George Floyd: democratas no Congresso preparam pacote de reformas policiais

Tannen Maury / EPA

Os democratas no Congresso dos Estados Unidos estão a preparar um pacote de reformas policiais, enquanto aumenta a pressão sobre o Governo federal para dar resposta à morte de George Floyd.

Com manifestações de protesto à porta do Capitólio, os legisladores estão a trabalhar para redigir o que poderá tornar-se um dos mais ambiciosos esforços para reformar o funcionamento da aplicação da lei pelas autoridades.

As senadoras democratas Cory Booker e Kamala Harris, ambas ex-candidatas nas primárias do Partido Democrata, disseram que a sua bancada deve poder anunciar um projeto de lei sobre esta matéria muito em breve.

Os esforços da Câmara de Representantes e do Senado devem incluir mudanças nas leis de prestação de contas da polícia, bem como revisões de disposições sobre imunidade e a criação de um banco de dados com incidentes de uso de força policial.

Estão igualmente a ser estudados novos requisitos de treino de agentes que podem vir a impedir técnicas de estrangulamento nas operações de detenção, como foi sugerido por Joe Biden, o candidato presidencial do Partido Democrata.

Também o senador democrata Brian Schatz disse estar a preparar um projeto de lei de defesa, que proíba a transferência de equipamentos militares para os departamentos de polícia. “Estamos perante um momento moral no nosso país”, disse Karen Bass, congressista democrata que integra uma fação afro-americana.

Os democratas acreditam que esta é uma excelente oportunidade para introduzir reformas na área da atuação policial nos Estados Unidos, fazendo um contraponto às atitudes e declarações do Presidente republicano, Donald Trump, que tem apelado a uma intervenção mais musculada da polícia.

Nos últimos dias, a líder da maioria democrata na Câmara de Representantes, Nancy Pelosi, tem tentado demonstrar a intenção do seu partido de reformar o sistema, indo ao encontro dos apelos feitos por milhares de manifestantes que ao longo da semana têm mostrado o seu descontentamento em centenas de cidades.

Seremos intensos e proativos”, disse Pelosi, numa entrevista, na quarta-feira.

Mas também os congressistas republicanos se têm demonstrado disponíveis para analisar alterações ao modelo de funcionamento do corpo policial, acusado de discriminações contra minorias étnicas.

A senadora republicana Lindsey Graham disse ser possível “aproveitar os problemas associados à morte de George Floyd para encontrar melhores fórmulas” de atuação policial.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Não é Trump que tem que dar resposta são os governadores dos estados. Se Trump agisse estaria a passar por cima desses governadores no que se refere a reformas , há mto que Trump defende reformas na polícia mas isso depende dos governadores que são os que mandam na polícia do estado

RESPONDER

Pfizer admite que deverá ser necessária uma terceira dose (e ser vacinado anualmente)

O CEO da Pfizer, Albert Bourla, disse que as pessoas vão precisar “provavelmente” de uma dose de reforço da vacina contra a covid-19 12 meses após serem totalmente vacinadas. “Um cenário provável é que haja necessidade …

Ninguém quer "a batata quente" do caso Sócrates. Ivo Rosa e Carlos Alexandre com nota máxima

Os juízes Ivo Rosa e Carlos Alexandre foram avaliados com a nota máxima de "Muito Bom" pelo Conselho Superior da Magistratura em inspecções realizadas entre 2013 e 2018, ou seja, abarcando o período da investigação …

Clubes alemães atentos a Tiago Dantas depois da sua estreia como titular

A titularidade do jovem português na equipa do Bayern, no último sábado, despertou a atenção dos clubes alemães para o médio cedido pelo Benfica. Tiago Dantas, de 20 anos, fez a sua estreia como titular do …

Chega aposta em Hugo Ernano, o militar que atingiu mortalmente rapaz de 13 anos

O cabeça-de-lista do Chega para a Câmara Municipal de Odivelas vai ser o líder do núcleo local, Nuno Beirão, e o militar da Guarda Nacional Republicana (GNR) Hugo Ernano candidata-se à Assembleia Municipal. Hugo Hernano, candidato …

Taarabt reencontrou a sua boa forma, mas o Benfica quer vendê-lo

O Benfica está disposto a ouvir propostas que cheguem por Adel Taarabt, o marroquino que tem dado cartas no meio-campo das 'águias'. A caminho dos 32 anos de idade, Taarabt não vai para novo, mas tem …

Vacina russa Sputnik V pode vir a ser produzida em Sintra

O Presidente da câmara de Cascais fez de intermediário para que viesse para Portugal uma licença de produção da Sputnik V. António Costa não se opõe, mas lembra que a vacina ainda não foi aprovada …

FC Porto admite batalha legal com o Sporting devido ao caso Palhinha

Os azuis e brancos contestam a utilização de João Palhinha após o jogador ter sido suspenso ao somar cinco amarelos na Liga. O FC Porto admite uma batalha legal. O FC Porto está preparado para levar …

Supremo recusa levantar arresto de bens a Rui Rangel e Fátima Galante

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou, esta quinta-feira, recursos dos ex-juízes, arguidos no processo "Operação Lex", que contestavam o arresto dos seus bens. No acórdão proferido, a que a agência Lusa teve acesso, o Supremo …

Portugueses a partir dos 60 anos vão ter segunda dose AstraZeneca

Após os casos de coágulos, a DGS só vai mudar o esquema vacinal aos mais jovens, sendo que a população com mais de 60 anos que tomou a vacina da Astrazeneca irá receber a segunda …

Messi já tem uma decisão tomada em relação ao seu futuro

Andoni Zubizarreta, dirigente do Barcelona, garante que Lionel Messi já tomou uma decisão em relação ao seu futuro no clube, embora não saiba qual é. Depois da novela que foi a situação de Lionel Messi no …