Google: há vida além dos smartphones

B!T

-

Depois de conseguir um domínio assinalável no segmento dos smartphones (com uma quota de mercado superior a 75%), o software Android prepara-se para chegar aos automóveis, televisões e relógios ainda este ano. A Google pretende, assim, estender o seu negócio à área de dispositivos ligados à Internet, tal como outras tecnológicas têm vindo a fazer nos últimos tempos.

A Google aproveitou a sua conferência anual para programadores para revelar que os primeiros automóveis equipados com o software Android Auto para serviços de navegação, música e mensagens vão começar a ser exibidos perto do final do ano. Sem especificar marcas, a gigante tecnológica adiantou que mais de 40 empresas automóveis já aderiram à sua aliança para o desenvolvimento deste software.

No que diz respeito ao segmento dos relógios, vão agora começar a ser comercializados os smartwatches da Samsung e da LG com sistema operativo Android Wear, a versão de Android customizada para dispositivos wearable.

A outra aposta da Google é a Android TV, um serviço de streaming de vídeo através do qual a empresa quer dar aos espectadores uma interface acessível que lhes permita pesquisar e visualizar conteúdo. Esta nova versão chega quatro anos depois da primeira incursão do gigante nesta área, sendo que a Google TV não obteve, na altura, o sucesso esperado.

Mas as novidades não se ficaram por aqui. A Google também aproveitou a conferência para dar a conhecer o serviço Google Fit, que recolhe e analisa os dados relativos a saúde e fitness do utilizador (semelhante aos serviços recentemente anunciados pela Apple e pela Samsung).

Além disso, a empresa também adiantou que está a trabalhar com três parceiros para criar um smartphone para o mercado indiano que tenha um preço inferior a 100 dólares. A iniciativa é denominada Android One e pretende colocar, posteriormente, este equipamento no maior número de pessoal possível em todas as regiões do mundo. O dispositivo terá um ecrã de 4,5” e capacidade dual SIM.

B!T

PARTILHAR

RESPONDER

Austrália não quer que turistas caminhem na famosa rocha sagrada Uluru (nem no Google Maps)

A Austrália pediu ao Google que remova do seu serviço Maps fotografias tiradas do topo de Uluru, o monólito aborígine sagrado que os visitantes estão proibidos de escalar desde o ano passado. De acordo com a …

NASA vai procurar aquíferos nos desertos com tecnologia já usada em Marte

Uma parceria entre a NASA e a Fundação Qatar tem como objetivo procurar as cada vez mais escassas águas que estão enterradas nos desertos do Saara e da Península Arábica. Este processo deverá ser desenvolvido …

Os aeroportos mudam o nome das pistas (e a culpa é dos pólos magnéticos da Terra)

O pólo norte magnético pode mover-se até 64 quilómetros por ano. Isto pode ser um problema para os pilotos de aviões. A pista 17L/35R, no Aeroporto Internacional de Austin-Bergstrom, no estado norte-americano do Texas, não terá …

Rússia quer ultrapassar Tom Cruise e ser a primeira a gravar um filme no Espaço

O ator Tom Cruise quer rodar um filme no Espaço, mas a Rússia quer ser a primeira, de acordo com um comunicado da agência espacial Roscosmos. Os Estados Unidos e a Rússia são, novamente, os protagonistas …

Os animais perdem o medo dos predadores depois de contactarem com o Homem

Uma nova investigação concluiu que os animais selvagens perdem rapidamente o medo dos seus predadores depois de entrarem em contacto com o Homem. A maioria dos animais selvagens, como é o caso dos leões, exibe …

Há mais 884 casos confirmados e oito óbitos por covid-19 em Portugal

De acordo com o último boletim divulgado epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal regista, este sábado, mais oito óbitos e 884 novos casos de infeção pelo novo coronavírus. Assim, Portugal contabiliza, desde o início da …

Negros norte-americanos estão a comprar armas em valores recorde

O número de afro-americanos a comprar armas aumentou drasticamente. Em causa, estará uma resposta ao agravar das tensões sociais no país devido ao movimento Black Lives Matter. Nos Estados Unidos, os protestos do movimento Black Lives …

Sporting paga 5 milhões e "rouba" Bruno Tabata ao Braga

O Sporting conseguiu 'roubar' Bruno Tabata ao Sporting de Braga. O extremo do Portimonense assina pelos 'leões' num contrato válido por cinco temporadas. Bruno Tabata está a caminho do Sporting CP, avança este sábado o jornal …

Há (pelo menos) 16 escolas com casos de covid-19, mas não há dados oficiais

Nem o Ministério da Educação, nem a Direcção Geral de Saúde (DGS) revelam o número de casos de covid-19 nas escolas, depois da reabertura do ano lectivo. Mesmo sem dados oficiais, é possível contabilizar, pelo …

Deixar Bilbau não dá bom resultado (lembra-se da grande equipa de Bielsa?)

Javi Martínez tenta contrariar a tendência dos seus antigos companheiros de equipa no famoso Atlético de Bilbau, que só aceita no seu plantel futebolistas nascidos no País Basco ou com ascendência familiar basca. Javi Martínez, herói …