A Google está a preparar-se para entrar no mercado das comunicações móveis, tornando-se a mais recente operadora norte-americana. A gigante da Internet será apoiada por outras empresas, que, entre outros elementos, vão fornecer as infraestruturas.
A Google anunciou a extensão dos seus serviços com a oferta de pacotes de comunicações diretamente aos consumidores mas tirando partido das infraestruturas de outras empresas.
A Google torna-se, assim, numa Mobile Virtual Network Operator (MVNO), responsável apenas pela distribuição dos pacotes e servindo-se, para isso, de empresas já consolidadas no mercado como a Sprint e a T-Mobile, através do aluguer de equipamentos como torres de transmissão.
Esta condição de operadora virtual não é exclusiva da Google, já que empresas como Cricket Wireless, Metro PCS ou Pure Talk já utilizam o mesmo modelo. A ideia passa por adquirir o excesso de rede de outras operadoras e vendê-la de novo à sua própria base de clientes.
O contrato realizado com a Sprint contém uma cláusula de volume, especificando que caso a Google consiga um grande número de clientes, deve ser dada a oportunidade à Sprint de renegociar o contrato. Quanto ao acordo feito com a T-Mobile, ainda não são conhecidos pormenores.
A notícia de que a Google entrará no mercado das operadoras de comunicações móveis não foi bem recebida, pois a competição de preços deverá aumentar ainda mais. A empresa de Mountain View, que já é vista como uma ameaça, prevê para este ano o lançamento do serviço, que já se encontra em fase de testes.