Giuseppe Conte: um desconhecido sem experiência política para dirigir o Governo italiano

Alessandro Di Meo / EPA

Giuseppe Conte é o nome proposto ao presidente pela Liga e pelo Movimento 5 Estrelas. O Presidente italiano, Sergio Mattarella, terá a última palavra em relação à escolha do primeiro-ministro.

Giuseppe Conte. É este o nome proposto pelo Movimento 5 Estrelas e pela Liga para assumir o cargo de primeiro-ministro de Itália. Esta segunda-feira, os dois partidos apresentaram a sua proposta ao Presidente Sergio Mattarella, onze semanas após o resultado inconclusivo das eleições no país.

“Acho que podemos dizer que estamos perante um momento histórico: indicámos ao Presidente o nome que pode cumprir o acordo de Governo. Obviamente o objetivo é melhorar a vida dos italianos e nestes 80 dias impusemos um método: primeiro discutimos tópicos e depois nomes. Finalmente nasceu a terceira República”, disse Luigi di Maio, líder do partido antissistema Movimento 5.

“E àqueles que dizem que não foi eleito, eu respondo que Giuseppe Conte estava na minha equipa, 11 milhões de italianos votaram nele”, concluiu di Maio.

Segundo o Expresso, Conte, de 54 anos, é professor de Direito nas Universidades de Florença e de Bolonha. Aquele que é considerado o próximo do Movimento 5 Estrelas conta com um vasto currículo na área do Direito, mas não tem experiência política.

Antes de iniciar a sua carreira académica, trabalhou enquanto advogado e, mais tarde, ingressou em várias universidades de renome – como a Universidade de Nova Iorque e a Universidade de Cambridge.

Conte foi o autor do programa eleitoral no que diz respeito à Justiça e na campanha foi apresentado como futuro ministro da administração pública. De acordo com a Reuters, o docente “é visto como um candidato de consenso e um tecnocrata que é capaz de equilibrar as exigências dos partidos rivais”.

Esta terça-feira, o chefe de Estado recebe o presidente da Câmara dos Deputados, Roberto Fico, e a presidente do Senado, Maria Caselatti, para consultas. Caso Sergio Mattarella dê o aval, os partidos podem submeter a solução de governo a um voto de confiança parlamentar e o Governo entrar em funções ainda esta semana.

Há Dúvidas sobre currículo de Conte

Embora tenha impressionado, o vasto currículo de Giuseppe Conte começa a levantar dúvidas. Conte diz que tirou uma especialização na Universidade de Nova Iorque, mas, segundo Público, a instituição garante não ter qualquer registo.

Esta segunda-feira, o New York Times publicou um texto no qual explica quem é Conte e, mais ou menos a meio do artigo, surge a informação de que o docente esteve Universidade de Nova Iorque onde “aperfeiçoou e desenvolveu os seus estudos” de 2008 a 2012.

O jornal americano ligou para a instituição, e uma responsável terá respondido que “uma pessoa com esse nome não aparece em nenhum dos nossos registos nem como aluno nem como membro docente”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Rover Mars 2020 vai procurar fósseis microscópicos

Cientistas do rover Mars 2020 da NASA descobriram o que poderá ser um dos melhores locais para procurar sinais de vida antiga na Cratera Jezero, onde o veículo vai pousar no dia 18 de fevereiro …

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …

Greta Thunberg no Parlamento entre final do mês e início de dezembro

A ativista sueca aceitou participar numa sessão na Assembleia da República, em Lisboa, promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que se realizará entre o final deste mês e início de …

Phineas Fisher. O "hacker fantoche" que está a pagar para piratearem bancos e petrolíferas

Phineas Fisher é um hackers mais infames do mundo e procura agora renovar esse estatuto ao oferecer 100 mil dólares a quem piratear instituições capitalistas, como bancos e empresas petrolíferas. O hacker ficou conhecido após ter …

Conselho Superior da Magistratura arquiva processo disciplinar a Carlos Alexandre

O Conselho Superior da Magistratura decidiu arquivar o processo disciplinar relativo ao juiz do Tribunal de Instrução Criminal por declarações sobre o sorteio da fase de instrução do processo Operação Marquês. "O plenário de hoje do …

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …

Japão diz que é seguro libertar água radioativa de Fukushima no Pacífico

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão afirmou esta segunda-feira que é seguro libertar água contaminada de Fukushima no Oceano Pacífico, de acordo com o jornal local Japan Today. A central nuclear, recorde-se, sofreu …

Dez autarcas e quatro clubes entre os 68 acusados na operação Ajuste Secreto

O Ministério Público da Feira deduziu acusação contra 68 arguidos, incluindo dez autarcas e ex-autarcas, quatro clubes desportivos e os seus respetivos presidentes, no âmbito da operação "Ajuste Secreto". Numa nota publicada no seu site oficial, …

Poluição do ar em Sydney entre as 20 piores do mundo devido aos incêndios

A poluição do ar em Sydney, a maior cidade da Austrália com mais de cinco milhões de habitantes, está hoje entre as 20 piores do mundo devido ao fumo dos incêndios no leste do país. "Sydney, …