Getty Images e Alamy apanhadas a roubar fotos de domínio público (quando tentaram processar a autora)

Os conhecidos bancos de imagem Getty Images e Alamy foram apanhados a reclamar a uma fotógrafa os direitos de propriedade sobre fotografias da sua autoria – e que tinham sido doadas pela fotógrafa ao domínio público.

A fotógrafa Carol M. Highsmith doou 18.755 imagens à Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos para que fossem acedidas gratuitamente por todos, ao abrigo do regimento de domínio público.

Surpreendentemente, depois do seu magnânimo gesto de boa vontade, em dezembro passado a fotógrafa recebeu uma curiosa carta, na qual era coagida a deixar de usar essas imagens (as suas imagens) no seu website.

Na mesma carta, a autora era avisada de que tinha que pagar uma multa de 120 dólares por estar a utilizar o seu próprio conteúdo, sem licença.

Ou seja, alguém exigia, com uma típica acção de cease and desist, que a fotógrafa deixasse de utilizar as suas próprias fotografias, por alegada infracção de direitos de autor.

A comunicação foi enviada por via postal pela empresa License Compliances Services, que reclamava os direitos do banco de imagens Alamy.

Segundo a Quartz, a carta da LCS era endereçada à This is America! Foundation, fundação lançada pela fotógrafa, e apresentava-lhe duas opções: clarificar que tinha licença para usar a fotografia (e pagar 120 dólares) ou deixar de usar a fotografia imediatamente (e pagar 120 dólares na mesma).

(pd) Carol M. Highsmith

Uma das fotos de Carol M. Highsmith que a Alamy usurpou do domínio público

Uma das fotos de Carol M. Highsmith que a Alamy usurpou do domínio público

Mas a história não fica por aqui.

Passados poucos dias, Carol Highsmith descobriu que a Getty Images, outra conhecida empresa de venda de fotografias, estava também a vender o seu trabalho, sem seu conhecimento ou autorização.

A fotógrafa exige agora às duas empresas uma indemnização de mil milhões de dólares por danos causados e por utilização das imagens de forma fraudulenta.

A reacção da Getty Images foi de que tudo se tratou de um grande equívoco, tendo anulado o seu requerimento inicial.

Também a License Compliances Services seguiu os mesmos passos, mas a página da empresa continua a mostrar o processo de “Unauthorized Use of Alamy Imagery“.

Alamy

Processo da Alamy contra Carol Highsmith

Processo da Alamy contra Carol Highsmith

Talvez Carol Highsmith  não receba a quantia monetária pedida, mas o caso pode servir de aviso a quem tenha por hábito usurpar fotografias alheias para uso comercial – que os bancos de imagens tanto condenam e perseguem.

E principalmente chamar a atenção para um outro tipo de prática – o legal bullying – tão comum também em alguns bancos de imagem:.

ZAP / Portal Tecnologia

PARTILHAR

RESPONDER

Para as criaturas marinhas, as doenças infecciosas são a sentinela da mudança

Uma recente investigação analisou as mudanças nas doenças relatadas em espécies submarinas num período de 44 anos. A conclusão não surpreende: a saúde dos oceanos está a piorar a passos largos. A compreensão das tendências oceânicas …

Solidariedade e ambiente. Nos EUA, já é possível doar as suas peças Lego

Nunca somos demasiado velhos para brincar com peças Lego. No entanto, se estiver a ficar sem espaço para as arrumar e estiver à procura de uma forma de garantir que os seus blocos acabam em …

Eis os primeiros smartphones pensados e fabricados em África

https://vimeo.com/365789486 No Ruanda nasceram os primeiros rebentos do grupo Mara, que anunciou o lançamento dos seus dois primeiros smartphones. São os primeiros a serem totalmente fabricados em África. Estes são os dois primeiros smartphones totalmente fabricados em …

Siza Vieira recebe Grande Prémio da Academia de Belas-Artes francesa

O arquitecto Álvaro Siza Vieira recebeu o Grande Prémio de Arquitetura da Académie des Beaux-Arts, pelo conjunto do seu percurso, no valor de 35 mil euros. “É uma grande honra, porque é um prémio importante. É …

Para os jovens refugiados, um telemóvel pode ser tão importante quanto comida ou água

Entre 2015 e 2018, mais de 200.000 jovens não acompanhados reivindicaram asilo na Europa. Muitos deles, agora na União Europeia, têm uma coisa em comum: os seus smartphones. Não são apenas ferramentas para entretenimento nem uma …

Cientistas observaram pela primeira vez porcos a usar ferramentas

Uma equipa de cientistas registou pela primeira vez uma família de javalis das Visayas, num jardim zoológico em Paris, a usar paus para cavar e construir ninhos. Os porcos não gostam só de chafurdar na lama …

Transição verde: o mundo tem muito a aprender com uma pequena cidade na Islândia

Uma pequena cidade no norte da Islândia tornou-se quase neutra em dióxido de carbono (CO2). Uma equipa de cientistas viajou até ao país insular nórdico para descobrir como podemos aprender com esta cidade. Atualmente, as cidades …

Adolfo Mesquita Nunes não será candidato à liderança do CDS

Adolfo Mesquita Nunes anunciou este domingo que não será candidato à liderança do CDS. A garantia foi deixada pelo próprio, na sua página pessoal de Facebook, depois de ter sido desafiado por António Pires de …

Afastado desde a noite eleitoral, Rui Rio volta para lançar suspeitas sobre a RTP

Afastado dos holofotes desde a noite eleitoral e sem dizer se se vai recandidatar à liderança do PSD, Rui Rio recorreu ao Twitter para comentar as suas suspeitas sobre a RTP. O líder social-democrata recorreu às …

Iniciativa Liberal vai votar contra programa de Costa

O deputado eleito do Iniciativa Liberal vai votar contra o Programa de Governo, e revela que as suas primeiras propostas serão de desagravamento fiscal perante um Parlamento onde se quer sentar ao meio, "o mais …