Giuseppe Conte: um desconhecido sem experiência política para dirigir o Governo italiano

Alessandro Di Meo / EPA

Giuseppe Conte é o nome proposto ao presidente pela Liga e pelo Movimento 5 Estrelas. O Presidente italiano, Sergio Mattarella, terá a última palavra em relação à escolha do primeiro-ministro.

Giuseppe Conte. É este o nome proposto pelo Movimento 5 Estrelas e pela Liga para assumir o cargo de primeiro-ministro de Itália. Esta segunda-feira, os dois partidos apresentaram a sua proposta ao Presidente Sergio Mattarella, onze semanas após o resultado inconclusivo das eleições no país.

“Acho que podemos dizer que estamos perante um momento histórico: indicámos ao Presidente o nome que pode cumprir o acordo de Governo. Obviamente o objetivo é melhorar a vida dos italianos e nestes 80 dias impusemos um método: primeiro discutimos tópicos e depois nomes. Finalmente nasceu a terceira República”, disse Luigi di Maio, líder do partido antissistema Movimento 5.

“E àqueles que dizem que não foi eleito, eu respondo que Giuseppe Conte estava na minha equipa, 11 milhões de italianos votaram nele”, concluiu di Maio.

Segundo o Expresso, Conte, de 54 anos, é professor de Direito nas Universidades de Florença e de Bolonha. Aquele que é considerado o próximo do Movimento 5 Estrelas conta com um vasto currículo na área do Direito, mas não tem experiência política.

Antes de iniciar a sua carreira académica, trabalhou enquanto advogado e, mais tarde, ingressou em várias universidades de renome – como a Universidade de Nova Iorque e a Universidade de Cambridge.

Conte foi o autor do programa eleitoral no que diz respeito à Justiça e na campanha foi apresentado como futuro ministro da administração pública. De acordo com a Reuters, o docente “é visto como um candidato de consenso e um tecnocrata que é capaz de equilibrar as exigências dos partidos rivais”.

Esta terça-feira, o chefe de Estado recebe o presidente da Câmara dos Deputados, Roberto Fico, e a presidente do Senado, Maria Caselatti, para consultas. Caso Sergio Mattarella dê o aval, os partidos podem submeter a solução de governo a um voto de confiança parlamentar e o Governo entrar em funções ainda esta semana.

Há Dúvidas sobre currículo de Conte

Embora tenha impressionado, o vasto currículo de Giuseppe Conte começa a levantar dúvidas. Conte diz que tirou uma especialização na Universidade de Nova Iorque, mas, segundo Público, a instituição garante não ter qualquer registo.

Esta segunda-feira, o New York Times publicou um texto no qual explica quem é Conte e, mais ou menos a meio do artigo, surge a informação de que o docente esteve Universidade de Nova Iorque onde “aperfeiçoou e desenvolveu os seus estudos” de 2008 a 2012.

O jornal americano ligou para a instituição, e uma responsável terá respondido que “uma pessoa com esse nome não aparece em nenhum dos nossos registos nem como aluno nem como membro docente”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

BE e CDS rejeitam "paraministros". Só negoceiam com Costa e Centeno

O Bloco de Esquerda e CDS rejeitam negociações com "paraministros", sublinhando que só discutem com membros do Governo, comentando a manchete do Expresso segundo a qual um gestor petrolífero está a assumir esse papel. O semanário …

Países reinventam turismo. No México, hotéis oferecem 2 noites por cada 2 pagas

A pandemia de covid-19, que já matou mais de 350 mil pessoas em todo o mundo, pôs travão ao turismo mas já há países que preparam a retoma do setor com muitas ofertas e até …

Mais de mil condutores ficaram sem carta por perda de pontos

Mais de mil condutores ficaram sem carta de condução por perderem pontos, avança o Jornal de Notícias, dando conta que quase 300 pessoas tiveram que voltar à escola de condução para voltarem a ter permissão …

Confinado num hotel de luxo, funcionário abre 1400 torneiras a cada cinco dias

O diretor de engenharia do hotel W Barcelona, em Espanha, está a viver sozinho no estabelecimento turístico para garantir o seu pleno funcionamento até ao dia da reabertura. No âmbito das medidas impostas pelo Governo espanhol para …

Prisão preventiva para suspeito de matar estudante de psicologia em Lisboa

O suspeito de matar a estudante universitária de psicologia Beatriz Lebre, de 23 anos, ficou em prisão preventiva, depois de presente a primeiro interrogatório judicial, em Lisboa, disse à agência Lusa o advogado do arguido. Miguel …

BPI quer cobrar dívida de quase 5 milhões ao marido de Isabel dos Santos

O BPI interpôs um processo no Tribunal do Funchal, na Madeira, para cobrar uma dívida de 5 cinco milhões de euros ao marido da empresária Isabel dos Santos. A notícia é avançada este sábado pelo Diário …

Mais 13 mortes e 257 infetados. Região de Lisboa concentra 90% dos novos casos

Portugal regista este sábado 1.396 mortes relacionadas com a covid-19, mais 13 do que na sexta-feira, e 32.203 infetados, mais 257, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde. Registou-se um aumento de 0,8% no …

Recibos verdes e sócios-gerentes já podem pedir apoio relativo a maio

O formulário para os trabalhadores independentes e sócios-gerentes pedirem o apoio criado no âmbito da pandemia covid-19, relativo a maio, fica hoje disponível na Segurança Social Direta, podendo ser entregue até 9 de junho. O prazo …

Director nacional da PJ defende "recompensa garantida" para Rui Pinto

O director nacional da Polícia Judiciária (PJ), Luís Neves, realça a colaboração de Rui Pinto como tendo sido essencial para apurar a "verdade material" no caso de pirataria informática que o envolve e defende, por …

Lufthansa aceita condições do resgate. Vai ceder aviões e perder "slots"

O Governo da Alemanha e a Comissão Europeia (CE) chegaram a um acordo sobre o resgate da Lufthansa e que poderá evitar a falência da companhia aérea, anunciaram, na sexta-feira, fontes próximas das negociações e …