Agente da GNR suspeito de espancar imigrantes é dirigente sindical

Oscar in the middle / Flickr

Um dos militares da GNR acusados de espancarem dois trabalhadores imigrantes em Odemira pertence à direção da Associação Sócio-Profissional Independente da Guarda (ASPIG).

O caso relativo a outubro do ano passado aconteceu durante um jantar num restaurante em Odemira, no Alentejo. Os trabalhadores agrícolas, de origem indiana, estavam também presentes no restaurante e, alegadamente, reclamaram de atrasos no pagamento dos salários e da extensão dos horários de trabalho.

A situação descambou e o agente da GNR presente no restaurante chamou três colegas ao local para o ajudar a lidar com a situação. Na sequência disso, os imigrantes foram violentamente espancados, sendo que um deles teve mesmo de receber tratamento hospitalar.

Na mesma noite, os militares da Guarda Nacional Republicana são ainda suspeitos de ter invadido as casas de outros trabalhadores agrícolas. Além disso, são acusados de os terem agredido e mantido sequestrados. Segundo o Público, a Polícia Judiciária de Setúbal está a investigar o caso e já deteve os cinco agentes suspeitos.

Os agentes da GNR prestavam serviços nos postas de Odemira, Vila Nova de Milfontes, Portalegre e Chamusca. “Encontram-se indiciados pela comissão dos crimes de ofensa à integridade física qualificada, sequestro agravado e violação de domicílio por funcionário, factos praticados no início de outubro do ano transato, no concelho de Odemira”, disse a PJ em comunicado.

Entre os cinco agentes suspeitos está André Ribeiro, dirigente sindical da Associação Sócio-Profissional Independente da Guarda desde maio do ano passado. O vice-presidente do sindicato, Adolfo Clérigo, mostrou-se preocupado com a situação, mas não se desenvolveu muito mais em relação ao assunto, recusando comentar em relação ao facto do agente pertencer à direção da ASPIG.

Também César Nogueira, presidente da Associação Profissional da Guarda não prestou declarações significativas em relação ao assunto. “Por uma questão de ética prefiro não tecer comentários em virtude de, de acordo com o que foi noticiado, estar envolvido um dirigente de outra associação”, disse, citado pelo DN.

Os agentes vão conhecer as medidas de coação, esta quinta-feira, quando presentes a um juiz, no Tribunal de Odemira.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Como se não bastasse que os trabalhadores nepaleses sejam constantemente escravizados e maltratados. Um povo humilde , trabalhador e respeitador. As nações unidas deviam olhar para o nepal com mais responsabilidade pelo que a india tem feito a este país. Se não fosse a proximidade da china, a india já tinha engolido o nepal. Curiosamente o mapa do nepal é semelhante ao nosso mas encontra-se na horizontal. Graças a estes trabalhadores a agricultura em portugal está em crescimento. E os donos das quintas têm cada vez melhores carros de luxo.

RESPONDER

Cavani tem viagem marcada para fechar acordo com o Benfica

Vários órgãos de informação avançam que Edinson Cavani tem viagem marcada para a Europa, onde deverá assinar com o SL Benfica dentro dos próximos dias. Depois de várias semanas de negociações, Edinson Cavani está praticamente garantido …

Novo Banco. Gama Life garante não ter relação com Greg Lindberg (mas GNB mudou-se para a sua morada)

O fundo da Apax Partners que assumiu o controlo da GNB Vida depois da compra ao Novo Banco “mudou-se” para a mesma morada de empresas do multimilionário Greg Lindberg em Londres, apesar da seguradora garantir …

Ministra admite que não leu relatório sobre Reguengos (e desvaloriza surtos em lares)

A ministra da Segurança Social admitiu, em entrevista ao semanário Expresso, que não leu o relatório sobre Reguengos de Monsaraz, mas considerou que a dimensão dos surtos de covid-19 em lares “não é demasiado grande …

Calvário no Barcelona. Setién de saída, Messi faz ultimato e Piqué fala em "vergonha"

O Barcelona foi esmagado (8-2) pelo Bayern Munique, nos quartos de final da Liga dos Campeões. Setién está de saída, Messi fez um ultimato e Piqué falou em "vergonha". Foi a noite mais negra de sempre …

Antonoaldo Neves quer receber mais para sair da TAP (mas Governo não paga "nem mais um cêntimo")

Quando foi anunciado o acordo de saída de David Neeleman da TAP, o Governo anunciou também que Antonoaldo Neves, CEO da companhia, seria substituído. No entanto, ainda não se chegou um acordo para a saída. …

Explosão em Beirute terá sido causada por trabalhos de manutenção

A explosão no porto de Beirute, no Líbano, que matou 171 pessoas, feriu mais de 6 mil e deixou um rasto de destruição na cidade, poderá ter sido causada por trabalhos de manutenção num armazém. …

"Crocodilo do terror" tinha dentes do tamanho de bananas e comia dinossauros

Um novo estudo descobriu um grupo de crocodilos antigos que tinham cerca de 10 metros de comprimento e dentes "do tamanho de bananas", que lhes permitiam derrubar até os maiores dinossauros do seu ecossistema. De acordo com …

Intervalos mais curtos, alunos a limpar salas e cantinas com take away. Como vai ser o novo ano letivo

Intervalos de cinco minutos, aulas a começar mais cedo e a terminar mais tarde, alunos a ajudar na desinfestação das salas e cantinas com serviço de take away são algumas das mudanças previstas por diferentes …

Rui Pinto recebeu ameaças de morte do estrangeiro

O pirata informático português Rui Pinto recebeu ameaças de morte de Portugal e do estrangeiro. O hacker é considerado person of interest por outros países. Rui Pinto recebeu ameaças de morte vindas não só de Portugal, …

Mistério médico. Cérebros de veteranos desvendam segredos sobre a síndrome da Guerra do Golfo

Trinta anos depois, a síndrome da Guerra do Golfo continua a ser um mistério médico. Porém, um novo estudo do Centro Médico da Universidade de Georgetown lança luz sobre esta misteriosa doença.  Quase um terço dos 700 …