Giuseppe Conte: um desconhecido sem experiência política para dirigir o Governo italiano

Alessandro Di Meo / EPA

Giuseppe Conte é o nome proposto ao presidente pela Liga e pelo Movimento 5 Estrelas. O Presidente italiano, Sergio Mattarella, terá a última palavra em relação à escolha do primeiro-ministro.

Giuseppe Conte. É este o nome proposto pelo Movimento 5 Estrelas e pela Liga para assumir o cargo de primeiro-ministro de Itália. Esta segunda-feira, os dois partidos apresentaram a sua proposta ao Presidente Sergio Mattarella, onze semanas após o resultado inconclusivo das eleições no país.

“Acho que podemos dizer que estamos perante um momento histórico: indicámos ao Presidente o nome que pode cumprir o acordo de Governo. Obviamente o objetivo é melhorar a vida dos italianos e nestes 80 dias impusemos um método: primeiro discutimos tópicos e depois nomes. Finalmente nasceu a terceira República”, disse Luigi di Maio, líder do partido antissistema Movimento 5.

“E àqueles que dizem que não foi eleito, eu respondo que Giuseppe Conte estava na minha equipa, 11 milhões de italianos votaram nele”, concluiu di Maio.

Segundo o Expresso, Conte, de 54 anos, é professor de Direito nas Universidades de Florença e de Bolonha. Aquele que é considerado o próximo do Movimento 5 Estrelas conta com um vasto currículo na área do Direito, mas não tem experiência política.

Antes de iniciar a sua carreira académica, trabalhou enquanto advogado e, mais tarde, ingressou em várias universidades de renome – como a Universidade de Nova Iorque e a Universidade de Cambridge.

Conte foi o autor do programa eleitoral no que diz respeito à Justiça e na campanha foi apresentado como futuro ministro da administração pública. De acordo com a Reuters, o docente “é visto como um candidato de consenso e um tecnocrata que é capaz de equilibrar as exigências dos partidos rivais”.

Esta terça-feira, o chefe de Estado recebe o presidente da Câmara dos Deputados, Roberto Fico, e a presidente do Senado, Maria Caselatti, para consultas. Caso Sergio Mattarella dê o aval, os partidos podem submeter a solução de governo a um voto de confiança parlamentar e o Governo entrar em funções ainda esta semana.

Há Dúvidas sobre currículo de Conte

Embora tenha impressionado, o vasto currículo de Giuseppe Conte começa a levantar dúvidas. Conte diz que tirou uma especialização na Universidade de Nova Iorque, mas, segundo Público, a instituição garante não ter qualquer registo.

Esta segunda-feira, o New York Times publicou um texto no qual explica quem é Conte e, mais ou menos a meio do artigo, surge a informação de que o docente esteve Universidade de Nova Iorque onde “aperfeiçoou e desenvolveu os seus estudos” de 2008 a 2012.

O jornal americano ligou para a instituição, e uma responsável terá respondido que “uma pessoa com esse nome não aparece em nenhum dos nossos registos nem como aluno nem como membro docente”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

A linguagem de Benoit está a morrer. O senegalês quer salvá-la através da música

O senegalês Benoit Fader Keita está a usar o poder da música para salvar a sua linguagem, ménik, que tem apenas 3 mil falantes e está em risco de extinção. Benoit Fader Keita nasceu no Senegal …

Doença cerebral misteriosa intriga médicos no Canadá

 A doença misteriosa foi identificada, pela primeira vez, em 2015, num doente considerado um "caso isolado e atípico". Há quase dois anos, Roger Ellis desmaiou depois de ter tido uma convulsão durante o 40.º aniversário de …

Estudo sugere que há quatro tipos de Alzheimer

Uma equipa de investigadores sugere que há quatro tipos da doença de Alzheimer, que atacam diferentes zonas do cérebro e têm sintomas distintos. Um novo estudo sugere que o Alzheimer é uma doença bem mais complexa …

Jovens tentam salvar vidas na Índia através do Youtube. Plataforma elimina vídeos por serem "perigosos"

A Índia continua a debater-se com a grave crise sanitária desencadeada pela covid-19. Jovens indianos publicaram no Youtube vídeos a produzir oxigénio em casa, usando processos químicos ensinados nas escolas. A plataforma eliminou-os. De acordo com …

Shuvuuia era um dinossauro do tamanho de uma galinha, que caçava às escuras

Os investigadores descobriram que Shuvuuia, um pequeno dinossauro do tamanho de uma galinha, tinha uma excelente audição e visão noturna, que lhe permitiam caçar de noite. São poucas as aves que têm aquilo que é preciso …

Na China, é ilegal pedir comida em excesso nos restaurantes

A China aprovou uma lei anti-desperdício de alimentos que proíbe clientes de restaurantes de pedirem mais do que precisam, uma legislação abrangente pode prejudicar a experiência de comer fora de casa. A lei, que entrou em …

Sindicato de pilotos denuncia pedidos da TAP para voos em folga

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) denunciou pedidos da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) para que alguns trabalhadores efetuem voos em dias de folga, ao mesmo tempo que afirma ter pilotos em excesso. Num email …

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …