Getty Images e Alamy apanhadas a roubar fotos de domínio público (quando tentaram processar a autora)

Os conhecidos bancos de imagem Getty Images e Alamy foram apanhados a reclamar a uma fotógrafa os direitos de propriedade sobre fotografias da sua autoria – e que tinham sido doadas pela fotógrafa ao domínio público.

A fotógrafa Carol M. Highsmith doou 18.755 imagens à Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos para que fossem acedidas gratuitamente por todos, ao abrigo do regimento de domínio público.

Surpreendentemente, depois do seu magnânimo gesto de boa vontade, em dezembro passado a fotógrafa recebeu uma curiosa carta, na qual era coagida a deixar de usar essas imagens (as suas imagens) no seu website.

Na mesma carta, a autora era avisada de que tinha que pagar uma multa de 120 dólares por estar a utilizar o seu próprio conteúdo, sem licença.

Ou seja, alguém exigia, com uma típica acção de cease and desist, que a fotógrafa deixasse de utilizar as suas próprias fotografias, por alegada infracção de direitos de autor.

A comunicação foi enviada por via postal pela empresa License Compliances Services, que reclamava os direitos do banco de imagens Alamy.

Segundo a Quartz, a carta da LCS era endereçada à This is America! Foundation, fundação lançada pela fotógrafa, e apresentava-lhe duas opções: clarificar que tinha licença para usar a fotografia (e pagar 120 dólares) ou deixar de usar a fotografia imediatamente (e pagar 120 dólares na mesma).

(pd) Carol M. Highsmith

Uma das fotos de Carol M. Highsmith que a Alamy usurpou do domínio público

Uma das fotos de Carol M. Highsmith que a Alamy usurpou do domínio público

Mas a história não fica por aqui.

Passados poucos dias, Carol Highsmith descobriu que a Getty Images, outra conhecida empresa de venda de fotografias, estava também a vender o seu trabalho, sem seu conhecimento ou autorização.

A fotógrafa exige agora às duas empresas uma indemnização de mil milhões de dólares por danos causados e por utilização das imagens de forma fraudulenta.

A reacção da Getty Images foi de que tudo se tratou de um grande equívoco, tendo anulado o seu requerimento inicial.

Também a License Compliances Services seguiu os mesmos passos, mas a página da empresa continua a mostrar o processo de “Unauthorized Use of Alamy Imagery“.

Alamy

Processo da Alamy contra Carol Highsmith

Processo da Alamy contra Carol Highsmith

Talvez Carol Highsmith  não receba a quantia monetária pedida, mas o caso pode servir de aviso a quem tenha por hábito usurpar fotografias alheias para uso comercial – que os bancos de imagens tanto condenam e perseguem.

E principalmente chamar a atenção para um outro tipo de prática – o legal bullying – tão comum também em alguns bancos de imagem:.

ZAP / Portal Tecnologia

PARTILHAR

RESPONDER

Bebé nos EUA nasceu sem pele (e ainda não se sabe porquê)

Um bebé no Texas, nos EUA, nasceu sem pele na maior parte do seu corpo. Ja'bari Gray nasceu a 1 de janeiro e pesava apenas 1,4 quilogramas. O menino não tem pele na maior parte do …

Os donos de cães são mais felizes que os donos de gatos

O mundo está dividido em dois: amantes de cães e amantes de gatos. Um estudo acaba de revelar que os donos de cães são mais felizes do que os donos de felinos. Será que os donos …

Estávamos quase a perder um osso do joelho (mas afinal está de volta)

Algumas pessoas têm um osso extra no joelho, conhecido como fabela. Ninguém identificou um propósito para o osso, que até aumenta o risco de artrite. Não era uma surpresa que o osso estivesse a tornar-se cada …

Explosões em hotéis e igrejas no Sri Lanka fazem 200 mortos. Há um português entre as vítimas

Uma série de oito explosões simultâneas em quatro hotéis, um complexo de casas e três igrejas no Sri Lanka deixou pelo menos 207 mortos, entre os quais nove estrangeiros, e 469 pessoas feridas. Um dos …

Os ratos (também) têm sentimentos

Cientistas detetaram “neurónios-espelho” nos ratos. Quando um rato sofre, as células que o seu cérebro ativa são as mesmas do que quando vê um outro rato sofrer. A dor é partilhada e transversal, exatamente como …

Milhares de peregrinos vão a Shingo em busca de Jesus (que, diz a lenda, ali está enterrado)

Jesus não morreu aos 33 anos, mas aos 109. Casou e teve três filhas. Quem foi crucificado em Jerusalém foi o seu irmão. Estas são as crenças de um pequeno grupo de cristãos que vivem …

Os Simpsons fazem 30 anos a celebrar o seu dia internacional

A série sobre uma das famílias mais queridas da televisão mundial "Os Simpsons" vai fazer em dezembro 30 anos desde a sua estreia neste formato, mas as comemorações começam já esta sexta-feira com direito a …

Só as mulheres podem parar o Apocalipse nuclear

O aumento da participação feminina no setor nuclear ajudaria a reduzir a ameaça de um Apocalipse, afirmou recentemente a analista Xanthe Scharf. O conflito nuclear continua a ser a maior ameaça imediata à segurança global. Os …

Esqueleto que caiu de um penhasco pode ter pertencido a uma princesa

Há mais de um século, um tronco esculpido que continha o antigo esqueleto de uma mulher caiu de um penhasco à beira-mar na pequena vila costeira polaca de Bagicz. Agora, os investigadores determinaram que a mulher …

Apanhado no Facetime. Prisão perpétua para português por violação e agressão em Inglaterra

Um português a residir em Inglaterra foi condenado a prisão perpétua por violação e agressão a uma jovem de 19 anos, tendo uma captura de ecrã durante uma chamada de FaceTime sido um elemento chave. Samuel …