/

Google anuncia o ‘seu’ ChatGPT. Vai ser lançado nas próximas semanas

ZAP // Wikipedia; Google

Diretor executivo da Alpabet garantiu aos administradores da empresa que esta está “extremamente bem posicionada” no campo da inteligência artificial. 

A cópia é a melhor forma de elogio, costuma dizer-se. E perante o sucesso alcançado pelo ChatGPT, propriedade da Microsoft, o Google está preparado para lançar um rival à altura da versão de chatbot que tomou de assalto o mundo após ser lançado de forma gratuita.

O diretor executivo da Alphabet, empresa proprietária do Google, Sundar Pichai, afirmou que o uso de inteligência artificial atingiu um ponto de inflexão e que a sua empresa estava “extremamente bem posicionada” neste campo de atividade.

De facto, há muito que a Google começou a desenvolver dois modelos de linguagem, o LaMDA e o PaLM, com o seu lançamento a estar previsto para breve. Notícia esta semana é o facto de a empresa ter começado a estar um chatbot baseado em inteligência artificial similar ao ChatGPT, com o nome de Apprentice Bard (que funciona através de LaMDA).

O programa já era conhecido desde o ano passado, quando a Google suspendeu e depois despediu um funcionário que o classificou publicamente como “sensível”. Estas alegações, classificadas como “totalmente infundadas” pela empresa, despertaram imediatamente o interesse dos amantes da tecnologia.

“Nas próximas semanas e meses, vamos tornar estes modelos de linguagens disponíveis para o grande público, a começar com o LaMDA para que as pessoas possam interagir diretamente”, disse Pichai numa reunião com investidores da Alphabet.

Tal como explica o jornal britânico The Guardian, os modelos de linguagem como o LaMDA e o que está por trás do ChatGPT são tipos de redes neurais, ou seja, que imitam a arquitetura do cérebro humano em formato computador e que são alimentadas por quantidades surpreendentes de informação, para que consigam gerar frases como um indivíduo conseguiria fazer.

O lançamento, fez acreditar o responsável, estaria integrado no Google. “Muito em breve, as pessoas poderão interagir diretamente com os nossos poderosos modelos linguísticos como apoio para as suas pesquisas, de forma experimental e inovadora.”

De acordo com os analistas, o ChatGPT, ferramenta desenvolvida pela empresa OpenAI, sediada em São Francisco, na Califórnia, atingiu 100 milhões de utilizadores desde que foi lançada, no final de novembro do ano passado. Este aparecimento e crescimento exponencial surpreendeu tudo e todos. “Em 20 anos de espaço da internet, não nos lembramos de um lançamento mais rápido numa aplicação para a internet de consumidor”, realçaram os analistas do banco de investimento do Reino Unido.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.