Glaciar que colapsou na Índia fez pelo menos 14 mortos

(cv)

O desastre ocorreu no início da manhã de domingo no distrito de Chamoli, no Estado de Uttarakhand. A enxurrada provocada pelo degelo do glaciar destruiu uma barragem em construção. Morreram 14 pessoas.

De acordo com as autoridades na manhã desta segunda-feira, há mais de 150 pessoas dadas como desaparecidas na sequência do acidente, foram registadas 14 mortes e 15 pessoas foram resgatadas.

De acordo com o jornal indiano Hindustan Times, citado pelo Público, todos os desaparecidos trabalhavam na barragem, onde se encontravam cerca de 100 trabalhadores àquela hora.

As operações de busca e salvamento vão continuar nas próximas “24 a 48 horas”, disse Satya Pradhan, coordenador da equipa nacional de resposta a desastres.

“Veio muito depressa, não houve tempo para alertar ninguém”, disse à Reuters Sanjay Singh Rana, que mora na parte superior da aldeia de Raini, que ficou inundada. Vídeos publicados nas redes sociais mostram a água a arrastar consigo partes da barragem, bem como outras construções.

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, disse no Twitter que está a acompanhar a situação. “A Índia está com Uttarakhand e a nação reza pela segurança de todos”, escreveu.

O desastre aconteceu eram 10h45, hora local, quando o glaciar se partiu e libertou água e lama que retinha, o que fez “aumentar exponencialmente o caudal do rio”.

Em consequência, “o projecto hidroeléctrico de Rishiganga, perto de Raini, ficou completamente devastado”, diz o comunicado da polícia fronteiriça.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.