GNR que matou jovem em perseguição condenado a multa de 1.620 euros

Oscar in the middle / Flickr

O militar da GNR de Gondomar que matou um jovem que seguia num carro, durante uma perseguição policial, foi condenado a uma multa de 1.620 euros. Isto apesar de a juíza do Tribunal de Gondomar considerar que ele nunca teve a intenção de matar.

A sentença, divulgada pelo Jornal de Notícias, decreta ainda a condenação do Estado a pagar uma indemnização de 110 mil euros aos pais da vítima.

O militar do posto de Fânzeres, em Gondomar, estava acusado de homicídio por negligência, depois de ter atingido mortalmente, com um tiro, um dos três jovens que seguiam num carro em fuga de uma patrulha policial. O crime ocorreu em Julho de 2012.

O militar fez “quatro disparos, dois para o ar e os outros dois para o pneu do Renault Mégane em que seguiam” os jovens, conforme reforça o JN.

A juíza do Tribunal de Gondomar que conduziu o julgamento considera que o militar teve apenas intenção de atingir o pneu, não visando o jovem, mas, apesar disso, condenou-o a uma pena de multa.

O guarda Pinto, de 37 anos, e outros dois agentes do posto de Fânzeres decidiram controlar o carro onde se encontravam os três indivíduos, suspeitando de que estariam a consumir drogas. O jovem que estava ao volante decidiu então fugir, por não ter carta de condução e já ter sido apanhado antes por causa dessa infracção.

Foi na perseguição que se seguiu que o guarda atingiu José Ferreira “Crespo”, de 21 anos, que tinha acabado de sair da prisão, após cumprir pena por furto.

O condutor do carro, de 26 anos, foi condenado, nesta sexta-feira, a 15 meses de prisão com pena suspensa por condução ilegal e perigosa.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Os gatos demonstram ser menos leais do que os cães (mas pode haver uma razão)

Ainda existe um estereótipo sobre a diferença entre cães e gatos. Normalmente as pessoas associam os cães a animais amorosos e leais, enquanto os gatos são tidos como distantes e indiferentes. Um novo estudo pode …

O mistério do "lago dos esqueletos" na Índia intriga cientistas há décadas

O Roopkund, localizado na parte indiana dos Himalaias, é um lago glacial com centenas de ossos humanos. E ninguém sabe como foram lá parar. Em 1942, um guarda florestal revelou ao mundo a existência deste lago …

A fronteira mais importante da China é imaginária: a Linha Hu

A Linha Hu, também conhecida como linha Heihe-Tengchong, é uma linha imaginária que divida a China em duas partes com áreas quase iguais. Estende-se da cidade de Heihe até Tengchong. Desenhada pela primeira vez em 1935, …

Algumas pessoas moram em aeroportos durante meses (ou até mesmo anos)

Aeroportos não servem de casa apenas para os sem-abrigo. Há pessoas que, involuntariamente ou não, ficam lá durante meses e, em alguns casos, até mesmo anos. Em janeiro, as autoridades de Chicago prenderam um homem de …

Senado da Carolina do Sul aprova fuzilamento como método de execução

Com esta decisão, a Carolina do Sul poderá converter-se no quarto estado do país a incorporar este método de execução de pena de morte, depois do Utah, Oklahoma e Mississípi. De acordo com a agência noticiosa …

"Oxigénio tornou-se ouro". Criminosos lucram com a sua escassez no México

A pandemia de covid-19 deixou a Cidade do México a atravessar uma grande escassez de oxigénio médico. Criminosos estão a aproveitar para lucrar com a situação. A capital mexicana registou um pico de infeções e hospitalizações …

Meteorito do tamanho de um damasco caiu em França (e os astrónomos precisam de ajuda para encontrá-lo)

Os entusiastas do Espaço estão a ser instados a procurar um meteorito do tamanho de um damasco que caiu no fim de semana passado no sudoeste de França.  O meteorito, com peso estimado em 150 gramas, …

Professora pediu a alunos para fingir que eram escravos e escreverem carta para África

Uma professora de uma escola secundária no Mississippi, nos Estados Unidos, está a ser alvo de críticas devido a uma fotografia de um trabalho de casa divulgada nas redes sociais. Foi pedido aos alunos do 8.º …

Obra de Churchill que pertencia a Angelina Jolie vendida por valor recorde

O quadro pintado pelo antigo primeiro-ministro britânico foi vendido por 8,3 milhões de libras. A pintura foi um presente de Winston Churchill para o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, e agora foi leiloada …

Milhares fugiram, mas Sakae Kato ficou. O homem que salva gatos abandonados em Fukushima há 10 anos

Durante a última década, um homem em Fukushima, no Japão, tem salvado todos os gatos na área abandonada de onde milhares de pessoas fugiram durante o desastre da central nuclear - e ainda continua a …