Google: há vida além dos smartphones

B!T

-

Depois de conseguir um domínio assinalável no segmento dos smartphones (com uma quota de mercado superior a 75%), o software Android prepara-se para chegar aos automóveis, televisões e relógios ainda este ano. A Google pretende, assim, estender o seu negócio à área de dispositivos ligados à Internet, tal como outras tecnológicas têm vindo a fazer nos últimos tempos.

A Google aproveitou a sua conferência anual para programadores para revelar que os primeiros automóveis equipados com o software Android Auto para serviços de navegação, música e mensagens vão começar a ser exibidos perto do final do ano. Sem especificar marcas, a gigante tecnológica adiantou que mais de 40 empresas automóveis já aderiram à sua aliança para o desenvolvimento deste software.

No que diz respeito ao segmento dos relógios, vão agora começar a ser comercializados os smartwatches da Samsung e da LG com sistema operativo Android Wear, a versão de Android customizada para dispositivos wearable.

A outra aposta da Google é a Android TV, um serviço de streaming de vídeo através do qual a empresa quer dar aos espectadores uma interface acessível que lhes permita pesquisar e visualizar conteúdo. Esta nova versão chega quatro anos depois da primeira incursão do gigante nesta área, sendo que a Google TV não obteve, na altura, o sucesso esperado.

Mas as novidades não se ficaram por aqui. A Google também aproveitou a conferência para dar a conhecer o serviço Google Fit, que recolhe e analisa os dados relativos a saúde e fitness do utilizador (semelhante aos serviços recentemente anunciados pela Apple e pela Samsung).

Além disso, a empresa também adiantou que está a trabalhar com três parceiros para criar um smartphone para o mercado indiano que tenha um preço inferior a 100 dólares. A iniciativa é denominada Android One e pretende colocar, posteriormente, este equipamento no maior número de pessoal possível em todas as regiões do mundo. O dispositivo terá um ecrã de 4,5” e capacidade dual SIM.

B!T

PARTILHAR

RESPONDER

Este pôr-do-sol arroxeado foi causado por uma erupção do outro lado do mundo

A erupção do vulcão Raikoke, em junho, fez com que o nascer e o pôr-do-sol no outro lado do mundo, mais concretamente nos Estados Unidos, ficassem anormalmente roxos. Quando o outrora adormecido vulcão Raikoke, nas Ilhas …

Catarina Martins pede "voto útil" dos socialistas que não querem maioria absoluta

Catarina Martins defende que nas eleições legislativas o voto útil dos socialistas que não querem maioria absoluta é no Bloco de Esquerda, considerando que o crescimento do partido que lidera "pode ser o fator decisivo" …

Mudança do Infarmed para o Porto. Costa prometeu, mas não cumpriu

O primeiro-ministro prometeu, mas a Comissão Independente para a Descentralização não recebeu nenhum pedido do Governo para estudar deslocalização do Infarmed para o Porto. A decisão polémica de mudar a localização da Autoridade do Medicamento para …

Podem chover pedras no "lado noturno" dos exoplanetas de Júpiter

De acordo com um "relatório meteorológico astronómico", os lados escuros dos exoplanetas de Júpiter podem ter um clima bastante rochoso. As nuvens espessas de minerais vaporizados podem estar a chover pedras. Uma equipa de astrónomos da …

Boris compara Reino Unido a super-herói. "Quanto mais enfurecem o Hulk, mais forte ele fica"

O primeiro-ministro britânico comparou o Reino Unido ao super-herói da Marvel, que nunca se deixa prender, deixando subentendido o aviso de que pode ignorar a decisão do Parlamento que quer impedir uma saída sem …

Dente de rinoceronte deu aos cientistas a mais antiga informação genética já registada

Cientistas conseguiram extrair de um dente com 1,7 milhões de anos (de um rinoceronte já extinto) aquela que é a informação genética mais antiga alguma vez registada. Entre o período de há 2,5 milhões e 700 mil …

SNS "é âncora para os portugueses e sabe resistir às pressões"

A ministra da Saúde elogiou o Sistema Nacional de Saúde no dia em este cumpre 40 anos. A data só não está a ser assinalada com mais vigor devido à proximidade das eleições, explicou …

Um terço dos diplomados no curso de Aeroespacial vai trabalhar para o estrangeiro

A nota mínima de entrada no curso de Engenharia Aeroespacial do Técnico bateu um novo recorde. As oportunidades e os salários levam os diplomados para o estrangeiro. O único curso de Engenharia Aeroespacial no ensino superior …

Morreu o cantor Roberto Leal

Morreu o cantor Roberto Leal, confirmou o antigo secretário de Estado das Comunidades e da Administração Local. Tinha 67 anos e lutava contra um cancro. A notícia foi avançada pelo antigo secretário de Estado das Comunidades …

Estudo mostra que o canguru gigante tinha uma parecença com os pandas

O já extinto canguru gigante tinha uma característica muito semelhante com o panda-gigante dos dias modernos: grandes mandíbulas que lhe permitiam comer alimentos que outros animais não conseguiam. Há mais de 40 mil anos, o sudoeste …