Golpe com NFTs. Suspeitos enfrentam penas de 20 anos de prisão

(dr)

Procuradores do Governo dos Estados Unidos acusaram dois homens de fraude e branqueamento de dinheiro num esquema que envolvia NFTs.

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos informou, na quinta-feira, que uma dupla de norte-americanos, ambos com 20 anos, foi detida por lavagem de dinheiro usando tokens não fungíveis (NFTs).

Segundo o The Verge, Ethan Nguyen e Andre Llacuna terão faturado cerca de 1,1 milhões de dólares com a venda de NFTs baseados em personagens do tipo cartoon, chamadas “Frosties“.

Depois de venderem os NFT, encerraram o projeto e transferiram os fundos para uma série de carteiras criptográficas separadas, deixando os proprietários dos Frosties desprovidos das recompensas prometidas.

Os Frosties incluíam 8.888 NFTs – com um preço equivalente a cerca de 130 dólares no Ethereum – e esgotaram no espaço de uma hora após o lançamento.

Agora, segundo o comunicado do Departamento de Justiça, os jovens podem ser condenados a 40 anos de prisão: 20 por fraude e outros 20 por lavagem de dinheiro.

“Os NFTs representam uma nova era dos investimentos financeiros, mas as regras de um investimento num NFT ou num empreendimento imobiliário são as mesmas. Não se pode solicitar fundos para uma oportunidade de negócio, abandonar esse negócio e fugir com o dinheiro que os investidores lhe deram”, referiu um responsável encarregado do caso.

A acusação refere ainda que a dupla estava pronta para realizar um segundo golpe, chamado Embers, e que planeava arrecadar com ele cerca de 1,5 milhão de dólares.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.