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O Google está a alterar secretamente as suas pesquisas para o fazer gastar mais dinheiro

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A empresa estará a manipular os resultados das pesquisas para que apareçam mais anúncios, uma prática que prejudica os utilizadores e as empresas anunciantes.

Numa reviravolta dramática durante o processo de manipulação da concorrência em curso contra o Google, há novas informações que sugerem que a gigante tecnológica  pode estar a manipular deliberadamente as pesquisas dos utilizadores para gerar resultados mais comerciais e, assim, aumentar os seus lucros.

O depoimento de um funcionário revelou um slide interno do Google sobre alterações ao seu algoritmo da Página de Resultados do Motor de Busca (SERP), que usa “correspondência semântica” para alterar as consultas dos utilizadores.

A alegação de longa data do Google de que os “10 links azuis”, ou resultados de pesquisa orgânicos, são imparciais está agora sob escrutínio. Esta revelação faz parte de uma série de indícios da implacável vontade do Google de aumentar os lucros através de operações clandestinas como o “Projecto Mercury” e outros métodos destinados a maximizar as receitas publicitárias.

Por exemplo, um utilizador que pesquisa “roupa de criança” pode ter a sua consulta alterada, sem o seu conhecimento, para “roupa de marca NIKOLAI”, resultando em resultados comerciais que beneficiam diretamente o Google, mas fornecem resultados de pesquisa irrelevantes para o utilizador. Suspeita-se que estas alterações ocorram milhares de milhões de vezes por dia em várias formas, sendo não só indetetáveis para o utilizador como também impossíveis de evitar.

Com o Google a capturar mais de 90% do mercado de motores de busca, estas manipulações têm implicações de grande alcance para a confiança do utilizador e a integridade das pesquisas online, relata a Wired.

“Os resultados gerados pela consulta posterior são mais propensos a ser orientados para compras”, observou o especialista. “Este sistema reduz a qualidade do motor de busca para os utilizadores e aumenta as despesas dos anunciantes.”

Embora a duração e a extensão completa destas manipulações ainda sejam desconhecidas, o julgamento já revelou como a empresa está disposta a comprometer a confiança do utilizador em busca de ganhos monetários.

Mesmo que o Google saia vitorioso neste caso antitruste, é provável que continue a enfrentar escrutínio contínuo. “Desafiar as expectativas razoáveis dos utilizadores é um jogo de perdedores”, disse o perito, aludindo ao “contrato com os utilizadores” e à sua “política de resultados honestos”.

ZAP //

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