finas do que a água.

Este líquido mantém-se unido através de estranhas leis quânticas, em fenómeno inédito até agora. A descoberta já foi publicada na revista Science na quinta-feira.

As “esquisitas” gotas surgiram no estranho, microscópico mundo de uma rede laser, uma estrutura ótica usada para manipular objetos quânticos, no laboratório espanhol.

Os cientistas concluíram que eram verdadeiros líquidos: substâncias que mantêm o volume independentemente da temperatura externa e que formam gotas em pequenas quantidades, o que está em oposição aos gases, que se espalham para encher os recipientes.

No entanto, as gotículas eram muito menos densas do que que qualquer líquido existente em circunstâncias normais, porque mantinham o estado líquido através de um processo conhecido como flutuação quântica.

Os cientistas esfriaram átomos de potássio a menos 273,15º Celsius, perto do zero absoluto. A essa temperatura, os átomos formaram um condensado de Bose-Einstein, um estado da matéria no qual os átomos frios se acumulam e começam a sobrepor-se fisicamente.

Esses condensados são interessantes porque as suas interações são dominadas por leis quânticas.

Quando os investigadores juntaram dois desses condensados, estes formaram gotículas, unindo-se para preencher um volume definido. Mas, ao contrário da maioria dos líquidos, que mantêm a forma através das interações eletromagnéticas entre moléculas, essas gotículas mantiveram as formas através de um processo conhecido como “flutuação quântica”.

A flutuação quântica surge do princípio de incerteza de Heisenberg, que afirma que as partículas são basicamente probabilísticas – não possuem um nível de energia ou espaço, mas podem estar em vários níveis de energia e locais possíveis. Essas partículas agem um pouco como se estivessem “a saltar” por todos os locais e energias possíveis ao mesmo tempo, aplicando pressão sobre os vizinhos.

Devido a todas as pressões, essas partículas tendem a atrair-se mais do que a repelir-se e essa mesma atração liga-as em gotículas.

As novas gotículas são únicas porque a flutuação quântica é o efeito dominante que as mantém no estado líquido. Outros “fluidos quânticos”, como o hélio líquido, demonstram esse efeito, mas também envolvem forças muito mais poderosas que os atraem mais.

As gotículas de condensado de potássio, no entanto, não são dominadas por essas forças e possuem partículas de interação fraca. Logo, espalham-se em espaços muito maiores, mesmo que mantenham as formas de gotículas.

Em comparação com as gotículas de hélio similares, o líquido é de duas ordens de grandeza maior e oito ordens de magnitude mais diluído, o que é bom para os cientistas em geral, uma vez que as gotículas de potássio podem resultar em modelos de líquidos quânticos muito melhores para experiências futuras.

No entanto, as gotículas quânticas têm os seus limites. Se tiverem poucos átomos envolvidos, desmoronam, evaporando no espaço circundante.

PARTILHAR

RESPONDER

As colónias espaciais de Bezos flutuam, são auto-sustentáveis e até se podem parecer com Florença

O CEO da Amazon e fundador da empresa de transporte aeroespacial Blue Origin levantou o véu sobre os seus planos futuros, detalhando as suas ideias para a colonização do Espaço. Jeff Bezos sonha com "cápsulas" …

Descoberta nova espécie de rã de cristal na Colômbia

Uma rã de cristal com um coaxar peculiar foi descoberta na Sierra Nevada de Santa Marta, uma cordilheira localizada na Colômbia. "Foi um golpe de sorte", revelou o cientista que encontrou o novo espécime. Segundo …

O café mais caro do mundo vende-se na California. Custa 66 euros

Um café na California, nos EUA, prepara o que apresenta como o café mais caro do mundo. Chama-se Elida Natural Geisha 803 e custa 75 dólares (66 euros) por chávena. A rede Klatch Coffee Roasters, que …

Inglês pagou 265 euros por um Picasso falso. Afinal, era verdadeiro

Um residente da cidade de Crawley, na Inglaterra, comprou por 292 dólares (cerca de 261 euros) uma pintura que achava ser uma boa farsa de um conhecido trabalho de Pablo Picasso. Porém, seis meses depois, soube …

China cria aplicação de reconhecimento facial para distinguir pandas

Investigadores do Centro de Pesquisa e Conservação da China para Pandas Gigantes, juntamente com a Universidade de Tecnologia de Nanyang, em Singapura, e a Universidade Normal de Sichuan desenvolveram uma aplicação com um software de …

Corvos da Torre de Londres "salvaram" o país. Tiveram crias pela primeira vez em 30 anos

Os icónicos corvos negros da Torre de Londres "salvaram" o Reino Unido das consequências fatídicas de uma antiga profecia ao ter descendentes pela primeira vez desde 1989. O casal formado por Huginn (o pai) e Muninn …

A Estónia só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender

O Banco Central da Estónia, que completou em maio 100 anos desde a sua função, só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender, uma vez que o material não é puro …

Explosão atinge autocarro de turistas perto das Pirâmides de Gizé

Uma explosão atingiu um autocarro de turistas perto das célebres pirâmides de Gizé, no Egito, provocando 17 feridos, entre naturais do Egito e da África do Sul, noticia a agência France-Presse. Um engenho explosivo detonou à …

Alerta de erupção vulcânica. Monte Hakone fechado a turistas

As autoridades japonesas activaram este domingo o alerta por possível erupção vulcânica no monte Hakone, e fecharam todos os acessos à popular paisagem natural, que é visitada anualmente por milhões de turistas. A Agência Meteorológica do …

Vírus gigantes nas águas da Índia podem resolver mistério evolutivo

Uma equipa liderada por cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia em Bombaim descobriu mais de 20 novos vírus nas águas da cidade, incluindo versões gigantes destes agentes biológicos que podem ajudar a desvendar questões importantes …