Os golfinhos têm traços de personalidade semelhantes aos dos humanos

De acordo com um novo estudo, os golfinhos têm traços de personalidade semelhantes aos dos humanos e aos dos primatas, apesar de evoluírem em ambientes completamente diferentes.

A pesquisa, que analisou 134 golfinhos-nariz-de-garrafa mantidos em cativeiro, ajudou os especialistas a entender de que forma certos traços da personalidade humana se desenvolveram independentemente dos ambientes onde estes animais se inseriam.

Apesar dos golfinhos terem evoluído num meio totalmente diferente dos primatas e dos seus ancestrais, o estudo identificou traços de personalidade que os humanos e os golfinhos têm em comum. Destacaram-se a curiosidade e a sociabilidade.

Blake Morton, autor principal do estudo, explica que “os golfinhos, tal como muitos primatas, têm cérebros consideravelmente maiores do que o necessário para as funções corporais básicas, sendo que esse excesso de matéria cerebral aumenta a sua capacidade de serem inteligentes, e as espécies inteligentes costumam ser muito curiosas”.

A equipa escolheu os golfinhos para fazer o estudo porque, tal como os primatas, são animais inteligentes que vivem em grupos sociais, mas são muito diferentes em muitos outros aspetos, revela o The Independent. “A maioria das pesquisas foram feitas em primatas, então decidimos fazer algo diferente e olhar para os golfinhos”, refere o especialista da University of Hull.

Morton salienta que já se sabia “há algum tempo que os golfinhos são semelhantes a nós em outros aspetos – por exemplo, podemos observar espetáculos de golfinhos na televisão e ver que são claramente inteligentes e sociáveis“, por isso é normal que “vejamos essas características refletidas no nosso próprio comportamento“.

O professor acrescenta que não pretende que se interprete que os humanos e os golfinhos têm os mesmos traços de personalidade, pois não têm, destacando que apenas se assemelham.

Para a pesquisa, os autores recolheram dados de 56 golfinhos machos e 78 fêmeas, e avaliaram a personalidade de cada golfinho através de questionários realizados por toda a equipa.

O estudo foi publicado no Journal of Comparative Psychology em janeiro de 2021.

Ana Isabel Moura Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

United pode impedir Bruno Fernandes de vir à Seleção

Klopp já disse que não vai autorizar que jogadores se apresentam à Seleção se tiverem de cumprir quarentena e Solskjaer pondera fazer o mesmo. Bruno Fernandes e Diogo Jota estão em risco. "Não faz sentido perder …

Formar e atrair professores. CNE quer (mais) verbas da “bazuca” para a educação

O Plano de Recuperação e Resiliência tem gerado alguma controvérsia devido ao planeamento dos fundos que o Governo apresentou. Agora, é a vez da CNE pedir mais verbas de modo a formar e atrair mais …

Santos Silva: "Não estamos a discutir um certificado de vacinação na UE"

O ministro dos Negócios Estrangeiros clarificou, esta quarta-feira, que o livre-trânsito digital sobre o qual a Comissão Europeia está a trabalhar "não é um certificado de vacinação no sentido próprio" que descarte a manutenção das …

Cristiano Ronaldo volta a marcar e alcança marco único

Naquele que foi o seu 600.º jogo de campeonato, Cristiano Ronaldo voltou a marcar, alcançando mais um marco único na história do futebol. A Juventus venceu o Spezia, por 3-0, com o internacional português a marcar …

Agência Europeia do Medicamento inicia análise da vacina russa Sputnik V

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) anunciou, esta quinta-feira, ter iniciado uma "análise contínua" da vacina russa contra a covid-19, para determinar a sua conformidade com os requisitos da UE em matéria de eficácia, segurança …

Lista do PSD faz estalar o verniz: há candidatos que não o são e autarcas que não foram contactados

O PSD anunciou, esta quarta-feira, uma lista com 100 nomes para concorrerem às eleições autárquicas, mas há autarcas a demarcarem-se da decisão anunciada pela direção. O nome de Paulo Manuel Santos, atual presidente da Câmara de …

Revelados novos detalhes sobre o Little Foot

O Little Foot passou por momentos difíceis no início da sua vida. Uma nova investigação revelou que o fóssil tem sinais nos dentes que sugerem que foi privado de comida ou que esteve gravemente doente …

Governo admite retomar apoio que paga até dois salários mínimos após lay-off simplificado

Na reunião de concertação social desta quarta-feira, o Governo mostrou-se disponível para recuperar o Incentivo Extraordinário à Normalização da Atividade que atribui um apoio até dois salários mínimos por trabalhador após o lay-off simplificado.  O jornal …

20 anos da tragédia de Entre-os-Rios. Marcelo recorda "um momento difícil que marcou a história de Portugal"

Há 20 anos, a 4 de março de 2001, a Ponte Hintze Ribeiro, que ligava Entre-os-Rios a Castelo de Paiva, caiu e arrastou para o Douro três carros e um autocarro. Não houve sobreviventes e …

Descobertos tubarões que brilham no escuro

Uma equipa de cientistas da Nova Zelândia teve uma surpresa quando decidiu explorar as profundezas mais inexploradas dos oceanos do nosso planeta: descobriu três espécies de tubarão que brilham no escuro. É a primeira vez que …